Guisado de Urubu

Comida é algo que costuma unir as pessoas! Tanto no momento de preparo como no momento de ingerir alimentos sempre é mais gostoso se isso for feito em conjunto! Alguns grupos se reúnem para o preparo e apreciação de alimentos diferentes e que são próprios de outros locais, ou se reúnem para desfrutar de um prato típico de sua cultura. É interessante verificar os diversos pratos existentes e cada um sendo próprio e mais comum em localidades diferentes, alguns pratos chegam até a espantar  algumas culturas devido a sua originalidade. Um dos pratos que pode assustar uma mesa de cultura brasileira é o guisado de urubu.

Isso mesmo! Guisado de urubu existe e dizem que é comum o seu consumo em algumas regiões da Indonésia. É muito diferentes e estranho ouvir que alguma população consome a carne de urubu, pois esse é um animal que é o inverso de higiene e bons hábitos. O urubu alimenta de carniça, ou seja, carne em decomposição e também de frutas que estão se decompondo, além de outras matérias em decomposição que podem ser encontradas em grandes depósitos de lixo, sendo comum encontrar esse animal nesses locais ou em matas onde haja um animal morto sofrendo processo de decomposição.

Acredita-se que durante expedição no Brasil algumas pessoas teriam comido a carne de urubu, pois na falta de alimentação alguns eram obrigados a se alimentar do que encontravam para comer, mas esse fato não é noticiado por ser apenas hipóteses levantadas por algumas pessoas que discutem a história. Até mesmo na Indonésia, onde acreditam que algumas pessoas consumam essa carne, alguns acreditam que isso seria apenas boato e não uma realidade vivenciada no país.

Na procura por pratos que vai como carne principal o urubu encontramos o guisado e a feijoada de urubu. Nesses dois pratos o preparo exige a retirada das penas e colocar o animal em água quente. A retirada das penas ocorre como a retirada de penas de uma galinha ou qualquer outra ave, onde é preparado uma panela com água e ferve esta água. O animal morto é mergulhado e retirado da água fervente e logo em seguida se puxa as penas do pescoço, corpo, coxas e pé do urubu. Após a retirada das penas passa a pele do corpo do animal em cima da chama do fogão para depois limpar e cortar o urubu por partes.

É feito um corte no urubu para retirar o intestino, estômago e esôfago. Após essa retirada que se corta o pescoço, coxa, sobrecoxa e pé do animal para poder realizar seu preparo. É colocado em outra panela óleo, alho, cebola e outros temperos de sua preferência, depois joga a carne de urubu para poder fritá-la. Após um tempo adiciona um pouco de água e acrescenta tomate, cenoura, batata, podendo colocar outros legumes que sejam de seu gosto. Espera secar toda a água que acrescentou anteriormente e retira do forno. Coloca o preparado em outra travessa e joga salsinha ou cebolinha. O guisado não é complicado de ser feito, mas o difícil desse prato será criar coragem para poder degusta-lo, já que esse é um animal tão mal visto em todo o mundo.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *