Prós e Contras de Ter um Animal de Estimação

Decidir se é o momento ou não de ter um animal de estimação não á fácil. As vantagens emocionais são inegáveis, mas animais de estimação precisam de tempo, compreensão e treinamento. Especialmente se você tem filhos, pode ser difícil avaliar o momento em que se está pronto para um animal de estimação.

Todos querem, ou pelo menos grande parte das pessoas, um amigo quente e fofinho para brincar e dar carinho, mas as responsabilidades e os custos necessários para cuidar adequadamente de seus animais de estimação são reais e precisam ser levados em consideração.

Considerar cuidadosamente as consequências de acolher um novo animal de estimação em sua casa pode fazer toda a diferença em manter seu animal de estimação seguro e feliz. A seguir, veja quais são os pró e os contras de ter um animal de estimação em casa e use as informações para tomar a melhor decisão.

Prós de Ter um Animal de Estimação

Segurança: Um ponto positivo de ter um animal de estimação, mas que só se aplica aos de grande porte, é a segurança. Principalmente no caso dos cães, animais de estimação podem trazer mais segurança para a sua casa. Um cachorro latindo afugenta ladrões.

No entanto, mesmo os animais menores, podem servir como verdadeiros alarmes, que avisam ao dono quando algo está errado. Ao estudar a possibilidade de ter ou não um animal de estimação, não se esqueça de que o seu novo membro da família pode ajudar a manter sua família mais segura.

Amor: Não importa que tipo de animal de estimação que você tenha, o amor que sentirá por ele irá te transformar e te fazer se sentir muito feliz. Animais de estimação têm o dom de nos acalmar, eles são tão especiais que podem transformar um dia ruim, deixando-o mais alegre.

Aprender a Ter Paciência: Especialmente quando se trata de um filhote, ter um animal de estimação pode te ensinar lições valiosas. Treinar seu animal de estimação pode ser uma grande lição de paciência. Durante o processo de educar o seu animal, você pode aproveitar para ensinar também para os seus filhos como eles podem ser mais gentis e compreensivos.

Ser Amado: Outro ponto positivo de ter um animal de estimação é ter um membro da família que sempre vai simpatizar com você. Independentemente de qual seja o animal, você se sentirá amado por ele. Ter alguém que realmente se importa com você para abraçar fará com que você se sinta muito mais feliz.

Melhoria da Saúde Mental: Ter um animal de estimação também é uma forma poderosa de manter a saúde mental em ordem. Muitos médicos indicam que os seus pacientes tenham bichinhos de estimação para auxiliar no tratamento de diversas doenças da mente.

Para pessoas que sofrem de depressão, os animais de estimação oferecem uma série de benefícios, como redução do estresse e da ansiedade. Além disso, eles vivem querendo brincar e sempre fazem travessuras, e isso faz as pessoas sorrirem com maior frequência, e, consequentemente, se sentem mais felizes.

Contras de Ter um Animal de Estimação

Responsabilidade: Uma desvantagem de ter um animal de estimação é um aumento imediato de responsabilidade. Assim como uma criança, animais de estimação dependem de você para absolutamente tudo. Não só isso, se eles ainda têm de ser treinados, pois eles não vão entender sua raiva quando eles fazem algo errado.

Se você tem uma vida agitada e está sempre atarefado, é melhor pensar com bastante cuidado para que o animal não acabe ficando sem sua atenção e os cuidados que ele precisa. Nesses casos, um pequeno animal de estimação, como um hamster, por exemplo, pode ser o mais indicado para você se acostumar a ter uma vida que depende dos seus cuidados.

Alergias: Outra desvantagem de ter animais de estimação em casa são as alergias. Especialmente se você não sabe se tem alguma alergia, levar um gato ou um cão para casa pode trazer surpresas um tanto quanto desagradáveis.

Tenha em mente que as alergias pioram a cada vez que você fica próximo ao animal, por isso, ter passado um tempo limitado com animais no passado, não é prova de que você não é alérgico. Se você não tem certeza de suas alergias a animais, procure ter um contato mais frequente com bichinhos de estimação de amigos e familiares para ter certeza.

Riscos: Outra consideração importante quando se decide ter um animal de estimação é se ele trará riscos para a sua vida e de sua família. Nesse caso especificamente estamos falando dos animais de grande porte, considerados mais ferozes. Um animal com essas características pode não ser a melhor opção para quem tem crianças pequenas, por exemplo. É importante levar em consideração todos os membros da família antes de tomar uma decisão.

Custo: Assim como os humanos, os animais precisam de cuidados para serem saudáveis e felizes. Antes de ter um animal, considere os custos com veterinário, calculando uma média anual de acordo com o tipo de animal que pretende ter.

Cães e gatos, por exemplo, exigem vários cuidados específicos ao longo do seu primeiro ano de vida, bem como cuidados de prevenção ao longo de suas vidas. Sem contar que eles podem passar por algum problema e precisar de algum tratamento. Tudo isso tem custos que não podem ser deixados de lado.

Sujeira: Não há como fugir disso, não importa que tipo de animal você tenha, você vai ser obrigado a limpar a sujeira que eles fizerem, principalmente fezes e urina.

A Hora da Decisão

Depois de conhecer os principais prós e contras de ter um animal de estimação é a hora de se decidir. Pense com muito cuidado, pois se trata de uma vida. Não adote um animal se você não tem a certeza de que pode realmente tratá-lo da maneira que ele merece.

Converse com amigos que tenham animais e pergunte a opinião deles. A grande maioria das pessoas diz que os prós são tão especiais que compensam os contras. Ter um animal é sempre um motivo de alegria, desde que seja uma decisão acertada e consciente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *