Fotos de Barbeiro

Os barbeiros são conhecidos insetos, especialmente nas áreas rurais de regiões variadas de nosso país. Há aproximadamente cem espécies desses insetos. Muitos deles vivem apenas na mata, enquanto outros se adaptaram completamente às casas. Geralmente apresentam aparência acinzentada e preta, contando com manchas avermelhadas, alaranjadas ou amarelas  em volta do abdômen.

Fotos de Barbeiro

Fotos de Barbeiro

Os barbeiros apresentam comportamento hematófago, isto é, sua alimentação é baseada em sangue. Para poderem se alimentar, os barbeiros usam uma tromba (que atua da mesma forma que uma agulha). Ela é colocada na pele do animal do qual ele vai se alimentar, e através dela promove a sucção sanguínea.

Para conseguir uma sucção mais tranquila, ele prefere atacar suas vítimas quando ainda estão dormindo. Para não acordá-las, sua picada não oferece dor, porém vem acompanhada de uma leve coceira. Esse inseto tem em sua saliva um conteúdo que promove a anestesia do lugar ele introduziu sua tromba.

O Barbeiro e a Chagas

Eles são capazes de transmitir a Doença de Chagas, mas o micróbio da doença não afeta os insetos contaminados.

Curiosidades Sobre o Barbeiro

Um barbeiro pode viver até 02 anos. Uma fêmea do inseto põe de uma a duas centenas de ovos, e os mesmos demoram até quatro semanas para eclodirem e dele surgirem as larvas (poucos dias após isso, ela já saem em busca de sangue). Depois de sua 1ª refeição surgirão alterações no organismo do inseto, haverá perda de pele ainda uma casca. Esta modificação é denominada muda, sendo importante para que o barbeiro passe por transformações e cresça no tamanho, enquanto a casca está flexível e mole.

Ao todo, o inseto passa por 05 mudas, até chegar à fase adulta, se diferenciando dos demais pelo tamanho, e também pela presença de completas asas e aparelho sexual completo, estando pronto para procriar. A diferença da fêmea adulta para o macho está na saliência em sua traseira, chamada de ovopositor.

Os possíveis predadores dessa espécie são algumas abelhas e formigas, além de galinhas e outros tipos de aves e até o próprio homem. Por se tratar de um inseto capaz de transmitir graves doenças, é importante obter as informações corretas sobre o mesmo.

Maiores Informações

O nome científico do Barbeiro é Triatoma Infestans, sendo uma espécie que pertence à família Reduviidae. Pode ser encontrado em diversos países, como Bolívia, Brasil,  Peru,  Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. E quando se conhece esse inseto, dificilmente  é confundido com outra espécie.

Os barbeiros têm hábitos noturnos e são hematófagos. Apresentam o corpo preto, achatado e redondo, entretanto, o mesmo fica inchado depois de se alimentar do sangue de seres homeotermos, como, por exemplo, o homem. Tendem a viver em locais usados pelo homem, especialmente nas casas construídas com pau a pique (feitas de madeira e barro) em razão dessas residências apresentarem sempre frestas em suas paredes, o barbeiro vê nesses lugares um excelente esconderijo. É ele que transmite a doença de Chagas.

Informações Gerais

Esses insetos são conhecidos popularmente como chupança, bicudo, e furão, e costumam medir até três centímetros de tamanho e são reconhecidos facilmente pela forma de sua cabeça; quase sempre têm coloração preta ou marrom.

O que Esses Insetos Querem de Você

A alimentação do barbeiro é baseada em sangue para que se completo seu pleno desenvolvimento e, em consequência disso, buscam se alimentar de sangue de diversos animais e também do sangue de seres humanos.

Por que Esses Insetos são um Problema

Geralmente acontecem à noite as picadas, já que esses insetos apresentam comportamento noturno. As picadas não são doloridas e, por isso, não acordam as vítimas do inseto.

