Cuidados Com Papagaios Filhotes

Os papagaios são aves muito divertidas e se você sempre quis ter um em casa saiba que o Ibama já permite a criação de algumas espécies de forma doméstica. Para estar dentro da lei é necessário comprar o seu papagaio numa loja credenciada que possua a certificação do animal.

As variedades mais procuradas são as de papagaio-verdadeiro e papagaio-do-mangue. Se você deseja ter um papagaio em casa saiba que é importante manter alguns cuidados, principalmente quando eles são filhotes. Confira abaixo os principais cuidados e traga mais cor e alegria para o seu dia a dia.

Os Cuidados Com Papagaios

Espaço

Os papagaios precisam de um bom espaço para se mover e abrir as suas asas. Na hora de escolher uma gaiola lembre-se de que o seu novo amigo irá crescer, sendo assim mensure o tamanho que ele terá quando adulto.

Sol e Sombra

Escolher o ponto da casa em que a gaiola ficará também exige um cuidado especial. A dica é encontrar um lugar que tenha a combinação de sol e sombra. Assim o papagaio fica num local quentinho, mas não sofre com o sol mais forte do dia.

Água Fresca

Para que a água do seu papagaio deve ficar sempre fresca, a dica para isso é arrumar um bebedouro de barro ou alumínio. Esses materiais também são a melhor aposta para o comedouro da sua ave.

Limpeza Da Gaiola

O papagaio precisa de limpeza na sua gaiola para não desenvolver doenças, para isso é necessário colocar um papel como forro. Esse papel deve ser trocado todos os dias, não use folhas de jornal porque a tinta é tóxica.

O Poleiro

O poleiro para que o seu papagaio possa repousar é essencial, dê preferência pelas versões em madeira, os de plástico além de não serem muito firmes também podem fazer os pés do animal escorregarem.

O perigo desse escorrega-escorrega é o aparecimento de artrite, se isso começa quando o animal é um filhote tende a piorar muito quando ele for mais velho. Para distrair os papagaios, principalmente os filhotes, deixe brinquedos de madeira ou sisal na gaiola.

Quem preferir pode deixar o amigo solto, mas para evitar acidentes e lesões leve a ave num especialista para que ele corte um pedaço das asas.

A Alimentação Dos Papagaios Filhotes

Qualquer espécie de animais tem uma alimentação diferente para os adultos e os filhotes. No caso dos papagaios não é diferente, quando um animal é filhote necessita de nutrientes diferentes. Além dos alimentos em si é importante ter o cuidado de saber como dar esse alimento para o filhote.

A alimentação de um filhote de papagaio pode ser bem trabalhosa se feita manualmente, mas vale destacar que as aves que são criadas na mão são mais dóceis e fáceis de domesticar. No mercado existem algumas rações balanceadas que já vem prontas para o uso.

Além desses alimentos serem mais palatáveis, ou seja, com sabores agradáveis para as aves também contêm nutrientes nas doses que elas precisam. Nesse momento da vida do seu papagaio você não deve misturar as rações comerciais com alimentos. Então nada de dar frutas, por exemplo, apenas a ração.

A frequência da alimentação varia de idade para idade, também é importante considerar a dieta e o desenvolvimento da ave. No período que vai dos 31 dias até o desmame do filhote exige uma frequência de 3 vezes de alimentação ao dia.

Como Alimentar o Papagaio Filhote

Quando você for alimentar o papagaio filhote precisará palpar o papo antes, ele deve estar vazio ou quase. Toda refeição deve ser fresca, quando há sobras você deve descartar.

A proporção da alimentação é de duas partes de água para cada uma parte de ração, isso em volume. A temperatura do alimento deve ser de mais ou menos 37°C. Se você não ter um termômetro pode testar na sua mão, despeje uma pequena quantidade da papa e veja se está queimando na sua mão.

Se estiver numa temperatura boa para você pode dar ao seu papagaio. O aquecimento do alimento no micro-ondas não é recomendado, pois pode queimar a papo do filhote. Para fazer a papinha da ave filhote você deverá aquecer a água e em seguida misturar a ração até obter uma consistência pastosa e uniforme.

Na hora de dar a papinha para o filhote você deve ingerir a papinha de acordo com o seu próprio ritmo. Não force o animal a comer rápido porque ele pode acabar engasgando. A quantidade em média de alimento é de 50ml por refeição, você pode fornecer a papinha através de uma seringa ou então com a ajuda de uma colher de chá.

O desmame do filhote deve ser feito de forma gradual, pode chegar a durar até 2 meses. Ofereça ração e papa para que o animal desmame.

A Alimentação Do Papagaio Adulto

A alimentação de qualquer animal requer uma gama de nutrientes específicos, saiba que para satisfazer o desejo de papagaios não é nada difícil. Além das rações que são vendidas em lojas especializadas você pode complementar a alimentação da ave com frutas, verduras e legumes.

Evite apenas o abacate que pode chegar a causar intoxicação no papagaio e a beterraba que não é bem aceita pelo aparelho digestivo.

O Sono Dos Papagaios

Os papagaios são aves que necessitam de 10h a 12h de sono diariamente. Para que eles descansem é importante que o local esteja escuro e sem barulho. No caso de não ter um local assim em casa cubra a gaiola do seu amigo com um tecido para que ele curta o escurinho para dormir.

Cuide Das Crianças

Um papagaio é uma atração e tanto para a criançada, porém, mesmo sem a intenção os pequenos podem acabar machucando a ave. Fique de olho nas brincadeiras que as crianças estão fazendo com a sua ave, pois se o animal se sente em perigo passa a ser mais agressivo.

Leve o Papagaio Ao Veterinário

Pelo menos uma vez por ano leve o seu papagaio ao veterinário especializado, pois é necessário fazer uma avaliação clínica e alguns exames de laboratório. Os problemas mais comuns são distúrbios de fígado, pneumonia, conjuntivite, sinusite entre outras enfermidades. Quase sempre esses males são causados por carência nutricional.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *