Dieta Vegetariana Para Cães

Alimentação Vegetariana Para Animais Domésticos

Entendendo o Assunto

A alimentação destinada aos animais domésticos, inclusive aquela que está voltada aos alimentos vegetarianos ou ainda aos veganos, sendo até mesmo controversa por muitos, especialmente do ponto de vista de saúde e de origem do sistema digestivo desses animais, pode ou não ser usada. Por exemplo, a dieta vegana está destinada a respeitar toda e qualquer forma de vida, e isso implica não fazer com que os animais se tornem fonte de alimentação dos humanos e nem mesmo dos próprios animais, não submetendo nem os domésticos a fazer uso de certos alimentos.

Em contrapartida, adquirir comida comum para animais de estimação é, de certa forma, apoiar a indústria de comercialização da carne, reafirmando toda sua exploração e crueldade, colaborando com os danos ambientais e o desperdício, sendo que os veganos se opõe a isso. Os gatos e os cães podem sim fazer uso de uma dieta vegetariana, entretanto não são veganos ou vegetarianos por natureza, já que os gatos são essencialmente carnívoros e os cães omnívoros.

Embora tanto cães e gatos façam parte dos animais carnívoros, isso não contém grande significado, já que, por exemplo, o urso panda faz parte da mesma família e é quase que totalmente vegano.

A Dieta Vegetariana e Seus Benefícios

O dono de um cão ao dar-lhe uma dieta vegetariana tem somente que ficar atento à alimentação, de maneira que não falte ao mesmo nenhuma substância que seja essencial. Alimentar os animais domésticos com uma dieta vegetariana ainda carrega a facilidade de impedir alergias e ainda muitos outros problemas de saúde.

Para muitos donos de cães, a ideia simples de alimentá-lo sem usar a carne como base parece até estranho e pouco natural, e, em razão disso, criticam tal fato. Entretanto, atualmente sabemos que os cachorros, da mesma forma que os humanos, não têm a necessidade de ingredientes específicos, como ovos ou carne, porem, necessitam de determinados nutrientes.

Então, para conseguir oferecer ao animal uma dieta que seja balanceada sem que tenha a carne, existe á bastante tempo pessoas preocupadas com o assunto, pesquisando a dieta vegetariana especificamente para os cachorros, e elaboraram vários estudos sobre o assunto. Desta forma, procuramos apontar um apanho de dicas e ideias, desenvolvidas por amantes de animais e veterinários acreditando assim, que, quanto mais se souber sobre assunto, melhor se tornará a vida dos cães.

Assim se poderá fazer uma transição saudável entre uma dieta à base de carne para uma que leve em consideração o consumo de frutas, legumes e vegetais, sabendo-se que tal mudança pode trazer grandes benefícios ao meio ambiente e aos animais.

A opção por uma alimentação vegetariana para os cães não é algo de agora, sabendo-se que em lugares como Inglaterra e Estados Unidos cães de diversas gerações são alimentados apenas com refeições de origem vegetal. Por isso, antes de partir para essa forma de alimentação, deve-se procurar refletir sobre o que está embutido no termo “natural” que buscamos para nós e para nossos animais de estimação.

A Opção de Uma Dieta Saudável

Sabemos que diversos dos produtos usados nas rações caninas comerciais são conseguidos a partir dos subprodutos daqueles oferecidos aos seres humanos, sobrando somente aquelas partes impróprias para nós. Desta maneira, os produtos industriais, geralmente, estão relacionados com a baixa qualidade de seus ingredientes, além de ainda incluírem inúmeros produtos químicos como agrotóxicos e hormônios.

Assim, depois de consultas feitas com pesquisadores da área, é possível que seja montada uma dieta balanceada, que deve incluir necessariamente produtos orgânicos e assim fazer com que o animal tenha uma saúde e disposição invejáveis.

Além disso, todos sabemos que várias das rações disponíveis no mercado acabam causando alergias diversas aos animais, e com a alimentação baseada em vegetais eles se tornarão menos propensos a elas.

Varia Possibilidades de Dietas

Um cardápio para seu cão pode ser montado depois de buscar em sites e publicações especializadas no assunto, aquelas refeições que sejam mais saudáveis. É importante que você tenha em mente que isso vai dar trabalho e vai requerer de você uma maior dedicação, mas os resultados serão imensamente valiosos e, por isso, valerão tudo o que foi feito.

Uma alimentação caseira poderá ser produzida sem medo, mas deve-se estar atento aos suplementos necessários ao animal de maneira que seja garantida todos os minerais e nutrientes da forma correta, ou se quiser, ainda pode fazer a opção de oferecer a ração comercial que é feita pela Fri-ribe.

Caso não se sinta a vontade em oferecer a seu cão os suplementos vitamínicos, saiba que não existe no mercado, algum tipo de ração, mesmo com carne ou vegetariana, que não carregue consigo alguma forma de suplemento alimentar. Além disso, os suplementos vitamínicos trazem benefícios aos animais e não comprometem a saúde do pet, e sim lhe fornece o equilíbrio e a saúde.

O custo X benefício oriundo de um suplemento em relação à qualidade de vida do cão e ainda os danos ao meio ambiente que são minimizados, são imensamente compensadores. Para entender melhor sobre os danos ambientais advindos de uma alimentação baseada em carne, leia as publicações fornecidas pela Sociedade Vegetariana Brasileira.

Alimentação Diferenciada Para os Gatos

Entretanto, é preciso que sejam estabelecidas dietas especiais para os felinos, já que eles necessitam de um aminoácido chamado taurina, que está presente na musculatura animal. Os mesmos não possuem a capacidade de fazer a sintetização da substância em quantidade significativa, o contrário do que acontece com os cães e os seres humanos.

A taurina sintética já foi desenvolvida, sendo utilizada em alimentos comerciais, sem alimentação vegetariana, recomendada para os gatos. Aqueles animais que não se alimentam de carne precisam receber estes ou até mesmo outra forma de suplemento alimentar, já que sua deficiência no organismo pode ocasionar cegueira e até mesmo levar o animal ao óbito.

Além da taurina, os gatos precisam de vitamina A, como também de ácido araquidónico. É importante que se saiba que a alimentação vegana voltada para os gatos possui esses ingredientes fundamentais, e as fábricas que os comercializam colocam-nos na mistura da alimentação.

Não se torna mais custoso oferecer uma dieta vegetariana ou a um animal doméstico, já que rações que apresentam uma qualidade maior também são custosas. E ainda que se escolha oferecer comida “caseira” e não somente a ração, os alimentos mais caros como sementes e castanhas são tão repletos de nutrientes e energia que são necessárias quantidades pequenas para fazer com que os mesmos estejam saciados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Alimentação

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *