Pássaro Beija Flor

 As aves Beija-Flor estão bastante presentes na vida de algumas pessoas que até mesmo deixam um dispositivo para alimentar esses animais em sua varanda. Isso acontece por que em geral as pessoas têm muito carinho pelo pássaro de bater de asas muito rapidamente. Como se trata de uma ave de casa na vida de muitas pessoas, tem muitos nomes populares como, por exemplo, Colibri ou Cuitelo.

Características do beija flor

Seus pequenos olhos tem uma visão privilegiada, eles são capazes de enxergar nuances ultravioletas, o que é muito raro entre os vertebrados. As aves possuem características magnificas em cada espécie como, por exemplo, a Arara com suas cores vibrantes ou a Cegonha com sua elegância sem igual. A natureza é perfeita em toda a sua criação e nos proporciona Cenas Incríveis de Animais, dos mais exóticos aos mais estranhos.

Na internet podemos encontrar diversas Fotos de Beija Flor, cada uma mais linda que a outra em um verdadeiro desfile das espécies, tamanhos e cores diferentes. Outra curiosidade sobre o Beija Flor está no seu bico, pois nem todos tem o mesmo formato.

Aves Beija Flor

Aves Beija Flor

O que o beija flor come? 

De acordo com a sua região de origem e com o tipo de flor ali existente o bico tem um formato especifico que irá permitir a sucção do néctar, a comidinha que a flor gentilmente oferece ao belo e minusculo pássaro. Além do néctar eles também se alimentam de aranha, Formiga e especialmente de moscas. São aves poligâmicas, ou seja, ele mantem atividades sexuais com várias fêmeas.

O Beija Flor é tão belo que muitas vezes as pessoas colocam em suas casas uns bebedouros contendo agua e açúcar, com o intuito de atrair essas pequenas aves. Há discussões a cerca deste hábito, algumas pessoas dizem que isso faz mal aos beija flores, mas até hoje nada foi comprovado. Recomenda-se apenas que se faça a higiene diária dos bebedouros, além do uso de açúcar apenas, e não de substancias preparadas que podem ser adquiridas no comércio. Não há duvidas de que o melhor seja cultivar um belo jardim, repleto de flores, pois desta forma eles virão naturalmente assim como a Borboleta e tantos outros animais e Insetos interessantes que existem na natureza. Duas espécies deste lindo bichinho já se encontram em extinção, e muitas outras estão sob risco, portanto Seja Mais Cuidadoso com a natureza para que nossos netos e bisnetos possam desfrutar o prazer de admirar beija flores nos jardins.

Beija flor comendo

Beija flor comendo

Nome científico e família

O Beija-Flor pertence à ordem Apodiformes que possui apenas uma família chamada Trochilidae e 180 gêneros. Para se ter uma ideia, existem 322 espécies conhecidas dessas aves. O nosso país tem muitos exemplares dessa ave e por isso mesmo possui muitos gêneros diferentes como os Rabos-Brancos, os Bicos-Retos e muitos outros.

No sistema classificativo antigo, o Beija-Flor estava incluso na família Trochilidae e a ordem  Apodiformes juntamente com os andorinhões. Porém, essa classificação não é muito assertiva por que existem muitas diferenças entre as duas aves.

As características que mais os diferenciam são o bico alongado, sua alimentação que é feita à base de néctar, os 8 pares de costelas, também as 14 a 15 vértebras, plumagem iridescente e a língua extensível e bifurcada.

Beija flor voando perto de flor

Beija flor voando perto de flor

Habitat do beija flor

O Beija-Flor está distribuído desde o Alasca até a Terra do Fogo, aves que estão presentes em muitos lugares do mundo.

Grande parte dessas espécies são tropicais ou subtropicais vivendo numa latitude de 10°N e 25°S. É possível observar a maior quantidade de variação desses animais em países como o Brasil e o Equador. Uma curiosidade é que o Beija-Flor não está presente na Europa, o que podemos dizer que é uma pena para os europeus que não podem aproveitar o melhor dessas aves belas e cheias de vida.