Geralmente, os barbeiros entram nas casas em busca de sangue para se alimentarem. Vivem em frestas, rachaduras, embaixo de móveis, casas que tenham telhado de palha e em locais mais escuros, de maneira a sentirem-se protegidos;

São bastante atraídos pela luminosidade, odores humanos e dióxido de carbono;

Eles podem ser portadores e transmissores de doenças infecciosas, principalmente, como já mencionamos anteriormente, da Doença de Chagas. Eles são capazes de transmitir essa doença para animais e pessoas sempre que suas fezes entram em contato com as feridas deixadas por suas picadas em suas presas;

As picadas desses insetos costumam ser bastante desagradáveis e quase sempre acabam resultando em manchas vermelhas que coçam bastante e, inclusive, podem vir a provocar uma forma de reação alérgica, como coceira insistente, inchaço, vermelhidão, dentre outros.

Truques e Dicas

É importante que não haja espaços para que o barbeiro se instale, por isso, feche locais por onde esse inseto possa entrar em sua casa e retire esconderijos possíveis dele, como pedaços de madeira, pedras, ou ainda alguma outra forma de entulho próxima à fundação da residência;

Além de se alimentarem de sangue humano, esses insetos também costumam se alimentar do sangue dos animais de estimação, por isso, é fundamental que se mantenha o lugar de descanso deles e a casa sempre bem limpa e organizada, livres de sujeira e de entulhos.

Assim como em outras situações, a limpeza se torna fundamental, e afugenta esses temidos insetos. Mas é ainda importante que ao menor contato com o barbeiro, logo se vá até um posto de saúde e faça o exame de sangue para saber com certeza se foi ou não picado pelo inseto, ou ainda se o mesmo era transmissor do mal de chagas.

Todo o cuidado é pouco nessa situação, visto que a Doença de Chagas é capaz de levar as pessoas à morte.

O vídeo a seguir é uma reportagem da TV Aparecida onde você encontra tudo sobre o inseto barbeiro e a doença de chagas.

A Doença de Chagas

Recentemente foi divulgado uma noticia que preocupou as autoridades e gestores de saúde, pois foi notificado a contaminação da doença de Chagas em pacientes no litoral de Santa Catarina não pelo barbeiro, mas sim pelo consumo de caldo de cana que estaria contaminado com as fezes do transmissor. O fato está sendo investigado com muito cuidado e critério por cientistas e pesquisadores, pois está forma de contágio pode favorecer o alastramento da doença.

Definição e Nomenclatura

A doença de Chagas também é conhecida, como Chaguismo ou Mal de Chagas, em homenagem ao médico Carlos Chagas, que foi quem identificou a enfermidade, é uma infecção causada pelo protozoário Trypanosoma Cruzi, e sua transmissão se dá através de insetos do gênero Triatoma, conhecidos no nosso país como barbeiros. Os sintomas são variados, e caracterizados por inchaços,na fase aguda. Porém quando ela se torna crônica, com o passar dos anos, apresenta sintoma graves como complicações cardíacas e intestinais, que se não forem tratados pode levar o indivíduo a óbito.

Ciclo de vida da Doença de Chagas

Ciclo de vida da Doença de Chagas

A doença de Chagas foi descoberta no ano de 1909 e é causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, popularmente conhecido como barbeiro. Até a década de 60 a doença não foi objeto de preocupação entre a comunidade cientifica e entre a população, após alguns estudos realizados pelo Instituto Oswaldo Cruz em Minas Gerais a doença passou a ser considerada como uma situação de risco a saúde pública, que hoje é objeto de diversas pesquisas na faculdade de medicina da USP, na cidade de Ribeirão Preto em São Paulo. Os estudos e pesquisas tem o objetivo de desenvolver uma vacina para a doença, evitando que se de o contágio, uma vez que há uma estimativa de que possam existir cerca de 18 milhões de pessoas em todo o mundo contaminadas com esta doença, que comprometem a saúde crianças e ocasionam a morte de cerca de 20 mil pessoas por ano. São números alarmantes que fazem com que os estudos e pesquisas sejam exaustivamente desenvolvidos.

Como é a Contaminação

A preocupação com a doença de Chagas tem aumentado em função de diversas situações, assim como a noticia do provável contagio pela ingestão de cana de açúcar, e outros relatos encontrados em sites de saúde na internet de pacientes que podem ter contraído a doença pela via oral, uma vez que até então seu contagio era pelo sangue, através de transfusões e picada do mosquito, assim como a febre amarela. Também há registro de animais silvestres em que foram confirmada a presença da patologia. Além disso a doença afeta animais domésticos como os roedores, gambá, gatos e cachorros, que podem ser infectados e funcionar como um reservatório para o parasita.

