Toxoplasmose: O Que é e Como Tratar

Toxoplasmose é uma doença causada por um parasita unicelular chamado Toxoplasma gondii. Infelizmente é uma doença de altos números entre os infectados, pois pode afetar mais de 60 milhões de pessoas no Brasil. Os números tendem apenas a crescer porque muitas pessoas ignoram a infecção ou os sintomas.

Das pessoas que são afetadas com a toxoplasmose, poucas demonstram os sintomas porque o sistema imunológico de uma pessoa saudável geralmente mantém sob controle o parasita que causa a doença. No entanto, as mulheres grávidas e indivíduos que tenham o sistema imunológico comprometido devem ser cautelosos. Para este grupo de pessoas, uma Toxoplasma pode causar sérios problemas de saúde.

Toxoplasmose: O Que é e Como Tratar

Toxoplasmose: O Que é e Como Tratar

Como Se Contrai a Toxoplasmose

O parasita pode chegar ao corpo humano basicamente por meio de alimentos como uma comer carne mal cozida, contaminada, especialmente carne de porco, cordeiro e carne de veado. O contato mais comum com o parasita é por meio da ingestão acidental de uma carne mal cozida, contaminada depois de manuseá-la e não lavar as mãos cuidadosamente. A toxoplasma não pode ser absorvida pela pele intacta, ou seja, de forma cutânea.

Como Se Contrai a Toxoplasmose

Como Se Contrai a Toxoplasmose

Outra forma de contrair a doença é comendo alimentos contaminados por facas, utensílios de culinária como tábuas de corte e outros alimentos que tiveram contato com carne crua contaminada.

Outra forma comum de contrair a doença no Brasil é beber água contaminada com o Toxoplasma gondii. Isso acontece bastante em cidades interioranas em que crianças e adultos podem beber água de rio com os parasitas.

Pode-se ainda ingerir acidentalmente o parasita através do contato com fezes de gato que contêm Toxoplasmose Isso pode acontecer na limpeza de uma caixa de areia de gato quando o pet está contaminado com a doença ou tocar ou ingerir qualquer coisa que tenha entrado em contato com fezes de gato que contêm Toxoplasmose.

Pessoas que estão próximos ou mexem com jardim também podem pegar a toxoplasmose. Elas podem fazer isso por meio da ingestão acidental de solo contaminado. Por exemplo: não lavar as mãos depois da jardinagem ou comer frutas ou vegetais não lavados de um jardim.

É uma doença que pode passar também de mãe para filho durante a gestação. Pode ser transmitida também por um transplante de órgão infectado ou através de transfusão de sangue infectado, embora isso seja raro.

Sintomas Da Toxoplasmose

A maioria das pessoas que são infectadas com o parasita Toxoplasma gondii não está ciente disso. Algumas pessoas que têm toxoplasmose podem se sentir como se tivessem uma “gripe” com aumento dos gânglios linfáticos ou dores musculares e dores que duram um mês ou mais.

Nos quadros da toxoplasmose do tipo grave, podem surgir danos ao cérebro, olhos ou outros órgãos e pode surgir uma infecção aguda no organismo. Os casos graves são mais prováveis em indivíduos que possuem sistemas imunológicos fracos, embora, ocasionalmente, até mesmo as pessoas com sistemas imunitários saudáveis podem sofrer danos na visão causados pela toxoplasmose.

Alguns sintomas da presença do parasita podem incluir visão reduzida, visão turva, sensibilidade à luz brilhante, vermelhidão do olho e lacrimejamento. Os oftalmologistas algumas vezes prescrevem medicamentos para tratar a doença. Com medicação ou não é recomendado, dependendo do tamanho da lesão ocular, a localização e as características da lesão. Um oftalmologista irá fornecer os melhores cuidados para a toxoplasmose ocular.

A maioria das crianças que são infectadas com a toxoplasmose ainda no útero não tem sintomas no nascimento, mas eles podem desenvolver sintomas mais tarde com o avanço da idade e consequentemente do parasita. Uma pequena porcentagem de recém-nascidos infectados apresentam uma lesão ocular grave ou dano cerebral no nascimento.

no images were found

Grupo De Risco Para Desenvolver Uma Toxoplasmose Grave

As pessoas que têm mais probabilidade de desenvolver uma toxoplasmose grave são os bebês nascidos de mães que estão infectadas com o parasita Toxoplasma gondii durante ou imediatamente após a gravidez. Fazem parte do grupo de risco também pessoas com o sistema imunológico enfraquecido severamente, como indivíduos com HIV/AID. Pessoas que estão em tratamento com quimioterapia podem podem ter o tipo mais avançado da doença, bem como aqueles que recentemente receberam um transplante de órgão.

O Que Fazer Se Você Acha Que Está Com Toxoplasmose?

Se você está planejando engravidar, o seu médico pode testá-lo para o parasita Toxoplasma gondii. Se o teste for positivo, significa que você já foi infectada em algum momento de sua vida. Neste caso é pouco provável transmitir a infecção ao seu bebê. Se o teste for negativo, tome as precauções necessárias para evitar a infecção. Se você já está grávida, você e seu médico devem discutir o risco de toxoplasmose. Seu médico pode pedir uma amostra de sangue para testes.

Se você tem um sistema imunológico enfraquecido, pergunte ao seu médico sobre fazer um teste de sangue para Toxoplasmose. Se o teste for positivo, o seu médico pode dizer se e quando você precisa tomar medicamentos para prevenir a infecção. Se o teste for negativo, significa que você nunca foi infectado e que você precisa tomar precauções para evitar a infecção.

Se você suspeitar que pode ter toxoplasmose, fale com médico sobre os cuidados de saúde necessário. O profissional pode solicitar um ou mais variedades de exames de sangue específicos para toxoplasmose. Os resultados dos diferentes testes podem ajudar a determinar se você tem umT oxoplasma gondii ou se é uma infecção recente.

Tratamento Para a Toxoplasmose

Quando o diagnóstico da toxoplasmose for confirmado, o médico e o paciente devem discutir se o tratamento é necessário. Em uma pessoa saudável que não está grávida, o tratamento geralmente não é necessário. Se os sintomas estão presentes,eles geralmente desaparecem dentro de algumas semanas ou alguns meses. Para as mulheres grávidas ou pessoas que tenham o sistema imunológico enfraquecido, os medicamentos estão disponíveis para tratar a toxoplasmose.

Imagem de Amostra do You Tube

Como Evitar Contrair a Toxoplasmose

Existem várias etapas de saneamento e de segurança alimentar que você pode tomar para reduzir suas chances de se infectar com o Toxoplasma gondii. Uma delas é cozinhar os alimentos em temperaturas seguras. Um termômetro alimentar deve ser utilizado para medir a temperatura interna da carne cozinhada. Não prove a carne até que esteja cozida.

Lave sempre tábuas de corte, pratos, balcões, utensílios e as mãos com água quente e sabão após o contato com carne crua, aves, frutos do mar, ou frutas ou vegetais não lavados.

Use luvas quando for praticar jardinagem e durante qualquer contato com o solo ou areia, porque pode estar contaminada com fezes de gato que contêm Toxoplasmamose. Lave as mãos com sabão e água morna depois de jardinagem ou contato com terra ou areia.

Imagem de Amostra do You Tube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>