Habitat do Beija Flor

Habitat do Beija Flor

Outras Características do Beija-Flor

O Beija-Flor é uma ave de pequeno porte, o seu tamanho é de 6 a 12 cm de comprimento e pesa em torno de 2 a 6 gramas. O bico dessa ave é bastante longo, uma das suas características principais. Porém, é interessante perceber que o formato do bico varia bastante de espécie para espécie de Beija-Flor.

O formato do bico é adaptado para se encaixar melhor na flor que serve de base de alimentação para a ave. Uma característica que é comum a todos os pássaros Beija-Flor é ter a língua extensível e bifurcada. A língua é desse jeito para tornar mais fácil o processo de extração do néctar das flores.

O esqueleto e a constituição do corpo do Beija-Flor estão adaptados ao fato de que esses pássaros precisam voar muito rápido. O Beija-Flor é a única ave capaz de voar de macha a ré e também de ficar parado no ar. Uma habilidade e tanto.

 

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • adorei a foto do beija flor com as gotinhas caindo do bico,, ( penso eu ser gostaria muito de uma linda foto de um beija flor para ser simbolo de uma ong,,, o diabetes,,,, motivo ele alimenta de proteina( insetos), necta, (carboitrato) ou seja \hiper clicemia para sobreviver ,,, ao dormir baixa caloria batimento cardiaco baixo ,,,,, tão parecido com o diabetico o Sr. Beija Flor..parece um diabetico RSSSS, vc poderia ajudar ,,,,, ficaria feliz meu trabalho e voluntario + 6 anos minha filha e diabetica e por erro médico por pouco não morreu Deus protejeu ,,,, ela é linda e agora estou pronta para montar uma ong ,,, agradeço se puderem ajudar com este simbolo t]ao lindo para nos .. DRIANA jORGE

    Adriana Jorge 1 de novembro de 2009 12:12
  • adorei as fotos estão lindas adoro beija-flores tenho até um tatuado nas costas verde e rosa ass:Yasmin

    Yasmim 12 de novembro de 2009 12:08
  • Oi meu nome e Lua Marya odeio essas pessoas que matam bichos ass:Lua

    Lua 12 de novembro de 2009 12:42
  • amo passaros, em meu telhado tem um ninho de beija flor, por duas vezes a femea esta chocando.
    mas estou com um problema, tenho q arrumar meu telhado e nao quero destruir os ovos. existe alguma maneira de mudar o ninho sem q a femea nao o abondone?

    tania 3 de maio de 2010 22:12
  • Por favor ,me ajudem .

    encontrei um beija flor no quintal da minha casa e não sei como cuidar dele.

    grata

    aurea

    aurea 2 de junho de 2010 11:09
  • oi adoro beija-flor tinha feito uma poesia com ele mas esqueci=[

    Ana 13 de setembro de 2010 11:29
  • Gostei das fotos . Alguns nao conhecia.Morro em jundiai SP onde tem mata nativa e varias especies de beija flor vem em minha casa pra tomar agua q coloco pra eles todo dia,inclusive o rabo de canela.As mariquitas tambem tomam a agua.Aqui tem varias especies de passaros:Sabia ,Pica pau ,Jacu Coleirinha ,Bico de lacre entre outros.Tem lagarto,raposa,sagui ,gamba esquilo e muito +.Adoro estar presente da naturesa,ela nos proporciona as + belas maravilhas, q DEUS nos deixou.Pena q pessoas irresponsaveis estao acabando com nossas matas.

    vani 16 de outubro de 2011 14:14
  • Eu adoro beija-flor amo quando elas estão em meu jardim sugando anecta das flores.

    sicleide 17 de outubro de 2011 22:05
  • amo beija – flores principalmente quando estã em meu jadin.

    sicleide 17 de outubro de 2011 22:09
  • eu posso dar agua com açucar ou agua com groselia p o beija flor

    vanderlei 6 de novembro de 2011 13:06
  • olhar como o beija flor e lindo eu adoro os animais

    milena 2 de dezembro de 2011 16:57
  • adorei o beijas floresssssssss?

    felipe 4 de março de 2012 12:26

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *