Provavelmente é quase unânime que as pessoas queiram se manter bem longe de serpentes venosas. Na dúvida, preferem se manter bem afastadas de qualquer bicho que rasteje. E é bom que seja assim, pois sem um bom conhecimento não temos como identificar uma serpente venenosa e para não correr o risco, o melhor que temos a fazer é manter distância de qualquer uma que apareça por perto. Melhor mesmo quando nem cruzamos com uma serpente.
Selecionais 10 serpentes que são consideradas as mais venenosas de todas. Confira as características de cada uma delas:
1- Cascavel
Mesmo que não sabe absolutamente nada sobre cobras já ouviu falar da cascavel e o quanto ela é venenosa. Entre as serpentes venenosas essa é uma das de fácil identificação, se você tiver sangue frio para olhar bem antes de correr. A cascavel tem na ponta da cauda um chocalho.
A cascavel é uma das serpentes que fazem parte da família da Jararaca e das que falaremos aqui é a única que pode ser encontrada nas Américas, o que não deixa de ser uma boa notícia.
Uma curiosidade sobre essa serpente é que os seus filhos são mais perigosos do que o animal na fase adulta, pois ao contrário dos “pais”, eles não conseguem controlar onde injetar o veneno no ataque.
O veneno da cascavel quando entra em contato com o sangue do homem, destrói os tecidos, causa coagulopatia e danifica os órgãos. Mesmo que a pessoa seja atendida imediatamente, ainda sim, corre o risco de perder à vida.
Num primeiro momento, a pessoa picada sente dificuldades para respirar, seguida de paralisia, salivação e hemorragias.
A taxa de mortalidade por conta da picada da cascavel quando se aplica o antiveneno é de menos 4%.
2- Serpente da Morte
O nome não deixa dúvidas do que é capaz essa serpente venenosa, a serpente da morte, uma das mais perigosas do mundo. Para nossa sorte não pode ser encontrada no Brasil, a serpente da morte vive na Nova Guiné e na Austrália.
A serpente da morte é uma excelente caçadora, ela vai atrás de outras cobras e fazendo emboscadas consegue matá-las.
Possui a cabeça na forma de um triângulo seu corpo é achatado e pequeno. Mas, na hora de injetar o seu veneno, uma picada e entre 40 a 100 mg de líquido é injetado na vítima. O veneno dessa serpente é o neurotoxina e depois de uma picada, entre 6 horas, ele tem o poder de paralisar o cérebro do homem, pois provoca insuficiência respiratória. Porém, entre a picada e os primeiros sintomas, estima-se entre 24 horas e o auge do efeito, em 48 horas.
Existe um antiveneno para a picada da serpente da morte que é muito eficiente.
3- Víbora
Você já chamou alguém de “sua víbora”? Esse modo nada carinhoso de se referir a alguém de pouca confiança é justamente por conta a serpente que leva esse nome “víbora”, pois ela faz um grande estrago. A víbora está entre as serpentes mais venenosas do mundo. Ela pode ser vista principalmente no Oriente Médio, por aqui não e também na Ásia Central, mais comumente no Sudeste Asiático, China e Índia.
Além de muito venenosa, essa serpente ainda é veloz o suficiente para atacar quando se menos espera. Elas são “mais ativas” durante à noite depois da ocorrência de chuva.
Ela é rápida no ataque e quem o sofre sente logo que isso aconteceu, pois a dor no local da picada é muito forte, em seguida, a parte do corpo fica inchada e hemorragia é outro sintoma comum. Normalmente, a perda de sangue começa na gengiva. É comum também que a vítima tenha além do inchaço, bolhas no local da picada e a pressão arterial em queda, assim como a frequência cardíaca.
Em casos extremos, a picada da cobra pode causar necrose superficial. Outros sintomas são inchaço no rosto e vômito, calcula-se que isso aconteça em um terço dos casos de ataque da víbora.
A vítima ainda fica sentido dores fortes no local entre 2 a 4 semanas e é comum que a área atingida fique inchada e sem coloração. A picada da víbora pode levar à morte por septicemia e insuficiência cardíaca ou respiratória, no dia seguinte do ataque ou até 14 dias depois. Há casos que à morte vem dias depois em consequência da picada dessa serpente venenosa.
4- Naja
Existem várias espécies de naja e a maioria delas não entraria na lista de serpentes venenosas, porém, aquela das Filipinas, a cuspideira sim, pois tem um veneno fatal. O pior é que a naja cuspideira consegue “mandar” o seu veneno para bem longe, facilitando o ataque. A serpente venenosa chega a cuspir o veneno a 3 metros de distância. O que significa que não precisa estar muito perto da naja para correr o risco de ser envenenado.
Uma picada da naja pode fazer com que a vítima morra em 30 minutos. A substância neurotoxina que existe nele provoca problemas na função respiratória e cardíaca. Outros sintomas são: dor na barriga, diarreia, vômitos, tontura, convulsões, dores de cabeça e desmaio.
5- Serpente Tigre
Encontrada somente na Austrália, essa serpente venenosa tem uma substância tão tóxica na sua picada que a vítima pode morrer 30 minutos depois de ser atacada. A taxa de mortalidade por picada de serpente tigre antes que conseguissem criar o antiveneno era de 70%.
A vítima sente dores no pescoço e nos pés, acompanhada de dormência e formigamento. Além disso, apresenta dificuldades de respirar.
Essa cobra só ataca se encurralada. Quando pode fugir, não faz nada contra a pessoa que está a sua frente.
6- Mamba Negra
Essa serpente venenosa pode ser vista somente no continente africano. Porém, são famosas no mundo inteiro porque são espertas na hora do ataque, que é mortal. São cobras muito agressivas e consideradas as mais rápidas do mundo, chegando a atingir 20 quilômetros por hora.
Uma picada da mamba negra significa ter no organismo a quantidade média de veneno entre 100 a 120 mg, mas, em alguns casos, ela pode “injetar” 400 mg de veneno em um único ataque.
Em 50% dos casos, quando o veneno atinge uma veia, a vítima morre.
Quando atacada a vítima sente um leve formigamento nas extremidades do corpo e da boca. Além de salivação em excesso, febre, visão confusa e falta de controle dos músculos. Os sintomas começam leves, mas se a pessoa atacada não for atendida imediatamente, começa a sofrer com dores fortes, chegando a ter convulsões, que culmina com parada respiratória, coma, seguido de morte.
As serpentes são animais de personalidade fria, não são como os animais de estimação, que podemos pegar no colo, fazer carinho, ficar brincando, acariciando. Elas não obedecem, não demonstra carinho as pessoas a sua volta. As serpentes agem por instinto. Quando são criadas em cativeiros, elas começam a respeitar o dono só depois de um certo tempo, pois percebem que é através dele que são alimentadas.
As espécies de serpentes vivem 20 anos em média. Elas nascem com 30 cm, mas o comprimento varia de espécie, algumas podendo chegar a 4m como as jibóias e outras chegarem a 6m como a Pitón Burmese.
Elas trocam de pele duas vezes ao ano pelo menos, pela da qual é recoberta de escamas, com um formato arredondado na extremidades e na cauda, e alongado na parte superior.
As serpentes não ouvem sons acima de 140hz, pois possuem ouvidos internos, mas possuem uma sensibilidade grande em relação as vibrações.
Sua língua é flexível, estreita e bi partida, assim favorecendo a captação dos cheiros.
porque os lagarto teiu fica 6 meses desaparecido.