Pica-pau

Ave pertencente a uma família que se chama picidae, cuja ordem é piciformes, o Pica-pau é amplamente conhecido pela sua extraordinária capacidade de, com seu poderoso bico, perfurar vários tipos de madeira, daí o seu nome de Pica-pau. Assim como a Arara esta é uma ave bela e imponente, especialmente no caso dos machos que, em sua grande maioria, são dotados de uma espetacular crista vermelha, mas apesar de tamanha beleza estes animais são bastante agressivos, e gostam de viver de forma solitária, tem por habito se recolher ao seu ninho bem cedo e no dia seguinte retomar suas atividades já com a hora avançada.

Pica-pau

Pica-pau

Sua alimentação se baseia principalmente em larvas de insetos como borboletas e libélulas, e o modo como buscam o alimento é bastante curioso, mas eles também são apreciadores de algumas frutas como por exemplo a laranja e o mamão. Para se alimentar das larvas eles usam a força de seu bico para alargar os pequenos orifícios existentes em arvores, dentro dos quais existem as larvas, então eles adentram o orifício com suas línguas longas e bastante pegajosas, dessa forma trazendo para fora a sua refeição. Pequenos insetos como as formigas e os cupins também fazem parte de seu curioso cardápio.

Desenho Pica-pau

Desenho Pica-pau

O pica-pau busca a sua fêmea para o acasalamento e juntos eles constroem a sua morada, buscam por arvores já mortas que de preferencia tenham resistido aos períodos das queimadas, escolhem os galhos que se inclinam em direção ao solo demonstrando seus cuidados com relação ao mau tempo, especialmente aos períodos de chuvas. Outras aves como o Papagaio por exemplo não demonstram preocupação com estes detalhes, mas o pica-pau é bastante cuidadoso, tanto que a entrada de seu ninho é exatamente do tamanho da circunferência de seu corpo, embora isso não evite que outros animais roubem seu ninho em sua ausência, especialmente pelo fato de que muitas aves não tem a competência para fazer as perfurações necessárias a sua instalação em árvores velhas.

Jogos Pica-pau

Jogos Pica-pau

Assim como diversas outras espécies de aves ameaçadas de extinção, o pica-pau sofre muito com a destruição das matas nativas e florestas, com a depredação do meio ambiente, etc. Como estas aves preferem as árvores mortas o reflorestamento não lhe beneficia em nada, o que prova que o equilíbrio da natureza é perfeito e que o homem não tem noção dos malefícios que pode causar com suas diversas formas de interferência neste ciclo perfeito. Os humanos parecem desconhecer ou ignorar a serventia dessas aves, pois eles auxiliam muito no controle de pragas uma vez que se alimentam das larvas de diversos tipos de insetos. Da mesma forma acontece com muitas outras especies de animais que servem perfeitamente ao equilíbrio ecológico, independente de conhecermos ou não a sua real utilidade.


Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Construi minha casa há seis meses e um pica-pau de cabeça vermelha se instalou no primeiro ripão de massaranduba de meu telhado.
    Vive só e, curiosamente, se recolhe diariamente às 17:30 horas, pontualmente.
    Nem se intimida quando estou à vista, na varanda, no momento em que se recolhe.

    roberto 1 de outubro de 2011 19:59
  • nunca vi mais deve ser bem bunito um pica-pau.

    roberto escreveu o primeiro comentario 17:30 horas uke não é 17h e 30 min foi mal!!

    alessandra 18 de abril de 2012 16:45
  • pica pau sua origem

    Raquel 28 de maio de 2012 8:59
  • iso vai dar uma bela pesquisa para a minha professora vou tirar10 nesta pesquisa

    Davi dos santos sousa 28 de maio de 2012 14:51
  • Eu tenho varias fotos de pica pau rem duas especies o amarelo e o de topete vermelho o de topete vermelho e aq dentro da cidade fez ate ninho em uma arvore morta e o amarelo e la em Ipiabas realmente as 17e30 eles se recolhem

    rosane braga 10 de outubro de 2014 13:36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *