Fotos Águia

A águia é o nome mais habitual dado a determinadas aves de rapina que pertencem à família dos Accipitridae, quase sempre de tamanho grande, se alimentam de carne, e possuem uma perfeita acuidade visual. Esse nome está ligado a inúmeros animais que fazem parte de diversos gêneros e não fazem parte de nenhuma seção taxonômica.

Pode acontecer de ocorrerem dentro de um mesmo gênero animais conhecidos popularmente por búteo ou gavião. Suas presas principais são: esquilos, coelhos, marmotas, cobras, e ainda outros tipos de animais, especialmente os roedores, de porte pequeno. Há espécies que se alimentam de outros pássaros, ovos e também de peixes.

Elas habituam-se a construir seus ninhos em lugares bem altos como, por exemplo, topo de árvores grandes, e alto de montanhas. Há inúmeras espécies de águias, sendo que as mais populares são: Águia-gritadeira, Águia-de-cabeça-branca, águia marcial, águia-dourada-européia, águia-malaia, e águia-imperial-ibérica.

A águia em média vive os 65 anos quando deixando em cativeiro; mas, quando liberta na natureza sua expectativa de vida costuma ser bem menor, em razão dos predadores e até mesmo da falta de alimento.

Dentre suas principais características, estão o peso de aproximadamente seis quilos, e o tamanho que chega a 01 metro de comprimento, cuja envergadura atinge os 02 metros. Elas costumam por até 03 ovos por vez, e o período de incubação costuma não ultrapassar os 35 dias. Essas aves são bastante rápidas e costumam atingir os 100Km/h.

As águias tendem a ser usadas como símbolos em contextos variados de cultura.

A Águia na Cultura

  • É o animal nacional em países como Gana, Estados Unidos e Alemanha.
  • Como mascote e símbolo de escolas de samba brasileiras como a União da Ilha do Governador, a Portela, Bambas da Orgia e Independentes de Boa Vista.
  • Como símbolo e mascote  do clube São José, Vitória, Sport Lisboa e Benfica.
  • Como mascote e logotipo da Forever Living Products
  • Como símbolo e mascote da Equipe Alliance Jiu-Jitsu
  • Na simbologia das legiões romanas.
  • Representou o III Reich Nazista, na Alemanha.
  • Símbolo maior da Era de Napoleão.
  • Simboliza os Assassinos, principais personagens da série Assassin’s Creed.

Espécies de Águia

Águia-cobreira

É uma ave de coloração bastante clara, e de asas compridas. Possui um comprimento que pode chegar aos 70 cm, e a envergadura de suas asas pode chegar aos 180 cm, seu peso é de quase 02 kg. Diferente do que acontece com outras espécies, a fêmea se mostra maior que o macho.

O castanho acinzentado é a cor predominante em seu dorso, possuindo as remiges escuras e as supra-alares claras. Quando de asas abertas contam com junções carpais mais projetadas à frente, denotando-se a parte de baixo branca e com listras pretas. Sua cabeça é de tamanho grande, igual a dos mochos.

Às vezes chega a ser confundida com outro tipo de águia, a águia-pesqueira, sendo esta o único exemplar europeu também de cor clara. Entretanto, a pesqueira possui a cabeça menor e a parte de baixo clara.

A águia-cobreira é uma ave que pertence ao Velho Mundo tendo sua distribuição feita pela Rússia, em parte da bacia do Mediterrâneo, e do Oriente Médio, e ainda em regiões da Ásia como Índia, Paquistão e em determinadas ilhas da Indonésia.

Muitas delas costumam migrar da Europa entre os meses de setembro e outubro, passando para o Norte de Equador e também a África, ficando lá até Maio, depois retornando para a casa. Há até dessas aves na Península Ibérica.

Seu habitat preferido são as planícies cultivadas e abertas, áreas de arbustos e rochas e regiões semidesérticas. Os ninhos costumam ser feitos nas árvores. Seu único meio de locomoção é o voo.

Águia-Real

A Águia-real, cientificamente chamada de Aquila chrysaetos ou, de forma equivocada, chamada de Águia-dourada. Ela é um exemplar de rapina que prefere sair durante ao dia, e pertence à família dos Accipitridae. Pode ser encontrada numa parte grande do Hemisfério Norte: Norte da África, Europa Ocidental, e na América do Norte.

Sua alimentação baseia-se em pequenos animais como morcegos, tarântulas, coelhos,  pássaros,  ratos, répteis, toupeiras,  lebres e, quando tem a oportunidade, lobos, e inclusive possuindo o hábito Necrófago.

Aparece no Norte da África, na Eurásia, e ainda na América do Norte. Já em Portugal, faz ninhos no Parque Nacional Peneda-Gerês. O México está incluso em sua região de procriação, bem como a área ocidental dos Estados Unidos, como Texas, Kansas e Dakota, além do Norte do Canadá e o Alasca.

No decorrer do inverno, podem ser avistados exemplares no Canadá e no Alasca meridional, assim como no México e nos EUA. No outono essas aves podem ser avistadas no estado do Minnesota em decorrência da migração.

O Governo dos Estados Unidos protege a águia-real, especialmente por ela estar em risco de extinção. Os principais fatores de risco são a eliminação de sua alimentação, ou seja, de suas presas, a caça ilegal, e seu o envenenamento através do mercúrio. Caso seja perturbada, a  águia-real é capaz de abandonar seu ninho, mesmo em tempos de incubação.

Águia-cinzenta

A águia-cinzenta é uma ave do campo e sua incidência é maior na Argentina, indo da Bolívia até o Brasil central. Seu tamanho pode atingir os 66 cm de comprimento, contando com uma cor acinzenta-escura, e com partes debaixo esbranquiçadas, com um proeminente topete e uma escura cauda na qual se pode observar uma faixa branca transversal. Assim como a águia-real, ela também está em risco de extinção.

Normalmente esta ave pode ser vista na Serra da Canastra. Atualmente pode ser avistada em nas zonas rurais de Patrocínio, Água Comprida, Jataí, Caiapônia, Mineiros, Uberlândia, Tapira, Uberaba, Sacramento, Araxá, e Conceição das Alagoas. Existem registros dela também no Pantanal da Nhecolândia, e ainda no Parque Nacional das Emas, no Estado de Goiás.

É uma ave com cor cinza clara, de largas asas que podem medir 54,5 cm, uma cauda de aproximadamente 30,0 cm, dedos curtos e penas longas.

Prefere ficar em áreas abertas, para sobrevoar matas ciliares no cerrado e grandes veredas. É como se fosse um gavião de porte grande. Tem como hábito ficar à espreita no alto da árvore à espera de uma presa. Costuma construir seu ninho é em galhos já secos nas laterais das veredas.

Confira algumas fotos da maior ave de rapina que existe: a Águia.

Sua principais características são:

Grande acuidade visual, rapidez, força em suas garras.

Sua dieta baseia-se em animais de pequeno e até médio porte como pequenos felinos ou caninos. Quando medido o tamanho de sua envergadura (distância da ponta de uma asa à ponta da outra asa) pode obter como resultado no máximo 1,80m, se for uma ave macho adulta rara.

Você pode ver também um documentário sobre as águias, uma águia caçando uma ovelha. Além de várias galerias de fotos e informações de espécies de águia, como: águia-cinzentaáguia-douradaáguia realáguia da asa redonda e aáguia da cabeça branca.


Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Pingback: Águia Real - Caçando e Curiosidades | Animais - Bico do Corvo

  • Pingback: Documentário Sobre a Águia - Vídeo | Animais - Bico do Corvo

  • SIMPLESMENTE,,, MARAVILHOSO.. ADOREI TODO O CONTEUDO MEUS SINCEROS,PARABENS

    CARLOS 18 de setembro de 2010 16:40
  • Gostaria de saber como comprar um poster de águia,pois eu queria fazer um quadro para dar de presente.Grata.

    Selma 18 de setembro de 2011 20:09
  • sou apaixonado por esta especie chamada aguia pois e um ser que o ser-humano pode aprender muito para poder sobreviver em momentos de dificuldades. por isso que eu o admiro observe o carater da aguia.

    landes 13 de março de 2012 9:29
  • Preciso comprar um poster de águia, para fazer quadro,
    podem me ajudar?

    grato,

    Marcos Azevedo 31 de março de 2012 10:13
  • A beleza da águia me fascina

    NomeMaria das graças 16 de novembro de 2012 20:01
  • sou apaixonada por aguia!ela e tudo de bom .tenho tudo a ver com ela a minha personalidade tem tudo a ver com a dela adorei estas fotos

    Elizabete pereira carlos 19 de novembro de 2012 17:38
  • Estou maravilhada; com a insentivação que a Águia nos ensina. Pois ela em seu renovo tira forças de onde não há nem lugar. Isso sem contar na superação; tinha que ser criada por Deus. Parabéns Senhor Jesus.

    natália 20 de setembro de 2013 22:09
  • adorei otimas aguias

    kelen adrieli 3 de março de 2014 20:16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *