Bico-doce

 

 

Quem ouve falar pela primeira vez de um animal cujo nome popular é Bico-Doce tende a pensar numa bela ave, não é mesmo? Porém, nesse caso a referência é ao lagarto da espécie Ameiva ameiva que também pode ser conhecido como calango-verde e jacarepinima. A nomenclatura de Bico-Doce se deve ao fato desse lagarto comer de tudo, sem exagero, é de tudo mesmo. Que tal conhecer mais sobre essa espécie?

 
Bico Doce

Bico Doce

 

Conhecendo o Bico-Doce

Confira abaixo um pouco mais de detalhes sobre o lagarto Bico-Doce, Ameiva ameiva.

Características Físicas do Bico-Doce

Trata-se de um lagarto de porte médio que pode chegar a medir até 55 centímetros de comprimento. O animal tem o hábito de se esconder em meio a vegetação, ele consegue se camuflar bem ao ambiente porque seu corpo apresenta uma combinação especial de cores como verde, marrom, azul e creme. O formato do seu corpo é cilíndrico e a sua cauda circular, possui sessão transversal sendo que suas patas traseiras são alongadas e bastante fortes.

 

Onde o Bico-Doce Pode Ser Encontrado

 

Um exemplo de Bico Doce com idade avançada

Um exemplo de Bico Doce com idade avançada

A expectativa de vida do Bico-Doce é de 5 a 10 anos e pode ser encontrado em toda a América do Sul e na América Central, no entanto, é no Panamá que está a maior concentração. Tem preferência pelas áreas tropicais e subtropicais das Américas podendo ser encontrado também a leste dos Andes.

É um lagarto que se adapta bem a diferentes tipos de ambiente desde aqueles de clareira até os que possuem vegetação abundante. Pode ser visto até mesmo em cidades e áreas que passaram por desmatamento.

Bico-Doce; Lagarto de Hábitos Diurnos

 

Bico Doce caçando durando o dia

Bico Doce caçando durando o dia

A espécie possui hábitos diurnos, permanece um bom tempo em exposição ao sol para aquecer o seu corpo. Quando o tempo está nublado esse lagarto dificilmente é avistado. Durante o dia esse lagarto aproveita também para procurar por alimento que vai desde vegetais até insetos e ovos, motivo pelo qual ficou conhecido como Bico-Doce. Para essa espécie a higiene também tem vez, ao terminar a sua refeição ele raspa o focinho contra uma superfície rígida com força. Não tem características territorialistas.

Bico Doce permanece na sua toca quando não esta caçando, acasalando ou defendendo seu território.

Bico Doce permanece na sua toca quando não esta caçando, acasalando ou defendendo seu território.

Acasalamento do Bico-Doce

 

Acasalamento do Bico-Doce

Acasalamento do Bico-Doce

A reprodução desse lagarto guarda algumas peculiaridades, quando o período certo chega os machos correm atrás das fêmeas e quando as alcançam posicionam-se sobre elas dando-lhes uma mordida na nuca. Depois desse período de acasalamento as fêmeas depositam entre 2 e 6 ovos. O local escolhido para o depósito dos ovos é em meio a folhagens. A incubação dos ovos leva em torce de dois a três meses. Os filhotes do Bico-Doce tornam-se adultos quando chegam mais ou menos aos 8 meses de idade.

Predadores

 

Gavião (Parabuteo unicinctus) um dos predadores do Bico Doce

Gavião (Parabuteo unicinctus) um dos predadores do Bico Doce

O Bico-Doce é uma presa para animais como serpentes, gaviões e até mesmo para o lagarto teiú. A habilidade de se camuflar em meio a vegetação vem bem a calhar num encontro com um desses predadores. Não se encontra sob ameaça de extinção e em alguns lugares é até mesmo apreciado como animal de estimação. Lembramos que não é recomendável ter um animal selvagem como animal de estimação.

Gostou de saber mais sobre o lagarto Bico-Doce?

 

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Répteis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • preciso saber como criar melhor um bico-doce , doque se alimenta especificamente

    Adriano Aparecido Vitaliano 2 de abril de 2010 10:41

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *