Curiosidades Gavião Real

O gavião real é a ave, entre as de rapina, considerada como das mais poderosas, e também é a maior ave da América do Sul. É uma ave que se reproduz apenas de junho a novembro, para a construção do ninho a árvore é escolhida pelo casal de gaviões, e na maioria das vezes os gaviões reais escolhem a árvore mais alta do local para construir seus ninhos, como a Águia, que normalmente faz o mesmo processo. O filhote do gavião real demora em torno de oito meses para sair do ninho, e só entra na idade madura depois de 4 anos, o que é muito para uma ave.

Curiosidades Gavião Real

Curiosidades Gavião Real

O gavião tem um porte tão grande que chega a se alimentar de Macaco, ele também gosta de comer Bicho-preguiça, veados, e as vezes até Serpente, essa ave está liderando a cadeia alimentar, apenas vencida pelo homem, é claro. O gavião real é considerado como a maior ave do mundo, pois quando ataca tem uma velocidade e força incrível, é capaz de voar até 100 km por hora, alternando rápidas batidas de asas com vôos onde plana tranqüilamente pelos ares.

Fotos Gavião Real

Fotos Gavião Real

O Gavião Real costuma ser protagonista de Cenas Incríveis de Animais durante a caça, sendo muito buscadas imagens e fotos que registrem este raro momento. Infelizmente esta é mais uma das Aves que está nas lista critica, entre as Fotos de Animais em Extinção, ou sob grave risco de se tornarem extintos. Esta ave é encontrado agora apenas na floresta Amazônica, e está sendo legalmente protegida dos desmandos causados pelas mãos dos homens que, por onde anda deixa atrás de si Sinal de Negligencia para com a natureza, o que resulta em riscos para sua própria qualidade de vida. Espera-se que um dia cada ser humano entenda os efeitos de suas atitudes e dessa forma Seja Mais Cuidadoso em suas condutas.

Gavião Real Harpia

Gavião Real Harpia

O gavião real é bastante conhecido pelos sons que emite, uma espécie de assobio muito longo e de timbre estridente aos ouvidos humanos. Estas aves não são muito adeptas à mudanças, portanto costumam determinar uma área de caça e se mantém neste ambiente que lhe seja seguro e eficaz para a manutenção de sua vida. Este espaço gira em torno de 100 km de extensão, que eles cobrem sem maiores problemas. A força desta ave é algo impressionante permitindo que em pleno vôo possam usar a garras para capturar uma presa de 10kg ou mais. Seu porte pode ter em média entre 50 e 90 cm na altura, 1,05 de comprimento e aproximadamente 2m de envergadura de asa. Machos pesam entre 4kg e 4,5 kg, as fêmeas pesam mais, em torno de 6kg podendo chegar a 9kg. São aves imponentes e elegantes.

Eis aqui algumas curiosidades sobre o Gavião Real, ou também chamado de Hárpia. Contém algumas informações de reproduções, habitat, tempo de vida, dia-a-dia e mais algumas curiosidades que vale a pena ficar sabendo. Confira:


Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Pingback: Gavião Real - Ave de Rapina | Animais - Bico do Corvo

  • Gostei muito desta reportagem e documentário acerca do gavião real ou Harpia como tb é conhecida esta ave em todo mundo. Milhões de pessoas no Brasil desconhece a existencia desta grande águia, brasileira, dando seu reconhecimento apenas a águia Americana devido a sua maior divulgação nos filmes e etç. e tais iniciativas como esta de vcs é muito importante para o conhecimento e a preservação do seu habitat natural, visto que se a floresta desaparecer tal ave sera apenas um fossil vivo mantido em cativeiro aguardando a extinção total.

    Orlando Lima Junior 25 de abril de 2010 19:42
  • Adoerei td isso me ajudou bastante no trabalho da escola !!Adoreii

    Alícia Silva 12 de maio de 2010 20:43
  • A harpia deveria ser o animal simbolo do Brasil. E é. Só que muitos brasileiros só há ligam a uma ave mitológica e não como a principal ave do território Brasileiro. É pena!

    Augusto Du Arte 7 de outubro de 2010 13:55
  • Muito legal essas informações parabens

    samuel 17 de abril de 2011 1:19
  • Estou em fase final de digitação do livro SENTIDO DA ARTE, e copiei fotos da hapia e alguns detalhes para enriquecer o texto. Estive trabalhando em Carajás PA. e conheci em cativeiro a Harpia. Realmente uma maravilha que nosso povo desconhece. Uma ave poderosa, linda, perigosa demais. Anotei o endereço e será publicado no referido livro, que ainda não tem data para ser editado. Sou Psicólogo, 76 anos, residente em Ipatinga.MG. tentativa2002@uol.com.br

    João Ney Araujo 23 de junho de 2011 20:43
  • dia 30/11eo vi uma luta de gavião com pasaros tisoura e quero-quero

    victor renato von dentz 30 de novembro de 2011 10:18
  • o gaviao rei e uma ave corajosa e forte e bonita e alta

    felipe 11 de abril de 2013 22:15
  • Vamos lutar para preservar esta ave tao maravilhosa, que realmente e simbolo do Brasil, uma ave soberana e imponente, que não tem medo de nada, enfrenta a serpente sabendo que pode morrer, mas ela sempre vence, porque acima de sua forca e vinte
    Vigente..

    airton 29 de junho de 2015 23:46

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *