Dicas Para Fotografar Animais No Zoológico

Um Zoológico é muito mais do que um espaço em que você pode ver uma grande variedade de animais. Ir a um Zoológico é ter a oportunidade de fazer lindas fotos, pois se trata de um lugar em que há uma grande quantidade de temas que vão desde os diferentes tipos de animais encontrados no local como também a reação das pessoas que os observam.

Muitos fotógrafos profissionais encontram no Zoológico a melhor opção para fazer fotos lindas e incríveis. Para que você também aproveite o seu próximo passeio nesse universo animal para registrar cada pequeno momento preparamos uma lista de dicas. Saiba como fazer lindas fotografias nesse espaço tão cheio de cores e vida.

Dicas Para Fotografar Animais No Zoológico

Dicas Para Fotografar Animais No Zoológico

Detalhes Básicos Para Uma Boa Foto No Zoológico:

Distância – O espaço que há entre o fotógrafo e o animal.

Movimento do animal – É bem difícil que animais fiquem parados no mesmo lugar por muito tempo.

Iluminação – Um dos grandes desafios de uma boa foto no zoo, pois com a composição dos cenários fica difícil equilibrar a luz.

Jaulas e vidro – O Zoológico ainda é um espaço que contêm jaulas e vidros, enquanto nem todos os espaços optam por formas melhores de conter os animais é necessário cuidar de questões como distorções dos reflexos de vidros, sombras nas barras da jaula dentre outras questões.

Detalhes Básicos Para Uma Boa Foto No Zoológico:

Detalhes Básicos Para Uma Boa Foto No Zoológico:

Os Equipamentos

Muitas pessoas acreditam que quando comprarem um equipamento melhor e mais tecnológico para fazer suas fotos vão chegar num resultado melhor. Porém, comprar um equipamento caro não é necessariamente a resposta. Cada fotógrafo (amador ou profissional) se adapta melhor com um tipo de câmera.

Uma única dica importante para quem vai fotografar no Zoológico é contar com uma câmera com zoom.

Dicas Para Fotografar No Zoológico

Agora que você já sabe quais são os principais pontos de interesse para fazer boas fotografias e como escolher o seu equipamento é interessante conferir as dicas práticas para o seu dia a dia de fotógrafo.

O Que Quero Fotografar?

A primeira coisa a se pensar quando você chega ao Zoológico e vai começar a sessão de fotos é quais são os seus pontos de interesse. Dessa forma comece a sua caminhada pelo zoo e escolha os animais que deseja clicar. Depois de fazer essa escolha pense sobre o que há de interessante sobre esse animal.

O que há de interessante no animal e escolhido e como demonstrar isso através de fotos? Pensando sobre o que te atraiu a tirar foto de um determinado animal em detrimento de outro é o que vai te ajudar a fazer a sua foto da melhor forma possível. Será mais fácil saber como abordar a imagem.

O Close

As fotos que apresentam closes sempre nos passam uma ideia de intimidade com o objeto fotografado. Porém, quando o assunto é fazer fotos de animais em Zoológico é importante considerar questões como as jaulas e também a impossibilidade de chegar perto do assunto da sua foto.

Uma dica é chegar o mais próximo que for permitido pelos regras do zoo para fazer um bom clique. Use e abuse do zoom, assim mesmo sem estar tão próximo assim do animal será possível dar essa impressão. Fazer fotos que tenham cortes no rosto ou corpo do animal ajuda a criar mais impacto e ainda elimina os ruídos da fotografia que poderiam causar distração na imagem.

Os Olhos

Os olhos são muito importantes nas fotografias e isso vale para as imagens de animais também. Obter os olhos dos animais no foco é uma forma de criar uma conexão mais interessante com eles e assim transmitir mais emoção no clique.

Abaixe-se

Um ângulo bem interessante para fazer fotos de animais é abaixo do nível dos seus olhos. Esse tipo de clique passa uma sensação de proximidade e intimidade com o assunto da foto. Saiba que as melhores fotos exigem de seus fotógrafos se abaixar e até ajoelhar. É bem possível que você fique um pouco sujo e até se sinta meio bobo para conseguir boas fotos.

Dê Adeus Aos Reflexos

Um dos maiores desafios de uma foto no Zoológico é fotografar através de um vidro, pois a criação de reflexos indesejáveis é quase inevitável. No caso de não ser possível evitar o vidro na sua foto a dica é chegar bem perto e se puder dar uma “limpadinha” no mesmo usando a manga da sua blusa ou um pano.

Isso ajudará a se livrar daquelas sujeiras como marcas de impressões digitais das pessoas que já observaram o animal. Procure um local no vidro que seja o menos arranhado possível, use uma capa ou lente para que seja mais fácil eliminar os reflexos, tente fotografar em ângulo reto com o vidro.

Fotografando Através De Jaulas

Se fotografar os animais através do vidro já é difícil imagine então através de jaulas. Não há nada mais complicado para fotos no Zoológico do que isso, tentar clicar através dos arames ou das barras pode ser bem difícil. Em alguns casos a abertura encontrada é maior, mas nem sempre tem um bom espaço para a sua câmera.

Chegue o mais próximo que puder da jaula e tente colocar a câmera posicionada num vão das barras ou arame para tentar captar somente o animal. Quanto mais para trás da jaula o animal estiver melhor ficará a sua foto. Eliminar as barras da jaula é importante para evitar distrações na sua foto.

Enquadre Pessoas Nas Suas Fotos No Zoológico

As pessoas são um tema interessante no zoo também, fotografar a forma como os visitantes interagem e se maravilham com os animais é uma forma de trazer mais humanidade para as suas imagens.

A dica para fazer fotos com mais emoção é não se concentrar somente nos animais, mas também no olhar das pessoas para dentro das jaulas. Capte momentos em que as pessoas demonstram a sua alegria de estar nesse ambiente.

Imagem de Amostra do You Tube

Situações Cheias De Graça

As fotos que mais causam simpatia nas pessoas que as veem são aquelas de situações engraçadas, então se ver algum animal cutucando o nariz com a língua (alguns fazem isso) ou pulando não hesite e tire uma foto.

Imagem de Amostra do You Tube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>