Apos a contaminação o homem geralmente não apresenta sintomas até um mês após a picada, e as vezes os sintomas confundem-se com de outras doenças. Em 80 % dos casos a doença pode ser curada ou eliminada a probabilidade de se tornar cronica, quando tratada na fase inicial. Na fase cronica a doença é incurável e há o comprometimento do sistema circulatório, coração, fígado e de outros órgãos vitais. O paciente pode viver muito tempo com a doença, mas a doença segue se alastrando e gradualmente em uma ou duas décadas podem aparecer problemas como demencia, cardiomiopatia, granulomas e outros problemas sérios que no mais das vezes levam o paciente ao obito. O paciente neste estágio deve utilizar medicamentos, tratamentos paliativos,e recursos tecnológicos possiveis, visando uma melhor qualidade de vida.

Ciclo de contaminação pela doença de Chagas

Ciclo de contaminação pela doença de Chagas

A Doença de Chagas é um tipo de infecção transmitida por um parasita que pode ser encontrado nas fezes de insetos, especialmente do Barbeiro. É muito comum na América Central, América do Sul e ainda no México. Casos raros da doença foram observados também nos Estados Unidos.

Ela ainda é chamada como chaguismo e tripanossomíase americana. Obteve esse nome em razão de seu descobridor, o médico Carlos Chagas, que foi, por 04 vezes, indicado ao Prêmio Nobel de Medicina.

Em nosso país, estão infectadas cerca de 03 milhões de pessoas com a Doença de Chagas. A parte boa disso é que tal número está ligado apenas a pessoas que estiveram infectadas num tempo passado e que ainda têm a doença e que estão em tratamento.

Tratamento da Doença

Na fase aguda da doença, a utilização de alguns medicamentos, podem curar a pessoa ou reduzem a possibilidade da evolução da patologia em cerca de oitenta por cento dos casos. Infelizmente a fase crônica não tem cura, e os danos ao coração e ao sistema nervoso do doente são irreversíveis, no entanto um tratamento paliativo pode ser usado, para aliviar o sofrimento da pessoa. Segundo dados estatísticos o Mal de Chagas, está entre as doenças que mais acometem a população pobre, sem acesso aos fármacos usados no combate a doença.

O barbeiro e a Doença de Chagas

Os Barbeiros são insetos mais conhecidos por transmitirem a famosa Doença de Chagas. Vivem geralmente em ambientes escuros, úmidos e quentes e tem o hábito noturno. Possuem tamanho médio de dois centímetros e pesam cerca de 100 miligramas. Vivem geralmente em casas de pau-a-pique, na amazônia, onde são mais comumente vistos devido aos fatores citados que proporcionam facilidade de sua reprodução.

É um inseto que tem uma picada bastante dolorosa, e que se ocorrer, deve-se procurar médico imediatamente para confirmar se houve contaminação ou não. Alimenta-se, na maioria dos casos, de sangue de boi, vaca, cavalo e outros mamíferos grandes, mas também podem, em casos raros, buscarem outros insetos de menor porte como fonte de alimento e nutrientes.

Como se contrai a doença de Chagas?

  • As pessoas podem ser infectadas de várias maneiras. Em áreas endêmicas de Chagas, a principal forma de transmissão é através de vetores. Os insetos vetores são chamados de triatomíneos (barbeiro).
  • Os grandes problemas são encontrados em casas feitas de materiais como barro, palha e sapé. Durante o dia, os bichos se escondem em fendas nas paredes e telhados. Durante a noite, quando os moradores estão dormindo, eles agem.
  • Eles costumam picar o rosto das pessoas e ingerir sangue, além disso, eles defecam sobre a pessoa.
  • As pessoas também podem se infectar através de:
  1. Consumo de alimentos crus contaminados com fezes de mosquitos infectados;
  2. Transmissão congênita (de uma mulher grávida para o bebê);
  3. Transfusão de sangue;
  4. Transplante de órgãos;
  5. Exposição laboratorial acidental.
  • É geralmente considerado seguro amamentar, mesmo se a mãe tem a doença de Chagas. No entanto, se a mãe tem rachaduras nos mamilos ou sangue no leite materno, ela deve bombear e descartar o leite até que os problemas sejam resolvidos.
  • A Doença de Chagas não é transmitida de pessoa para pessoa, como um resfriado, uma gripe ou através de contato casual.
Ciclo de Vida do Agente Causador da Doença de Chagas

Ciclo de Vida do Agente Causador da Doença de Chagas

Sintomas:

Fase aguda:

  • Aumento do fígado e do baço
  • Febre
  • Inflamação e dor nos gânglios linfáticos
  • Mal estar
  • Olhos inchados
  • Problemas cardíacos
  • Vermelhidão

Fase Crônica:

  • Prisão de ventre
  • Problemas digestivos
  • Dores no abdômen
  • Dificuldades de deglutição

Tratamento:

  • A doença de Chagas deve ser tratada na fase aguda. Crianças nascidas com a infecção também devem ser tratadas.
  • Tratar na fase crônica é recomendado para crianças e adultos. Mas tudo deve ser conversado com o médico responsável para que ele indique a melhor opção.
  • Duas drogas são usadas para tratar esta infecção: benzonidazol e nifurtimox.
  • Ambas as drogas têm frequentemente efeitos secundários. Os efeitos colaterais podem ser piores em pessoas idosas.
  • Os efeitos colaterais podem incluir:
  1. Dores de cabeça e tonturas
  2. Perda de apetite e perda de peso
  3. Neuropatia
  4. Problemas de sono
  5. Erupções cutâneas

Prognóstico da doença de Chagas

Cerca de 30% das pessoas infectadas que não são tratadas desenvolvem a doença crônica. Pode demorar mais de 20 anos a partir do momento da infecção original para se desenvolver problemas cardíacos ou digestivos.

Ritmos cardíacos anormais (arritmias, taquicardia ventricular) podem causar morte súbita. Uma vez que desenvolve insuficiência cardíaca, pode causar a morte dentro de alguns anos.

Prevenção:

Como não há vacina para a prevenção da doença, é necessário combater o vetor, o barbeiro.

Para combater o barbeiro é necessário:

  • Melhoria das moradias rurais a fim de impedir que o mosquito encontre abrigo.
  • Melhoria das condições de higiene e a limpeza das palhas e roupas são eficazes.
  • Ser um doador de sangue regular, pois nas áreas endêmicas fazem gratuitamente o exame para identificar Chagas em todas amostras coletadas e enviam uma carta nominal com os resultados.

Fotos do Barbeiro:

Observe agora imagens do vetor da Doença de Chagas, o Barbeiro:

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos e Aranhas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • meu nome é ivan zezito e gostaria de saber qual os males causados por um barbeiro….

    ivan zezito 6 de maio de 2011 16:50
  • nossaaa , marcos vinicius !! crdooo!! 🙁 que nojoooo !! acxho que pode ser msmoo !! rsrs 🙁 crdooooo!!! essa doença é mtooo perigosaaa !!! :\

    gabriellla 9 de maio de 2011 20:47
  • genteee !! eu já estudeisobre isso !! é mtooo ruim e perigosaaa !! 🙁 cuidadooo genteee !!!:(

    gabriellla 9 de maio de 2011 20:48
  • moro no parana dizem que aqui nao tem barbeiro mas matei um na cozinha da minha casa identico a esse..

    carla 14 de maio de 2011 19:58
  • a hellen natacha pegou uma suspeita de dengue so por que que ela não fico com dor atras dos olhos
    mais ela semtio os outros sintomas

    obrigado;

    hellen natacha 28 de maio de 2011 8:45
  • eu ac

    gostosa 6 de junho de 2011 17:39
  • estou estudando isso é muito perigoso esse tau de barbeiro elli cossa muito nunca fui picado e nen quero ser deu min livre

    dhennyck 21 de junho de 2011 13:25
  • To cagano de medo !!!! esse nunca vai fase minha barba

    wacarrara 29 de julho de 2011 23:01
  • olha gente nao tudo isso nao…nem todos os barbeiro sao contaminados com a parasita tranmisora do chagas c alguen for picado por algum procure um medico ou posto de saude mais procimo o chagas e transmitido pelas vezes do barbeiro…caso se o lacal ficar vermelho ou roxo ai sim deve ser feito o exame c a doença for diaguinosticada cedo existe tratamento ate cura c descobrir tarde procuro um cardiologista pois o chagas destroe as valvulas do coraçao …espero ter ajudado nao c deve brincar com coisas serias isso vale pra alguns engraçadinhos ai en cima …………..procura estudar de verdade

    bruno 3 de outubro de 2011 16:45
  • eu junto com minha amiga mariana estamos muito enterassadas neste trabalho de chagas

    natyelle 5 de outubro de 2011 13:47
  • pessoal esse bicho é muito perigoso meu irmao tem 3 anos vai fazer 4 em novembro ele pegou um bicho eu ache que era um barbeiro porque tinha um bigode cheio de pelo eu falei para a minha mae ai e um barbeiro Felipe sai dai nossa eu fiquei com medo eu liguei o not buk dela e pesquisei e não era mas doi a picada dele minha mae falou eu não sei que bicho era tomem cuidado.

    o nome da minha mae é:EDNA – PAI:ADEMIR – MEU IRMAO:FELIPE – MEU:LETICIA

    Leticia 10 anos 10 de outubro de 2011 17:02
  • EU SEI QUE ESSE BICHO NAO E BOM MAS É SER VIVO NAO MATE PEGUE COM ALGUMA COISA E O SOLTE

    ME ENVIE EMAIL É LELECONZATTI@HOTMAIL.COM

    Leticia 10 anos 10 de outubro de 2011 17:08
  • bm muito bom.

    marilene 15 de outubro de 2011 15:11
  • Minha mãe tem essa doença onde afetou o intestino, hoje devido a essa doença ela usa uma bolsa de colostomia, para quem não sabe é uma coisa muito séria, vai acabando com a pessoa aos poucos por isso tenho medo de qualquer inseto que seja parecido, e se eu achar um a minha primeira reaçao vai ser matar sim, poisé isso que ele esta fazendo com minha mãe.

    michelle 25 de outubro de 2011 21:17
  • Gente Não sei Oque Dizer sobre esse bicho mais eu sei o sofrimento dessa pessoa que foi picada
    meu biza-avô foi morto por causa desse bicho inugtiu. mas fiquem longee disso

    Emanuelly Cristina Vieira 5 de novembro de 2011 17:38
  • meu filho joao pedro achou um bicho parecido com um barbeiro na cozinha de casa mas nao entendi pois moro em apartamento ,mas perto de casa tem lotes vagos e nem tinha tomado nenhuma providencia ate o momento.tenho muito medo pela minha familia.

    meire 14 de novembro de 2011 9:26
  • estou muito preocupada logo que acordei fui al banheiro e achei um bicho mt parecido com esse fiquei mt preocupada e nao sei o que fazer moro sozinha com meus dois filhos uma tem nove anos e o outro tem um aninho alguem pode me dizer oque fazer aguardo um contato des de ja agradesso mt obrigado

    viviane 20 de novembro de 2011 19:24
  • Eu acho que já vi um barbeiro mais nao tenho sertesa se é um de verdade .

    Talita de souza 12 de dezembro de 2011 22:47
  • por
    um acaso um inseto parecido com o barbeiro me deu uma picada, só que logo que eu senti a ferruada forte, joguei-o fora, mas nao ficou vermelho e nem ficou doendo nem a marca, nao vi e estou indo no posto
    saude justo com o dito cujo mostrar para eles poderem averiguar. É isso mesmo tem que ter muito cuidados.
    eu sou a guiomar daqui de Teresópolis-rj

    guiomar aragao 15 de dezembro de 2011 12:05
  • Onten a noite minha esposa pegou nosso filho de 1 ano e dez meses e saiu correndo da sala para o quarto dizendo que o inseto que estava na parede era um barbeiro. Eu confesso que nunca tinha visto um desses insetos, mas conheço a sua fama. Não pensei duas vezes e matei-o.
    O inseto e identico a foto do barbeiro 13.

    Gonçalo J Silva 19 de dezembro de 2011 15:49
  • Ontem minha esposa pegou o nosso filho de 1 ano e dez meses saiu correndo da sala para o quarto dizendo que o inseto que estava na parede era um barbeiro. Nunca tinha visto um insetos desses, mas conheço sua fama. Não pensei duas e matei-o.
    O inseto é identico a foto do barbeiro 13

    Gonçalo 19 de dezembro de 2011 16:04
  • ai galera cuidado na minha casa ten 1 na cozinha voyu matar eu axo

    kaique 24 de dezembro de 2011 21:25
  • a pessoa q eh picada o coraçao cresce e cresce.. naum para de crescer, assim apertando os pulmões.. at a pessoa morrer.. minha tia morreu disso, decadas e decadas com o coraçao crescendo..

    Diana 29 de dezembro de 2011 13:45
  • Boa tarde,
    sua foto de barbeiro numero 15, nao eh um barbeiro.
    Gostei das suas fotos, são suas mesmo ou de outros autores?

    Att

    Carolina Dale 3 de janeiro de 2012 14:24
  • Ontem eu vi um bichinho desse subindo a parede do meu quarto indo pra minha cama ai meu pai viu deu uma chinelada nele e disse que era uma barbeiro meu pai pensou que tinha matado mais essa noite quando fu i dormir senti uma picada muito forte e dolorosa quando acendi a luz vi aquele bicho de novo não sei se é um barbeiro mais parece muitoo.

    Camila 19 de janeiro de 2012 11:46
  • a dois dias atras achei um inseto que ate entao achava que era o barbeiro mais pesquisando na net constatei que nao era o mesmo , pois nao sei que inseto era aquele sei que o mesmo e de cor preta abobora com uma faixa branca no que podemos chamar de costas ele e muito estranho pois quando o matei vi que o antena ou sei la como e chamado aquilo era muito grande maior ate do que a da barata pois rajado na cor preta e abobora mantenho o mesmo em um recipiente com formol gostaria de obter uma resposta agradeço desde ja muito obrigado

    demetrios f. da silva 16 de fevereiro de 2012 21:21
  • eu gostaria de saber se o barbeiro ,quando esmagado ou quando nos aproximamos , ele souta um forte cheiro?

    eder castro 19 de fevereiro de 2012 9:28
  • Na minha jornada de trabalho que é a noite,após a janta fui dormir um poco, lá é um lugar que tém muntos pallet de caixa de papelão,abri uma caixa e forrei no chão é deitei, lá pelas 05;00hs da madrugada acordei com uma picada munto dolorida bati a mão encima é vi um bicho parecendo o barbeiro,fiquei uns 3 dias com a região dolorida, no 3º dia fui ao médico mostrei a foto pra ele,ele disse que não era o bicho barbeiro,mesmo assim ele desse para mim procurar um cardiologista após 45 dias,hoje já faz 18 dias

    nelson 28 de fevereiro de 2012 20:48
  • gente to muito preucupada fui picada agora a pouco por um bicho fui imediatamente procurar na net que bicho era e descubri nesse site agora mesmo que e um barbeiro de listras brancas com esse da fo to nomeada : “Barbeiro 11 ” me ajudem o que devo fazer to muito assustada e apavorada esse barbeiro e muito perigoso? me ajudem o mais rapidoque puderem pf ……

    Nathalia 3 de março de 2012 18:18
  • Pf me respondam logo to preucupadissima …… :s

    Nathalia 3 de março de 2012 18:22
  • todos os barbeiros são transmissor da doença

    charles 28 de março de 2012 15:42
  • tem algum produto para combater o barbeiro

    charles 28 de março de 2012 15:43
  • gente acabei de matar esse bicho feio o nome dele devia se chamar é praga ruim…. beijos galera

    ananda 1 de abril de 2012 21:35
  • um bicho parecido com o barbeiro´por ter uma pequena pinta sobre o corpo me picou…vi na net que nao era o barbeiro mas o que devo fazer?ir ao médico levando o bichinho?fico com medo de ser inseto mal…
    abrço

    sonia rodrigues da cruz 9 de abril de 2012 18:05
  • na minha casa apareceu varios barbeiros o que pode estar causando isto?

    joais carvalho da silva 5 de maio de 2012 21:28
  • Todo cuidado é pouco. Minha mãe morreu ontem, devido a essa doença. Lutou 30 anos contra ela, mas uma hora a doença vence.

    William 14 de maio de 2012 0:06
  • Meu deus hj dia 20/05/2012 meu irmão foi picado ta com a perna roxa coitado dele esse bicho muito perigoso ATENÇÃO: GENTE TOME MUITO CUIDADO COM ESSE BICHO MT PERIGOSO !!!

    Maria 20 de maio de 2012 23:31
  • olha eu conheço pessoas com a doença causada pelo barbeiro
    meu ex marido a irmã dele tem pois moravam em casas por nome
    de casa de enchimento casas feitas com varas finas amaradas
    com cipó e rebocam com o barro quando se descobrem esta doença
    as vezes as firmas que fazem exames de sangue nao empregam estas
    pessoas é lamentavel apesar que tenho vizinhos(as)com esta doença

    cleidinéia 21 de junho de 2012 22:42
  • OI GENTE EU FUI PICADA PELO UM BICHO EU PENSEI QUE FOSE UM BARBEIRO MAS NÃO FOI ELE MI PICOU DE LADO DA MINHA SIROGIA E TUDU DORMENTE PORISO QUE EU NÃO SITEI ELE MI PICADO ELE ESTAVA NA MINHA ROUPA EU VISTI A ROUPA DE TARDE E TIREI DE NOITE FOU NA HORA QUE EU VI ELE TEM UM BICO E É DURU DE MATA ELE PARECE COM UM BARBERO ONDE ELE PICOU FICOU ENXADO MAS DEPOS MUXOU EU FIQUEI MUITO PROCULPADA PESSEI QUE FOSSE ELE

    NomeLILIANE 25 de junho de 2012 21:55
  • gente se cuidem quando forem dormir ele é muito perigoso ta ele pode levar vcs num fundo de uma cama gente se cuide

    maria eduarda joly 28 de junho de 2012 23:02
  • isso e um asunto que deveria ser pesquisado mais afundo,para todos tirar suas duvidas. moru no mato cha vi algum paresido com os da fotografia,oque eu vi era igual so mudava a cor deli eli era sinza . eu comedu omatei.

    bete 27 de agosto de 2012 14:35
  • se vc tem doença de chagas e quer ser curada aceite a Jesus e vá na igreja pentecostal Deus é Amor e receba a horaçao do missionario Davi Miranda
    Jesus usa esse grande profeta para te curar de qualquer doença

    Disse-lhe Jesus: “santifica o meu povo para que eu faça maravilhas entre voz”

    Nomemaelstk 9 de setembro de 2012 21:20
  • Cara! achei horrível esse bicho muito perigoso agra q eu to fazndo um trabalho sobre ele!

    Karen Viana 14 de setembro de 2012 20:03
  • nosa nao sabia que rea matei um na minha casa hoje

    maari matei um dese na minha casa hoje 30 de setembro de 2012 17:39
  • Nomeadeliabis moro em brasilia e sa semana meu irmao decobriu que tem esa doensa minha mae tem estou com medondo pois alguus meses atras um bichinho bem pequeno me mordeu eu setava na cama de manha agora estou comedo que seja um barbero sedo que eu moro na beira do lago oque eu devo faze agora eseero resposta u mai rapdo posivio obrigado

    adeliabispo 6 de outubro de 2012 0:22
  • Oi,no dia 25/10/2012 eu tive uma tarefa de pesquisar sobre o bicho barbeiro ea doenças chagas,e pesquisei e vi muitas fotos e videos,e foi isso e muito mas xau bjs

    Lindines cristina nascimento 25 de outubro de 2012 19:48
  • ♣♥♥♥♥
    oi, eu já ví umonte de bicho barbeiro

    Lindines cristina nascimento 25 de outubro de 2012 20:06
  • No dia 02/11/2012 eu estava em um sitio de um amigo ,quando fui picado por bicho q consegui matar e capturar, no momento algumas pessoas locais falavão q era outras ñ o bicho barbeiro, hoje 05/11 retornei pra São Paulo, estou com um ematoma assustador no local da picada e estou desesperado, por favor quem puder me fale o q eu devo fazer obrigado…

    Antonio Carlos 5 de novembro de 2012 11:34
  • demaissssssssssssssssssss!!!!!!!!!!!!!!!!! , o mundo dos livros é o melhor sou nerde!!!!!!!!!

    kasa de silva santos 6 de novembro de 2012 17:23
  • eu sou demais nerdes olha eu aqui não tiro os olhos dos livros oline!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    kasa de silva santos 6 de novembro de 2012 17:25

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *