Teiú-Branco

O Teiú-Branco

Teiú-Branco

Teiú-Branco

O Teiú-Branco é uma espécie de lagartos com o nome científico Tupinambis Teguixin. Esse réptil vive em florestas, campos de vegetção alta e em campos cultivados. Ele pode chegar a medir até 1,5 metro de comprimento, sendo o maior lagarto do Brasil. É um tipo de réptil muito comum no Brasil e é fácil de ser visto.

Ele pode ser encontrado desde a região sul da Amazônia até a região Norte da Argentina. Seu habitat é em àreas abertas de cerrado, mas também pode ser visto em bordas de matas de galeria e dentro de matas mais abertas. Essa espécie é terrestre, ou seja, vive no chão, próximo a capim baixo e pedras, onde toma banho de sol, uma atividade que adora.

Características da Espécie

Lagarto

Lagarto

O Teiú Branco é conhecido por ser um animal agressivo e voraz. Quando é molestado, sua primeira reação é de fuga, mas quando impossível, ele defende-se e desferi golpes muito violentos com a calda. É o maior lagarto do Brasil e isso o torna uma espécie muito atrativa e bastante estudada pelos os pesquisadores.

O réptil possui cabeça longa e pontiaguda, as mandíbulas são fortes e possuem um grande número de dentes pontiagudos. A língua é de cor rosa, é longa e bífida. A cauda é comprida e arredondada. Sua coloração em geral é escura, mas possui manchas de cor amarela e branca que está sobre a cabeça e os membros. Os filhotes possuem coloração esverdeada, mas aos poucos, de acordo com o desenvolvimento do animal, essa coloração vai desaparecendo.

É um animal ovíparo e põe entre 12 a 30 ovos, que regularmente os deposita em cupinzeiros e os deixa incubados por aproximadamente noventa dias. Alimenta-se de pássaros e seus ovos, répteis, anfíbios, pequenos mamíferos, insetos, crustáceos e vermes. Mas também pode ingerir flores, folhas e frutas. É conhecido como “ladrão de galinheiros”, pois ataca as galinhas com o objetivo de pegar seus ovos e quando consegue, ele chupa os ovos com bastante avidez.

O Teiú-Branco Em Cativeiro

Cuidados

Cuidados

Esse réptil pode ser encontrado em cativeiros, lugar em que deve ser bem tratado e receber cuidados especiais. No Brasil o Teiú-Branco é o lagarto mais comum em cativeiro. Quando se decide ter um réptil como bicho de estimação é preciso ter consciência das características do animal, para que ele possa ser bem tratado, respeitando suas necessidades.

É importante que quando esse animal for mantido em cativeiro ele tenha um lugar adequado para viver e receba os devidos cuidados, para que tenha uma ótima qualidade de vida. Ele deve ser mantido em um amplo terrário, com pedras e tronco forte e a iluminação deve ser feita com lâmpadas fluorescentes, para que no período diurno tenha boa luminosidade.

Por: Érica Ap. Gomes

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Répteis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *