Como Cuidar Do Mau Cheiro No Animal e No Ambiente

Quem tem animais de estimação em casa bem sabe o quanto é difícil manter tudo bem limpo e cheiroso, pois os próprios bichinhos, por mais que estejam limpos, sempre soltam um odor característico, assim como nós, seres humanos. Para manter a casa sempre cheirando a limpeza ou você tem tempo de sobra e fica passando pano de cinco em cinco minutos ou encontra alternativas simples e práticas para deixar tudo bem higienizado.

Como Manter o Ambiente Cheiroso Quando Se Tem Animais De Estimação       

Muitos de vocês devem estar se perguntando qual é a melhor indicação para se manter a casa livre de odores, ou seja, que produtos podem ser usados para combater o mau cheiro dos animais, especialmente em tempos de chuva, onde a casa toda deve ficar fechada. Várias pessoas optam por usar produtos que livram o ar do cheiro ruim, como o Glade Tecido e Ar, que pode ser usado tanto em tecido, como sofás, cortinas e mantas, quanto para ser passado no ambiente comum. Ainda é possível se usar o produto borrifando diretamente na caminha dos animais, quando os mesmo não estiverem no local, é claro!

Os que fizeram uso do produto gostaram muito do resultado obtido, por isso, não custa nada experimentar usar, para ter uma casa sempre bem perfumada.

O mau odor dos animais não é característica apenas de cães e gatos, pois o mesmo pode ser gerado por aves, répteis e ainda por roedores. Por isso, com um produto apenas é possível se limpar a casa toda e especialmente os lugares nos quais os animais ficam em repouso.

Mais Dicas:

Grande parte das pessoas que têm uma convivência com animais dentro de apartamentos e casas, nem percebem que os bichos produzem um mau cheiro, pois se acostumam ao odor. Para tentar minimizar esse problema, especialmente quando não tem algum outro produto à mão é aconselhável passar todos os dias um pano umedecido com água e vinagre branco no ambiente. Caso os animais passeiem pela casa e os cômodos tiverem carpete, o ideal é que se passe uma escova embebida com a mesma solução. Para que o cheiro do vinagre não impregne na casa também, o melhor é usar duas a três colheres de sopa do produto, em no máximo 10 litros de água limpa.

Combate Ao Mau Hálito Dos Cães

Assim como nas pessoas, o mau hálito dos animais pode ser causado por vários motivos, e entre eles estão as infecções de garganta, gengivites, gastrite, ou a ingestão de alimentos apodrecidos. Para evitar esse tipo de odor, que também causa mal estar aos donos e aos visitantes, é importante que o animal tenha uma alimentação saudável, feita basicamente a base de ração para ajudar a amenizar o problema.

Outra causa frequente de mau hálito é a placa bacteriana e o tártaro, por isso, é importante levar o animal ao veterinário para que o mesmo faça uma limpeza nos dentes do bicho e, no caso dos cães, oferecer aos mesmos ossos e brinquedos para que possam morder e remover o tártaro.

Há raças de cães que são mais propensas a ter mau hálito devido a retenção de alimentos entre os dentes, são elas o Cocker Spaniel e o Boxer.

Cães Que Têm Mau Cheiro

Este mau cheiro a que nos referimos, não é aquele cheirinho característico dos animais, e sim aquele odor forte e diferente, este sim podem ser sinal de que algo está errado com a saúde do animal. Quase sempre esse odor forte provém de uma inflamação nas glândulas perianais, pois elas produzem uma forma de secreção que tem cheiro muito forte, que fica ainda pior depois do banho do animal.

O procedimento mais comum, feito pelos veterinários tem como base a drenagem das glândulas, através de medicamentos dado ao animal, especialmente com antibióticos e anti-inflamatórios e ainda sua remoção através de cirurgia. Então, se seu bicho estiver com um mau odor mesmo depois do banho, leve-o ao veterinário.

Como Remover o Mau Cheiro Dos Animais, Dos Ambientes

Na vida corrida que se leva, especialmente nas grandes cidades, as pessoas não têm tempo para ficar cuidando da casa, deixando tudo para ser feito no final de semana. Então, quem tem animais em casa sofre mais com os efeitos do cheiro deles, especialmente porque a casa fica fechada grande parte do tempo e os animais são obrigados a fazer suas necessidades  em cômodos fechados. Por isso, vamos repassar aos donos de animais, sejam de qual tipo ou raça for uma receita capaz de remover o mau odor de qualquer ambiente ou até mesmo dos animais, através do banho seco.

Solução Para a Limpeza De Animais

Ingredientes:

  • Um litro de água limpa
  • Meio copo (pode ser copo americano ou de requeijão) de vinagre de álcool
  • Uma colher de sopa de bicarbonato de sódio

Pegue os três ingredientes e os misture em uma vasilha limpa. Na mistura, molhe um pano limpo e passe no animal, e repita o mesmo procedimento até perceber que o animal está limpo.

Na solução o vinagre atuará para dar brilho ao pelo e também para retirar o mau cheiro do animal, da mesma forma o bicarbonato servirá para remover o mau odor e para desinfetar o animal. Se o bichinho estiver á bastante tempo sem banho, pode-se encharcar o pano com a solução e depois secar adequadamente o animal.

Solução Para a Limpeza Do Ambiente

  • Um litro de água limpa
  • Meio copo de vinagre de álcool
  • Uma colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • ¼ de copo de álcool (pode ser álcool em gel)
  • Uma colher de sopa de amaciante de roupa

Da mesma forma da receita anterior, deve-se misturar todos os ingredientes em uma vasilha limpa e grande, pois o bicarbonato pode efervescer. Depois é só colocar a mistura em um frasco com borrifador e passar no sofá, cortina, coberta, almofada, enfim, em todos os lugares em que o animal costuma ficar ou se deitar, inclusive aqueles que ele usa para dormir.

A solução elimina o mau cheiro e ainda deixa tudo com um cheirinho gostoso do amaciante. Ela ainda pode ser usada e passada no chão, com o uso de um pano.

A mesma mistura ainda é capaz de retirar mofo das roupas, limpar carpetes, tetos e estofados de carros, e ainda remove o chulé de sapatos e tênis. No caso de uma limpeza mais profunda, a mistura pode ser usada para lavar determinado tecido.

Dica: É importante não exagerar em nenhum dos ingredientes usados na mistura, pois tudo o que de é demais, estraga!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Higiene

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *