Heteropoda Maxima é Venenosa?

Características Heteropoda Maxima

Heteropoda maxima, ou mais popularmente conhecida como aranha caçadora gigante é uma espécie de aranha, sendo esta considerada a maior entre os aracnídeos com maior envergadura de patas. Sua primeira descrição foi realizada por Peter Jaeger no ano de 2001, pesquisador e naturalista que a encontrou nas cavernas de Khammouan em Laos.

Diferem-se de todas outras espécies pertencentes a mesma família, Sparassidae, pelo tamanho de patas e pelas características de suas partes genitais, sendo maiores também. Os machos da espécie são menores que as fêmeas, e o genital masculino é um pedipalpo, ao menos duas vezes maior que o tegulum. Já a fêmea, em seu epígino conta com duas faixas orientadas em direção ao canal interno.

É uma aranha muito difícil de ver, já que sua incidência se dá somente em cavernas em Laos. É considerada a maior aranha do mundo, além de sua perna poder chegar a atingir 30 centímetros, seu corpo chega a medir 46 milímetros de comprimento. A coloração da aranha é semelhante para os dois gêneros da espécie, seguem um padrão de cores em tons amarelados e castanhos, e suas pernas possuem faixas escuras. Possuem poucos pelos nas pernas, e estes auxiliam na fixação das paredes nas cavernas.

Os olhos da espécie não são menores, mesmo vivendo em cavernas. Isto provavelmente se deve já que estas aranhas foram encontradas nas entradas das cavernas, não havendo ali um processo evolutivo de redução da visão e melhoramento de algum outro mecanismo sensorial.

Heteropoda Maxima é Venenosa?

Como todas as aranhas do mundo, elas possuem veneno, mas este não traz perigo ao organismo humano, para causar morte e sintomas que colocam a vida em risco. Mas a sua picada pode causar vermelhidão, irritação e inchaço na região da epiderme, além disso pode causar febre, vômito dor de cabeça, náuseas. Diferentemente de outras espécies de aranhas, esta espécie não utiliza teias para caçar seus alimentos, e como o seu nome sugere, elas saem a caça de suas presas, sendo estas bastante velozes.

Hábitos Heteropoda Máxima

Como é uma espécie recentemente descoberta, não se sabe muito sobre seus hábitos e costumes, e quanto a sua base alimentar, já foi avistada se alimentando de insetos, pequenos camundongos e acredita que pode vir a alimentar-se também de pequenos morcegos, já que esta espécie reside em cavernas. A expectativa de vida, acredita-se que gira em torno de dois anos, sendo provável que estas possam atingir maiores anos de vida.

A Maior Aranha do Mundo, O Time das Maiores

Unindo ao time das maiores do mundo, está a Tarântula Golias, Theraphosa Blondi, é a maior aranha do mundo, como a Heteropoda maxima pode chegar a atingir em pata até 30 centímetros, mas em corpo e peso ganha. A espécie pode chegar a pesar cerca de 170 gramas, o macho medindo 20 centímetros e a fêmea 30 centímetros de comprimento. Elas possuem órgão estridulador, ao qual permitem emitir sons quando se sente ameaçada. Quanto ao seu veneno, este não é letal para o homem e a dor de sua picada se compara a picada de uma vespa, ou a dor de um prego perfurando a pele.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos e Aranhas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *