Lacerta Schreiberi

Com um nome científico bem complicado, o que é bem comum, lacerta schreiberi, mas com um nome popular bem mais “simpático”, lagarto de água. Essa animal faz parte da família Lacertidae e entre as suas principais características está a sua coloração dorsal que é variável.

Características Do Lacerta Schreiberi

Lacerta schreiberi é o nome dado a um lagarto robusto cuja as escamas da garganta são de rebordo na forma arredondada. A cauda desse animal é muito longa e como adiantamos, a sua coloração dorsal pode variar.

Machos e fêmeas são diferentes no que diz respeito ao tamanho. As fêmeas são maiores do que os machos, porém, eles possuem corpo e cabeça mais robustos, o que pode dar a sensação de estarem em paridade em relação ao tamanho.

A cor do dorso do lacerta schreiberi ou lagarto de água macho varia entre tons amarelados e outros esverdeados, mas o ventre é sempre na cor amarela com manchas minúsculas na cor preta. Cor preta também é o ponteado do lagarto de água.

A parte da garganta desse animal muda de cor durante a fase de reprodução, do esbranquiçado, que pode ser observado durante quase todo o ano, se torna azul. É comum que algumas vezes essa cor se espalhe por toda a área da cabeça.

Outra diferença entre fêmeas e machos é que as fêmeas possuem a cauda mais comprida. Seu dorso ou é acastanhado ou esverdeado e as manchas negras sobre ele são grande, parecem bandas na parte lateral do dorso e são sempre irregulares. O ventre da fêmea do lacerta schreiberi é sempre de cor amarela e não tem nenhum tipo de mancha.

Já aquela coloração na parte da garganta que pode se tornar azul é bem mais rara nas fêmeas e mais comuns nos machos. Normalmente, passam sempre com a zona da garganta com a cor branca.

A cauda quando o lagarto de água ainda é um recém-nascido também tem uma cor diferenciada. Tanto machos como fêmeas possuem a cauda nas cor alaranjada ou amarela. O dorso, por sua vez, é acastanhado e as manchas sobre ele podem ser esbranquiçadas ou amareladas, com uma sombra preta em volta.

O Tamanho Médio Dos Machos E Fêmeas De Lacerta Schreiberi

O tamanho médio dos lagartos de água incluindo cabeça e corpo é de 125mm. Quando ainda são recém-nascidos, a média varia de cabeça e corpo entre 32 e 34mm e somente a cauda, tem o tamanho variando entre 54 a 61mm.

Sobre O Habitat Do Lagarto De Água

O lugar preferido dessa espécie de animal é perto do curso de água, mas que tenha como característica muitos vegetais cobrindo esse entorno. Não vale qualquer vegetação, o lacerta schreiberi tem preferência por vidoeiro, amieiro, carvalho-alvarinho e castanheiro.

É possível encontrar essas espécies em lugares de plantações montanhosas e também em áreas que são úmidas, como os charcos, por exemplo.

Quando adultos, os lagartos de água precisam achar locais com pedras e que ao mesmo tempo a mata seja densa. Durante a juventude, eles preferem ficar onde tem mais vegetação e as pedras não importantes.

A preferência desse animal de ficar próximo de rios faz toda diferença na sua vida. A água quando de não boa qualidade influencia essa espécie, que é muito sensível a aquela imprópria.

Lacerta Schreiberi: Comportamento

Os hábitos do lacerta schreiberi são diurno e o tempo que essa espécie permanece ativa vai de fevereiro a março e de março a outubro, sendo que as atividades são iniciadas pelos machos. Durante o inverno, os lagartos de água hibernam.

O Ciclo De Vida Do Lagarto De Água

O tamanho do lagarto indica a sua maturidade. Enquanto chega a medir de comprimento com a cabeça entre 86 a 90mm, significa que está entre 3 e 4 anos de idade e que chegou a sua maturidade sexual.

Sendo que o seu momento de reprodução acontece no período da Primavera completa e em meados do Verão. A fêmea coloca entre 6 a 17 ovos e os coloca em lugares sem vegetação. Os ovos ficam incubados durante um período que varia entre 2 a 3 meses.

A Alimentação E Curiosidades

O lagarto de água ou lacerta schreiberi gosta de se alimentar comendo pequenos invertebrados, entre os seus preferidos, gafanhotos, moscas, aranhas, mosquitos e escaravelhos. Não é comum, mas o fazem, também comem vegetais, como por exemplo, frutos silvestres.

Se de um lado suas presas são os pequenos invertebrados, do outro, devem fugir dos seus predadores. Eles também são presas para vários animais. Peneireiro vulgar, aves de rapina, cegonhas, lontra, águia de asa redonda e gineta são animais que se alimentam de lagarto de água.

Com tantos predadores atrás deles, eles precisam se defender e uma das formas que fazem isso é usando o que é chamado de “autotomia”, que é a capacidade que o lagarto tem de soltar a cauda. Uma forma de enganar os seus predadores.

Falando nisso, eles podem sobreviver naturalmente até 8 anos. Porém, além de ter que escaparem dos predadores são “vítimas” de desflorestação, fogos em florestas, perda do habitat natural, mudanças no curso de água dos rios.

O lacerta schreiberi faz parte da lista das espécies que estão ameaçadas de desaparecer.

Sobre A Distribuição E O Estatuto De Conservação Dessa Espécie

A origem e distribuição dessa espécie é basicamente o endemismo ibérico, destacando-se no Sistema Central e no Noroeste Peninsular. Porém, algumas populações podem ser vistas isoladas no centro e sul de Portugal e no sudoeste espanhol. E também, no Cercal, Serras de S. Mamede e Monchique. No norte do Tejo é considerada uma espécie em distribuição contínua.

Sobre a conservação dessa espécie, considerando os lugares que é seu habitat natural e de origem, Portugal, por exemplo, a situação é considerada “pouco preocupante”. O que significa que existe pouco risco que se torne uma espécie extinta.

Na Espanha, a situação é um pouco pior, pois o lacerta schreiberi é considerado “quase ameaçado”. O que significa que está a um passo de se tornar uma espécie que corre risco de desaparecer.

Numa perspectiva global sobre a condição de vida dessa espécie no mundo, é considerado de baixo risco de ameça em boa parte do globo, mas próximo de ameaça em outras partes.

A convenção de Berna decretou que o lacerta schreiberi é uma “espécie da fauna estritamente protegida”.

 

O Lacerta schreiberi ou Lagarto-de-água é um lindo e colorido animal, de porte médio, e com uma cauda bem longa, que pode chegar a medir o dobro de seu tamanho. Sua cor pode chegar a variados tons, como verde, amarelo, tons castanhos e ainda com várias manchas escuras.

Na garganta, apresenta cor azul, o que o torna com aparência muito bela durante a época de reprodução, mas nas demais épocas a cor é esbranquiçada. Ele habita lugares úmidos, próximos a lagos, pequenos riachos ou ainda lagoas, principalmente se tiverem com densas coberturas vegetais, ou com vidoeiro, carvalho-alvarinho e amieiro.

Apesar de serem lagartos, deixam-se observar por curtas distâncias, mas logo que se sentem ameaçados, logo se escondem. A época da reprodução vai dos meses de abril a julho, o macho apresenta-se agressivo diante da fêmea, chegando a machucá-la para conseguir a cópula. Sua alimentação é baseada em pequenos invertebrados, mosquitos, moscas, além de gafanhotos, escaravelhos, e ainda frutas silvestres.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Répteis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *