Curiosidades Papagaio

O papagaio é uma ave pertencente à família Psitacídea, tendo como característica o bico curvo, cor variada devido as várias espécies existentes. Duas coisas chamam a atenção nessa espécie de ave que é o papagaio. A primeira é a sua longevidade que pode alcançar até 100 anos. A outra curiosidade é que em toda a sua longa vida, só tem três filhotes. Entre as diferentes espécies, alguns papagaios, dos quais no Brasil existem muitas piadas, são capazes de muitas imitações de sons e até falam como se fosse uma pessoa. A Arara é da família dos papagaios, bem como os periquitos, as jandaias e tantos outros. Mas as Araras, esse tipo de papagaio colorido, quando se acasalam habitam ocos de arvores, ampliando-os até que lhes sirva de ninho para reproduzir e criar seus filhotes. Voam sempre aos pares e se constituem, talvez, na mais bela espécie da família dos papagaios existentes e que habitam as matas do nosso planeta.

Papagaio

Papagaio

Infelizmente os papagaios das florestas brasileiras, são os principais alvos dos traficantes de pássaros raros e o IBAMA, responsável pelas espécies silvestres de nossas florestas, todo ano apreende milhares de filhotes destinados ao comércio no exterior, onde são comercializados por milhões de dólares. Quem não gostaria de ter em casa um Papagaio Falante? A Região Centro-Oeste do Brasil é a maior rota desse trafego, seguido pelo nordeste brasileiro que atualmente é a segunda maior rota por onde transitam os famigerados traficantes de aves silvestres de nosso país, muitas das quais estão na lista de animais em extinção.

Papagaio Falante

Papagaio Falante

Quando esses pássaros são retomados dos traficantes, são imediatamente devolvidos a natureza, mesmo aqueles papagaios mansos. É claro que existe uma triagem para que seja garantida a sobrevivência dos filhotes, que só se concretiza sua devolução ao meio ambiente, em segurança. O Pantanal brasileiro é o principal destino dessas aves e pequenos animais por ventura apreendidos. Basicamente, os filhotes de papagaio, representam 80% dessas Aves devolvidas a seu habitat natural.

Venda de Papagaio

Venda de Papagaio

O Brasil já foi considerado a terra do papagaio na época do Brasil Colônia, onde existiam cerca de 75 espécies desses Psitasideões. Na Caatinga Nordestina o papagaio galego, mais conhecido como papagaio da barriga amarela, é a espécie mais encontrada naquela região, onde também existem muitas histórias de adestramento de animais silvestres e suas proezas, como a do papagaio que tomou choque na tela do galinheiro e reclamou do ocorrido. Mas o verdadeiro papagaio se acasala com um único parceiro por toda vida. Vive em bandos e na sua fase adulta, tem a cor verde predominante, a sua fronte é azul, enquanto ao redor do seu bico é amarelo. O papagaio é uma ave social e se criados isolados se afeiçoam sempre a uma pessoa da família. Na natureza vivem em bandos e basta que um se assuste, para que todos, em alvoroço, saiam em revoada marcada pela gritaria do bando desses animais que falam.

32 comentários

  1. qual o preço do papagaio? enviam para belo horizonte?

  2. Olá Ana,

    Não vendemos animais.

    Att.

  3. Você está pensando em comprar um papagaio? Então considere estes fatos:

    Papagaios cativos são animais carentes, estressados e frustrados: A inteligência* dos papagaios é uma das razões que os fazem tão queridos por nós humanos. Por outro lado, é também a sua inteligência que os tornam muito sensíveis ao cativeiro. Papagaios engaiolados não podem expressar dois comportamentos profundamente enraizados no seu instinto: voar e socializar com indivíduos da mesma espécie. Na natureza, papagaios geralmente vivem em pares ou grupos, voando longas distâncias todos os dias para procurar alimento e congregando em grandes bandos para passar a noite. A falta destes estímulos sociais e ambientais levam a desvios de comportamento, tais como agressão (ver adiante) e ações estereotipadas locomotoras (fazer movimentos repetitivos sem sentido, tais como mover a cabeça de um lado para o outro ou caminhar em círculos) e orais (arrancar as próprias penas ou morder as grades da gaiola). Embora tendo causas diferentes, estes comportamentos assemelham-se ao autismo humano. A propósito, criadores argumentam que seus papagaios são diferentes porque foram selecionados para a vida em cativeiro. Isto não é verdade. Enquanto que cães e gatos acompanharam o ser humano desde épocas remotas da civilização, evoluindo como animais domésticos, papagaios de criadouros não estão distantes mais que uma ou duas gerações de seus antepassados silvestres, retendo quase todas as características de instinto e comportamento dos indivíduos silvestres.

    *”Inteligência” é um assunto polêmico, sujeito a diferentes definições e interpretações, mas pesquisadores abordam o problema dividindo-a em componentes, as chamadas habilidades cognitivas: capacidade de compreender, aprender, fazer inferências, tomar decisões, generalizar, e assim por diante. Seja qual for a habilidade cognitiva considerada, os papagaios estão no topo da pirâmide do reino animal, junto com os primatas, golfinhos, e mesmo bebês da nossa própria espécie.

