Dicas Para Cães Que Tenham Dificuldade Em Se Alimentar

Animais domésticos podem ser comparados facilmente às crianças, pois comumente se alimentam bem, outras vezes comem apenas o que querem e em determinadas ocasiões passam o dia sem se alimentar com coisa alguma e, com isso acabam ficando com um organismo pobre em vitaminas e minerais, essenciais para um crescimento e desenvolvimento saudável.

Os bichinhos, assim como os seres humanos, possuem na alimentação sua única fonte de nutrientes para fazer funcionar bem organismo. Portanto, se ele não come bem, poderá sofrer com vários sintomas, como algumas doenças, queda de pelo e ainda enfraquecimento da dentição.

Então, uma alimentação que seja saudável e adequada para os animais é de extrema importância, caso contrário, sua saúde pode ficar em risco.

Alimento Adequado Para Os Cães

Como já sabemos o alimento mais completo e perfeito para os cães é a ração e não a comida caseira como muitos pensam. Claro que muitos de nós sentimo-nos atraídos a compartilhar com nossos cães diversos petiscos, como pedaços de pães, bolos e tortas, mas esse procedimento não é adequado para o animal.

Os alimentos destinados aos humanos contêm diversas substâncias que são nocivas aos animais, como excesso de sódio e ainda glicose. Estes itens não são apropriados ao consumo animal e, por isso, podem trazer problemas de saúde aos mesmos, especialmente excesso de peso e ainda diabetes e doenças cardíacas.

Por isso, o uso de uma ração balanceada pode fazer verdadeiros milagres para a saúde de seu animal. Somente ela é capaz de fornecer todos os nutrientes de que ele precisa para se tornar um cachorro forte, cheio de vitalidade e isso ajudará a combater diversos tipos de doenças que vão desde as mais básicas, como infecções por bactérias e fungos, até as mais sérias, como o câncer, por exemplo.

Encontre Uma Ração Que Seu Animal Goste

A principal preocupação dos donos de animais é encontrar uma ração em que os mesmos se deem bem e consigam fazer as refeições normais do dia, sem sacrifícios. Mas como agir se o animal não aceita a ração oferecida?

Como já dissemos a primeira dica do que deve ser feito é buscar sem cessar alguma ração no mercado que seu animal coma bem. Assim como nós humanos temos nossa comida preferida, os animais também. Eles também possuem a capacidade de avaliar o aroma, a consistência e o sabor do alimento que lhe é oferecido.

Enquanto os cães grandes preferem refeições maiores, os pequenos precisam de alimentos de menor tamanho e até pastosos, pois têm os dentes ainda em formação, sendo assim, os alimentos com sabor de carne são geralmente os preferidos. Então se seu bicho está meio sem fome, tente oferecer um pouco daquelas rações pastosas que vêm em lata, misturadas em um pouco de ração seca, de repente isso funcione e abra o apetite do animal. Mesmo que seu animal goste de um determinado tipo de ração é importante mudar a marca de vez em quando para que ele não enjoe, dando assim um tempo para que ele possa sempre estar se habituando a coisas novas. Sem manter a mesma ração todos os dias, seu animal terá a necessidade de ir até a vasilha para saber que tipo de alimentos você resolveu colocar para ele.

Busque Sempre Rações De Boas Marcas

As rações com valor de mercado baixo, especialmente aqueles que custam em dois e três reais, costumam não ter um sabor e uma consistência muito boas. Se você passou a ter um cachorro agora e por isso não sabe qual a ração certa para dar a ele, pesquise e pergunte a um veterinário qual o alimento mais adequado, ou seja, aquele que oferece melhor valor nutricional, aliado ao sabor e aroma.

Geralmente, as melhores rações são as mais caras e têm um cheiro bastante forte e característico e ainda um sabor bastante agradável ao cão, por isso, ele gosta mais delas.

Saiba Quantas Vezes Por Dia Deve Alimentar Seu Animal

O que mais costuma reprimir a fome de um cão é a constante beliscadinha na ração, um erro bastante comum cometido pelos donos de cães. Além disso, os petiscos danos durante o dia também servem para tirar a fome do pet.

Assim como com as crianças, os animais precisam ter regras para a alimentação. O recomendável é que o alimente apenas uma vez ao dia e sempre que possível bem próximo ao horário que ele faz suas necessidades. Esse procedimento ajudará na organização do organismo do cão, pois ele comerá, logo beberá água e depois irá defecar, seguindo uma ordem certa para tudo.

O organismo do animal, diferentemente daquele do ser humanos, não necessita de três refeições diárias para se manter saudável e isso é diagnosticados por profissionais. Caso fique com peso de consciência e ache preciso, alimente-o no máximo durante duas vezes, e sempre na mesma hora.

Dicas Especiais

Se mesmo com todas as dicas aqui fornecidas seu animal ainda estiver com sérias dificuldades de alimentação, a melhor coisa a se fazer é procurar receitas que sejam próprias para serem dadas a cães, como tortas, bolos e biscoitos. Mas tudo deve ser feito com muito cuidado, já que o pet o animal pode vir a ter problemas severos de rins, por exemplo, caso coma alimentos salgados demais.

Através de diversos sites da internet é possível encontrar várias receitas de refeições que são feitas especialmente para os cães, mas elas não podem ser oferecidas todos os dias ao animal, apenas algumas vezes, somente para lhe abrir o apetite. Ao invés de descartar a ração, intercale esse alimento ou ainda esfarele os alimentos diretamente na vasilha de ração.

Não se esqueça de colocar a ração nova todos os dias, pois ração velha pode juntar fungos e bactérias e causar mal estar no animal. Da mesma forma, coloque água limpa e fresca também todos os dias. Um local de alimentação sempre limpo e asseado também pode fazer com que o animal sinta mais fome e busque mais vezes sua vasilha.

Com os cuidados básicos e as dicas certas, certamente seu cãozinho se sentirá o mais a vontade possível para se alimentar e ser feliz ao lado de pessoas que o amam e se preocupam com ele.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Alimentação

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *