Galinha Pescoço Pelado

Imagine uma ave bastante curiosa que parece uma mistura de peru e frango, você com certeza imaginou algo semelhante a galinha Pescoço Pelado que tem esse nome por uma característica bem evidente. Essa raça de galinha é também chamada de Pescoço Nu ou Turken (nome que faz referência a ideia que se tinha que ela era resultante da mistura de frango e peru).

Qual a Origem da Galinha Pescoço Pelado?

A galinha mais curiosa que existe teve sua origem na Hungria, mas se desenvolveu mesmo na Alemanha. Um tipo de galinha que é bastante comum na Europa, mas que são poucas na América do Norte. A aparência dessa galinha é algo bastante marcante e de responsabilidade da ação de um gene dominante. Dessa forma o pescoço pelado pode ser atribuído a outras raças de galinha com grande facilidade.

Conhecendo Mais Sobre a Galinha Pescoço Pelado

O pescoço altivo e desprovido de penas faz dessa ave muito interessante visualmente, mas mesmo assim ela não é reconhecida como ave de exposição. As galinhas dessa raça botam quantidades consideráveis de ovos que possuem uma cor marrom claro. Sua produção de ovos a torna uma boa produtora de ovos caipira – uma galinha dessa raça pode botar mais de 200 ovos por ano.

Embora não seja reconhecida por sua aparência curiosa essa ave é bastante interessante comercialmente no setor de carnes, sua carne é macia e saborosa. Por ter pele fina essa galinha acumula gorduras ficando com mais sabor. Um dado interessante é que a raça de galinha Pescoço Pelado é a mais criada no Brasil.

Por ser um animal forte e que tem boa imunidade contra uma série de doenças se mostra lucrativa para criação. Não ter penas no pescoço não afeta a manutenção da temperatura corporal e elas resistem bem ao frio. A quantidade de penas – apenas metade do que outras raças de galinhas – torna os indivíduos Pescoço Pelado boas apostas uma vez que são fáceis de depenar e resistem ao calor intenso.

Paleta de Cores da Galinha Pescoço Pelado

Os indivíduos dessa espécie podem ser encontrados com as seguintes cores: vermelho, preto e branco. O seu bico assim como as suas patas são amarelas o que lhe atribui visual único. Trata-se de uma ave que tem aparência imponente de maneira que pode ser considerado um animal ornamental.

Outras Raças de Galinhas de Pescoço Pelado

Além da galinha Pescoço Pelado oficial existem algumas outras raças dessa ave que apresentam essa característica física. Um dos principais exemplos é a Galinha Pescoço Pelado Francês que no Brasil é também chamada de Label Rouge. Uma curiosidade é que essa raça foi criada em 1980, na França, com o objetivo de substituir o faisão como animal de caça a fim de evitar a extinção do mesmo. Rapidamente essa espécie se difundiu em seu país de origem e chegou a outros países como o Brasil.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *