Tartaruga Mata-Mata, o Réptil Chelus Fimbriatus da América do Sul

A América do Sul é um subcontinente rico em espécies animal e vegetal, são diversas espécies, cada uma com sua diferença que ajuda a estabilizar o meio ambiente. A fauna e a flora das florestas tropicais são muito cobiçadas, e vivem em constante perigo.Esse ambiente é berço de mamíferos, aves e répteis como a famosa tartaruga Mata-Mata.
Esse Quelônio da família Chelidae é um animalzinho de aparência estranha, mas muito interessante, que pode viver até 35 anos.

O Animal

Tartaruga Mata Mata

Tartaruga Mata Mata

Na verdade o Mata-Mata é um cágado, conhecido cientificamente como Chelus Fimbriatus, um réptil semi-aquático, que vive em água doce. É um animal de aparência única, ou seja, não é possível confundido com qualquer outro cágado ou tartaruga.

A carapaça (casco que protege o frágil corpo) em geral é preta, podendo ter a cor amarronzada, e chegar à até 50 cm de comprimento. A couraça não tem articulações, e é menor.

A cabeça é totalmente diferente, tem formato triangular, é achatada, e possui pequenas puxadas de pele, que se parecem espinhos, formando uma ranja ao redor da cabeça. Sua aparência “bem diferente” a ajuda na camuflagem, evitando os perigos se disfarçando entre as folhagens.

As patas são bem fortes com membranas para nadar e 5 garras bem afiadas, que utiliza para andar sobre a terra e atacar suas presas. Seu pescoço é mais comprido que a carapaça, os machos possuem caudas também compridas.

Habitat

São encontradas em diversos países da América do Sul, entre eles o Brasil e a Colômbia. Gostam de lagos, rios e pântanos calmos, lugares rasos para que possam subir freqüentemente para respirar. Não gosta do sol, e se mantém o maior tempo possível imóvel no fundo do rio, rastejando-se por ele, é muito fácil confundi-as com galhos e pedras no fundo do rio.

Como se Alimenta

Diferente de outros cágados, o Chelus Fimbriatus é totalmente carnívoro, gosta especialmente de pequenos peixes, mas se alimenta também de outros animais invertebrados que se encontram na água.

Seu ato predatório é simples ela se fixa no fundo do lago ou pântano que esiver, se misturando com o ambiente, fica imóvel, até que o peixe se aproxime o suficiente para que ela ataque. Seu ataque é rápido, ela impulsiona rapidamente a cabeça para fora da carapaça abrindo ao máximo a sua enorme boca, e gera uma pressão na água, que leva o peixe diretamente para sua boca, engolindo-o em seguida.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=flqCQmNLyYQ[/youtube]

O vídeo acima mostra a tartaruga Mata Mata nadando e aproveitando para caçar alguns peixes.

Acasalamento e Reprodução

Esse curioso animal, quando entra no cio, faz como todo macho, fazem de tudo para se mostrar para as fêmeas, estendendo seu membros. As fêmeas podem colocar até 28 ovos, e assim como diversos filhotes de ouras espécies, nascem de cor rosada, mas já com as características de uma tartaruga Mata-Mata.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Répteis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • tem coisas muito interessantes sobre animais e etc………..

    cleidiane barbosa 19 de fevereiro de 2013 19:47
  • otimo conhecer esse reptil nunca tinha visto um desses isso q eu sou biologa muito bom

    Ana Caroline 12 de março de 2013 22:30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *