Liophis reginae é o nome científico da serpente Jabutibóia. Essa é uma espécie sul-americana de serpente da família dos colubrídeos. Essas serpentes chegam a medir cerca de 70 cm de comprimento.
Possui o dorso da cor parda, com o centro das escamas de cor clara e o ventre de cor branca amarelada com manchas alternadas de cor negra. É uma espécie muito importante, assim como todas as outras espécies de serpentes.
Características Gerais das Serpentes
As serpentes não possuem membros locomotores, pálpebras móveis e orifício auditivo, mas possuem uma característica muito especial, elas conseguem ter uma grande abertura da mandíbula, que possibilita ingerir alimentos maiores que sua boca.
Esses répteis habitam todas as regiões da terra, como nas terras, nos rios e nos mares. Elas são bastante encontradas em climas quentes, mas também podem aparecer em climas temperados ou frios.
Os esqueletos das serpentes são compostos por cabeça, vértebras e costelas. Mesmo depois de mortas, elas apresentam movimentos reflexos, elas contraem os seus maxilares, e isso pode ser bastante perigoso, pois se for uma serpente peçonhenta, haverá o risco de conter veneno nos dentes inoculadores.
As serpentes só comem alimentos vivos como os ratos, as aves, os lagartos, os coelhos, os insetos, os camundongos e os caracóis. A alimentação de cada serpente vai variar de acordo com o seu habitat.
Uma caractrística bastante interessante das serpentes é que elas trocam de pele, e precisam de um local para se esfregar, para que a pele velha saia. O olho desses répteis possui uma pálpebra fixa que sai junto com a muda troca da pele velha.
Ovíparas X Ovovivíparas
As serpentes podem ser classificadas como Ovíparas e Ovovivíparas. As serpentes que são Ovíparas elas põem ovos. O período de fecundação ocorre de três a quatro meses, posteriormente, os ovos vão ser depositados e envoltos por um líquido viscoso que os mantêm unidos.
A desova é realizada em locais úmidos e quentes, e depois as serpentes abandonam os seus ovos, com exceção da Surucucu. Os ovos vão se incubar em um período de três meses ou mais.
As serpentes Ovovivíparas são aquelas que os seus filhotes se desenvolvem quase que totalmente dentro do oviduto, ainda no ventre da mãe. Nesse processo o tempo é de cerca de três meses ou mais, desde a incubação até o nascimento dos filhotes.
A Importância das Serpentes
As serpentes são de extrema importância, pois se elas forem extintas haverá um desequilíbrio ambiental que prejudicará todos os seres vivos. Esses répteis, por exemplo, são importantes para o controle dos roedores, pois eles controlam o crescimento dessa espécie.
Por isso, é importante que haja a conscientização das pessoas em relação as serpentes, pois elas são muito importantes para o meio ambiente.
Por: Érica Ap. Gomes