Que Frutas Podem Ser Oferecidas aos Cães

Se você pretende oferecer a seu cão uma alimentação mais balanceada e saudável é imprescindível que ele tenha contato com as frutas. Porém, se seu pet já está habituado a comer essas delicias, nada melhor que saber quais são as melhores para dar a ele.

Não são poucos os cachorros que gostam de frutas e fazem questão de tê-las a disposição, entretanto, nem todas elas são boas para os animais. Qual o horário melhor para isso e ainda qual a quantidade mais adequada? E será que as sementes podem ser consumidas pelo animal?

Para dirimir essas e outras dúvidas que os donos de cães possam ter, veja o texto abaixo:

Quais as Frutas Mais Indicadas Para os Cães

  • Maçã: Ela tem pectina e fibras, que auxiliam na regulação do nível de glicemia nos animais. Ainda contém a quercetina em sua composição, sendo a substância um anti-inflamatório natural, e também tem outros antioxidantes bem potentes que atuam contra o câncer e contra o estresse. Além disso, a fruta carrega o mineral borônio, que atua contra a osteoporose e a artrite, sendo preferencialmente com casca já que a mesma concentra diversos antioxidantes que previnem, acima de tudo, o câncer de fígado.

Principais Benefícios: Esta fruta possui probióticos, o que ajuda na melhora da função intestinal, contribuindo acima de tudo na manutenção da imunidade alta.

Como oferecer ao animal: a fruta deve ser dada em cubinho e com a casca. É recomendado que se remova as sementes, já que as mesmas liberam o ácido cianídrico, tremendamente tóxico para os cães.

  • Banana: Esse alimento é rico em fibras e em potássio, além de proporcionar maior energia ao pet. Como essa fruta carrega uma grande quantidade FOS, fruto oligossacarídeos, ou seja, aquelas fibras prebióticas que ajudam a fazer com que o intestino trabalhe melhor e consequentemente estimulem o sistema imunológico, ela é perfeita para ser dada aos cachorros, especialmente aqueles mais fominhas entre as refeições, pois contribui com a saciedade do animal. Os minerais como magnésio, fósforo e cálcio também estão presentes, mas em menor quantidade.

Principais Benefícios: Ajuda no trabalho adequado do sistema imunológico e na função saudável do intestino, deixando todo o organismo do cão bem mais equilibrado.

Como oferecer ao animal: Oferecer sem a casca e quantidade pequena.

  • Kiwi: Essa pode ser considerada a fruta das frutas para os animais. Contém o dobro de vitamina C que a quantidade disponível na laranja, e, além de ter um sabor bastante agradável, também é rica magnésio, fibras e em vários outros tipos de substâncias antioxidantes, que protegem os cães contra o aparecimento do câncer.

Principais Benefícios: Ajuda no fortalecimento dos tecidos conjuntivos e dos ossos e auxilia na manutenção de um equilibrado sistema imunológico.

Deve-se oferecer ao cão essa fruta sem casca e em quantidade pequenas.

  • Pera: Assim como a banana, esta fruta também contém potássio, vitaminas A, B2, B1, C, sais minerais e niacina. Também contém uma enorme quantidade de fibras, que atuam na proteção do intestino contra as doenças de origem inflamatória. Deve ser retirada a semente para dar ao cão.

Principais Benefícios: Auxilia na proteção do intestino, na imunidade alta e na saúde dos tecidos.

Deve ser oferecida com a casca e numa moderada quantidade.

  • Manga: Essa fruta é rica em vitaminas do tipo A, B e C e ainda fibras, e sais minerais. Há ainda o fato de possuir carotenoides, que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico, minimizando o risco de os animais apresentarem doenças degenerativas. Porém, a fruta verdade jamais deve ser oferecida ao animal, especialmente para cachorras gestantes,  já que possui diversas substâncias que podem vir a causar o aborto.

Principais Benefícios: Provoca a prevenção do envelhecimento, minimiza os riscos de doenças degenerativas, e auxilia na manutenção da saúde do animal.

Deve ser servida para animal sem o caroço e sem a casca.

  • Goiaba: Tanto a vermelha quanto a branca são fontes de licopeno, que traz proteção aos cachorros contra o câncer, além de diminuir o risco da pressão alta. Ainda possuem ação antioxidante, por causa da existência dos polifenóis.

Principais Benefícios: Possui substâncias que protegem os cães contra o câncer e é uma forte aliada contrao envelhecimento precoce.

Pode ser servida sem ou com casca, mas sempre em quantidade pequena.

  • Mirtilo: Esta fruta é pouco conhecida dos brasileiros, ainda que seja bastante semelhante à amora. É uma excelente fonte de antioxidantes, prevenindo o câncer, ajuda na manutenção da função neurológica e mantém em alta imunidade canina. Outro fator positivo é o da fruta possuir pouco açúcar.

Principais Benefícios: Previne do envelhecimento precoce, e ainda muitos outros benefícios. Como oferecer ao animal: em pequenas quantidades e servir com a casca.

  • Laranja: Se o animal não tiver traços de gastrite, a laranja é uma excelente fruta para ser oferecida, já que tem antioxidantes, vitaminas, substâncias que atuam como anti-inflamatórios, anti-hipertensivas, antialérgicas, e ainda mais de 100 substâncias que previnem contra o aparecimento do câncer e para finalizar, possui uma grande quantidade de fibras.

Principais Benefícios: Os principais deles ficam por conta da ação anti-inflamatória e antialérgica.

A laranja deve ser oferecida ao animal com o bagaço, mas sem casca ou semente.

  • Caqui: Ainda que seja uma fruta um tanto adocicada, tem substâncias que auxiliam a diminuir os triglicérides no sangue, além de potássio, manganês e sua casca apresenta diversas substâncias antitumorais. Há também grande presença de carotenoides, que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico, minimizam o aparecimento das doenças degenerativas e têm ação antioxidante.

Principais Benefícios: Auxiliam na diminuição dos triglicérides,  previne o aparecimento de tumores, proporciona equilíbrio ao sistema imunológico, entre outros.

Deve ser oferecido em pequena quantidade e acompanhado da casca.

  • Morango: O melhor é oferecer aos animais e consumir somente morangos orgânicos. A ingestão dessa fruta melhora a função do cérebri, possui vitamina C, e ainda o ácido elágico, com ação antioxidante, e também o ácido gálico, que contribui para a prevenção do surgimento de diversos tipos de câncer. Além disso, apresenta poucas calorias e auxilia no aprendizado.

Principais Benefícios: É um aliado de peso contra o envelhecimento rápido e ajuda na ativação das funções cerebrais.

Deve ser servido normalmente, mas poucas unidades por vez.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Alimentação

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Com quanto mês que pode dar fruta ;para cachorro???

    Nereide 31 de janeiro de 2016 10:34

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *