Vaca No Cio

Se você é criador de bovinos e está em dúvida sobre quando e como as vacas entram no cio, aprenda aqui como entender esse momento do animal que é bem comum de acontecer e esperado pela capacidade de gerar mais vacas para abate. A forma mais simples de se entender quando uma vaca entra no cio é pelo próprio comportamento do animal. Elas ficam agitadas e nervosas e isso quer dizer nada dóceis para o criador se aproximar ou mesmo as outras vacas.

Vaca No Cio

Vaca No Cio

Em alguns casos tentam até mesmo montar em fêmeas que estão na mesma situação e simular uma espécie de cruzamento. O cio bovino, biologicamente conhecido como estro, é o período onde a vaca aceita a monta do boi com intuito de procriar e apenas para isso, sendo um ato único e que já é responsável pela ovulação do feto da femea. Esta etapa do animal acontece a cada 21 dias mensais, bem semelhante ao ciclo humano. O intervalo de tempo é pequeno e menor ainda é o tempo de duração o do cio, eles duram, no máximo, 30 horas.

Há alguns padrões a serem seguidos para que a fêmea partos perfeitos entre os períodos do cio. Para tanto é preciso que a vaca conceba ou fique gestantes três meses depois do parto. É muito importante saber identificar o período exato do cio da vaca, por que, se a identificação do cio for falha, o rebanho nasce com poucos animais capazes de gerar ou bezerros.

Vaca No Cio

Vaca No Cio

Em casos de inseminação artificial em vacas antes do cio, por exemplo, é possível que na época exata do cio o animal tenha poucos ou quase nenhum filhote. Daí a importância de saber identificar a época certa do cio do animal. A recomendação é uma boa planilha de anotações referentes às datas em que o animal entrou neste período de sua vida.

Como já citado lá no alto deste artigo, para saber se uma fêmea está no cio, basta prestar atenção ao comportamento do animal. Coloque um touro no mesmo estabelecimento que ela, caso a vaca aceite a monta, ela está no cio, caso contrário não. No entanto, há outros modos de saber se vaca está no cio ou não.

Vaca No Cio

Vaca No Cio

Muco ressecado na vulva do animal, ou até muco seco preso na cauda são fortes indicativos de que o animal está no cio. Preste atenção também se a vulva está inchada ou avermelhada, fora do comum. Outro indicativo é que na época do cio, normalmente, há queda na produção de leite.

Mas essas são técnicas para leigos. Se você deseja aumentar a reprodução do animal e saber de maneira exata quando será o cio das vacas de seu rebanho, conte sempre com o auxílio de um profissional de veterinária com experiência no caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>