    Papagaios em cativeiro são sujeitos a doenças e lesões. Como as necessidades nutricionais dos psitacídeos (papagaios, araras e periquitos) são pouco conhecidas, mesmo donos cuidadosos raramente alimentam seus papagaios adequadamente. Tanto assim que a desnutrição ou distúrbios clínicos relacionados à alimentação são as principais causas de atendimentos de papagaios no ambulatório de aves do hospital veterinário da USP. A desnutrição também aumenta a suscetibilidade a outras doenças sérias como a aspergilose e pneumonia. Mais ainda, os desvios de comportamento causados por confinamento e isolamento podem ser tão intensos que causam traumas físicos, fato frequentemente demonstrado em autópsias de aves cativas.

    Papagaios são irriquietos, barulhentos e fazem sujeira. Além de estar ciente das dificuldades e custos para alimentar e manter corretamente um papagaio, seu dono tem que estar preparado para tolerar muita sujeira – inevitável para uma ave de porte razoável – e ruído. Desgosto e irritação devido a contínua algazza e presença de penas, restos de comida e cocô espalhados pela casa são as razões principais para a doação ou venda particular de papagaios. Com o aumento do comércio legal destas aves, pode-se esperar que muitas terão destino semelhante ao de milhares de gatos e cães – enjeitados por equívoco dos donos, que não previram os encargos e aborrecimentos causados por animais de estimação. E a dor de cabeça provocada por papagaios é duradoura: eles podem viver de 30 a 80 anos em cativeiro.

    Papagaios são agressivos. Pessoas que vivem com um papagaio, mesmo que pacato e brincalhão, podem contar como certo que cedo ou tarde serão vítimas de bicadas dolorosas e de vandalismo; morder e mastigar objetos fazem parte do instinto de todos os psitacídeos como meio de estabelecer sua posição na hierarquia do grupo e defender território, além de reação de medo ou tensão sexual. Papagaios também mordem para brincar, mesmo que o alvo da sua afeição possa ser ferido seriamente.

    Comprar um papagaio, mesmo legalmente, promove o tráfico de animais silvestres. Ter um animal exótico e fascinante como um papagaio incentiva outras pessoas a querer um também, mas o custo de uma ave criada legalmente é muito maior do que no mercado negro. Como a repressão ao tráfico é ineficiente e as penalidades para este tipo de infração são irrizórias, as pessoas são tentadas a comprar um papagaio contrabandeado da floresta ao invés de adquiri-lo na loja de animais. De fato, estudos demonstram que há uma correlação positiva entre o comércio legal de papagaios e o seu tráfico. Isto é muito preocupante porque o contrabando continua a ser a principal causa de risco para as espécies de psitacídeos ameaçadas de extinção. Fiscalização e punições praticamente inexistentes também criam vastas oportunidades para fraudes, já que e fácil falsificar os requerimentos de um animal obtido legalmente; os próprios órgãos de proteção ambiental reconhecem isto. A propósito, muitos criadouros comerciais difundem seu suposto papel conservacionista: na verdade este comércio não contribui em praticamente nada para a proteção de papagaios, como reiterado seguidamente por organizações oficiais e não governamentais.

    Em suma, você e seu papagaio não serão felizes – mas pode-se afirmar isto para uma ave? “Felicidade animal” é ainda mais difícil de definir e quantificar do que inteligência, mas existem critérios razoáveis para pelo menos avaliá-la subjetivamente. A declaração universal do bem-estar animal, proposta a ONU por várias organizações, estabelece o direito de animais domésticos a cinco aspectos de liberdade: liberdade da fome, sede e desnutrição; liberdade do medo e ansiedade; liberdade de tormentos físicos e térmicos; liberdade da dor, ferimentos e doença; liberdade para expressar seus padrões normais de comportamento. Se considerarmos estes princípios válidos, justos e humanitários, não poderíamos nunca considerar ter um papagaio como animal de estimação, já que o cativeiro impossibilita pelo menos quatro destes preceitos.

    Lugar de papagaio é na floresta; curta-os na natureza.

    Se você quiser receber as referências nas quais este texto foi basado, entre contato com o autor pelo endereço eletrônic: “tonhasca” arroba “gmail” ponto “com”.

  4. Não são á venda? São para doação?
    Quantos você tem?
    Se possível, posso levar todos?

  5. Gostaria de saber como faço para conseguir um papagaio par o meu filho de 5 anos.

  6. gostaria de saber o preço do papagaio eu gostaria de adotar um pois aqui em casa temos muito espaço e eu queria adotar por favor eu moro em curitiba muito obrigado desde já

  7. Olá,
    gostari de saber como adotar um papagaio,
    att
    Yuri

  8. gostaria de saber quanto esta um papagaio verde

  9. É IMPRESSIONANTE COMO AS PESSOAS NÃO LÊEM…. ELES NÃO VENDEM….. E SE ALGUEM LER ESTE TEXTO QUE EXPLICA COMO É A CRIAÇÃO EM CATIVEIRO DESTA AVE… DESISTE….POIS É NEGATIVO PARA A AVE E PARA O DONO….AIAIAIAIAIAI LER É MUITO BOM…

  10. Boa noite quero uma informação muito importante para mim a varios anos venho proucurando doação de papagaio,obtive inforamação que há um asilo de animais silvestres, que não pode viver em matas nativa vcs tem alguma noticia a respeito , agradeço pela informação;

  11. bom dia…gostaria de sabe como posso obter um papagaio????Mas tudo legalizado…obrigado Elaine

  12. Ola gostaria de saber se voces duam papagaio ou vendem gostaria de ter um

  13. Maria Aaugusta Pinelo

    Eu gostaria de ter um papagaio , mas que fale.Penso que seria muito bom para a afetividade da minha mãe que está depressiva…e sempre gostou de ter um…Pode me ajudar?

  14. Oi. Quanto custa o papagaio de vcs?

  15. Nossa, se eu nao conhecesse o animal papagaio, imaginaria que fosse um tiranossauro rex, pelas informacoes passadas pelo Athayde. O papagaio e uma ave muito inteligente, como foi dito, por isso, devemos entende-la para que possamos ter um convivio bastante prazeroso e construtivo.
    Dar a essa ave os alimentos necessarios, bem como acomodacoes e principalmente a atencao que ela requer, ja e um otimo comeco. Eles podem ser ensinados a nao gritar, a nao sujar (quem viu o Globo Reporter ha uns meses, onde mostrou o papagaio ensinado a defecar na privada?) e a ter uma vida sem conflitos com o dono.
    Ter um psitacideo, de qualquer porte e sempre ter uma otima companhia, mas, para que o dono possa usufruir de toda a satisfacao que esse convivio proporciona, devera antes de tudo, obter muita informacao a respeito de seus habitos e necessidades, em livros, Internet e principalmente em conversas com criadores.

  16. eu queria ter um gato ou cachorro mas só´posso ter um papagaio pode me ajudar??
    brigado

  17. Eu gostaria de saber quanto custa o papagaio pois minha mãe é apaixonada por passaros e eu sempre quis lhe dar um..?
    é de curitiba ou vcs enviam?

  18. Lilian R Barreto Felix

    OLÁ, GOSTARIA DE SABER SE VCS DOAM, OU VENDE COM PREÇO BOM POIS EU TENHO UM SONHO DE TER UM PAPAGAIO E NUNCA TIVE CONDIÇÃO DE COMPRAR, MAS SE PODER ME AJUDAR EU GOSTARIA MUIITO DE TER UM PAPAGAIO E SEREI MUIITO GRATA SE ME DOAR OU ME VENDER POR UM BOM PREÇO, AGUARDO RETORNO OBRIGADOOO…

  19. Lilian R Barreto Felix

    olá por favor gostaria de saber se vocês tem papagaio para vender pois é um sonho meu…
    mas o preço é muiiito caro, por favor pode me retornar gostaria muiito de comprar e realizar meu sonho,
    se for um preço melhor… obrigadooo

  20. ola gostaria de saber se vcs endem papagaio , gostaria de 1

  21. Gostaria de saber se você tem filhote papagaio para vender e quanto custa….!
    Obrigado.

  22. oi gostaria de saber se vc tem papagaio para vender e quanto custa?
    o sonho da minha mãe é ter um e gostaria mto de realizar o sonho dela…
    agardo resposta . pode me ligar (41)99400017ou(41)33991373 obrigada

  23. COMO CONSEQUI UM PAPAGAIO

  24. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk quero comprar quanto e?

  25. eu adoro papagaio e gostaria munto de comprar uma

  26. ME PERDOE SE NAO ENTENDI O TESTO MAS C TIVER PAPAGAIO PARA DOAR GOSTARIA MUITO DE TER UM C FOR REALMENTE VERDADE ESPERO UMA RESPOSTA MORO EM UMA CASA BEM GRANDE CO UM QUINTAL ENORME COM ARVORES ELE SERIA BEM RESEBIDO E BEM CUIDADO DESDE JA AGRADESO EC EU ESTIVER ERRADA ME DESCULPE

  27. Nosssa mãe voces me ajudaram muito vocês são bons d+ eu não consiguia no yahoo no google chorme e etc

  28. mais eles são adotados ou são vendidos ? eu queria um meus tios 2 casais tem e eles são legalmente eu acho tão fofo esses papagaios eu queria saber todo o esquema como funciona faz tanto tempo quero um ….

  29. oi gostaria de saber como posso e se posso receber uma doação de um papagaio pois é para minha madrinha ela tinha um muito apegado ao meu tio, mais meu tio faleceu e o papagaio sentiu muita falta do meu tio e morreu também e minha madrinha gostaria muito de ter um pois Deus não lhe deu filho me ajude a dá-lhe esse presente,

  30. E difícil arrumar papagaio doado????? legalizado????? gostaria de um qual e a base de preço????

  31. Gostaria de saber se e possivel adotar um papagaio , tenha grende espaço e condiçoes boa de tratar bem tempo e carinho para dar . Agoardo a sua resposta , muinto obrigado amigo , fica com Deus . . .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>