Animais Que Mais Botam Ovos no Planeta

Não existe nenhum estudo conclusivo sobre qual espécie é a campeã de botar ovos, justamente porque não existe informações sobre a quantidade colocada por cada espécie e uma comparação válida sobre o assunto.

No entanto, é possível saber quais são as espécies que em média mais colocam ovos, e uma das maneiras mais eficientes de saber se a espécie coloca muitos ovos é verificar como os “pais” cuidam da cria: se eles são extremamente cuidadosos provavelmente colocam poucos ovos, mas se eles não ficam muito preocupados provavelmente colocam vários ovos por vez e por isso não precisam ficar atentos pois a taxa de sobrevivência dos filhotes será razoável.

Por isso para estabelecer qual é o animal que mais coloca ovos é necessário comparar por grupo, entre as aves, repteis e mamíferos, por exemplo.

Peixe-Lua

O grande campeão na arte de botar ovos é o peixe-lua, que consegue colocar milhares de ovos em uma única desova que ocorre apenas uma vez ao ano.
Uma fêmea desta espécie é capaz de carregar muitos ovos, e biólogos já encontraram cerca de 300 milhões de ovos no ovário de uma fêmea de 1,4 metros.

Campeão

Os pesquisadores acreditam que mais ovos poderiam ser encontrados em fêmeas maiores.
O peixe-lua é o peixe mais pesado do planeta, e pode chegar a ter uma tonelada quando chega à idade adulta!

Sapo-Cururu

O sapo-cururu é o campeão entre os animais que possuem quatro membros. A espécie é nativa do continente americano, mas foi levada para outros lugares do mundo para auxiliar no controle de pragas.
Embora desove duas vezes ao ano, consegue colocar cerca de 35 mil ovos a cada desova, atingindo uma média de 120 ovos por dia.

Tartaruga-Verde

A simpática tartaruga-verde desova até 11 vezes ao ano, e em cada uma das vezes uma média de 100 até 200 ovos. Em geral as tartarugas são a espécie que mais colocam ovos entre os repteis.

Desova

A cada vez que vão desovar as tartarugas viajam quilômetros até chegar à praia em que costumam colocar os seus ovos. A tartaruga-verde pode ser encontrada em todos os oceanos.

Galinha Australorp

As galinhas em geral colocam muitos ovos, mas a galinha australorp é a campeã da média diária. Anualmente essa espécie consegue desovar cerca de 250 vezes ao ano, e a cada desova coloca um ovo.
Esse tipo de galinha é bastante comum na Austrália, país que lhe deu o nome.

Ornitorrinco

O ornitorrinco é um dos únicos mamíferos a botar ovos (a equidna também bota ovos). A cada desova anual, o ornitorrinco bota de um a três ovos.

Pouco

As fêmeas desenvolvem os ovos durante quase um mês no útero, e quando os filhotes nascem elas os amamentam.
Neto


Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eu não sei quais são mas vou descobri

    amanda jhully 25 de setembro de 2012 9:07
  • sou a mais itelingemte bonita e dicolada nuca deixei de estudar

    amanda jhully 25 de setembro de 2012 9:10
  • sou a mais itelingemte bonita e discolada nuca deixei de estudar

    amanda jhully 25 de setembro de 2012 9:11
  • descupe no erro

    amanda jhully 25 de setembro de 2012 9:11
  • Gostei do site.É legal.

    Carol 8 de maio de 2013 20:56
  • eu sei

    samuel lucas oliveiras freittas 27 de novembro de 2013 18:58
  • eu adoro estudar

    mayra jardim rodrigues 28 de abril de 2014 20:03
  • legal eu adoro estudar

    eduarda 10 de setembro de 2014 16:24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *