Espécies de Tartarugas Marinhas no Brasil

As tartarugas marinhas são animais répteis e podem ser vistas e vários locais do Brasil. No nosso litoral temos cerca de 5 espécies que podem ser vistas, são elas: A Tartaruga Verde ou Aruanã (Chelonia mydas), a tartaruga Cabeçuda ou Mestiça (Caretta caretta), a tartaruga de Couro ou Gigante  (Dermochelys coriácea), a tartaruga de Pente ou Legítima (Eretmochelys imbricata) e por fim a tartaruga Oliva (Lepidochelys olivácea). Essas são as espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil, mas cabe lembra que no mundo temos 7 espécies distintas. As tartarugas marinhas são diferenciadas principalmente pela forma e desenho dos seus cascos, cada uma tem um específico, seja na cor, seja no desenho.

Como vamos identificar então para fazermos as diferenciações? Vamos por partes.

  1. A tartaruga cabeçuda pode ser diferenciada por ter cinco separações laterais em seu casco, chamadas de placas.
  2. A tartaruga Verde possui somente quatro placas laterais
  3. A tartaruga de couro é caracterizada por uma carapaça diferente, é coberta por uma camada coriácea de caráter elástico, não possui placas que as diferenciam e o formato das divisões são longitudinais, no sentido crânio-caudal.
  4. A tartaruga de pente possui uma carapaça onde é possível ver uma sobreposição das placas, umas sobre as outras.
  5. A tartaruga Oliva pode ser facilmente diferenciada por ter mais de 5 placas laterais, geralmente 7 ou 8.

A tartaruga Verde pode ser encontrada nas águas costeiras e próximo de ilhas, em locais mais protegidos, onde temos pedras e vegetação aquática, são dificilmente encontradas no mar adentro. É muito vista na região nordeste, ou seja, sua desova ocorre por aquela região; também são encontradas as vezes na Bahia, Espirito Santo e em Estados do norte litorâneo. Essa tartaruga sofre com a presença humana pelo motivo do lixo. Ela confunde o lixo humano com pequenos animais e passa a ingeri-los, principalmente quando estamos falando de plástico.

A tartaruga Cabeçuda pode ser encontrada em alto mar e em profundidades relativamente elevadas, cerca de 20 a 25 metros de profundidade. Sua carapaça é óssea e podes ser identificada por ter exatas 5 placas em sua lateral. Sua coloração fica mais próxima do bege e marrom claro. Podem chegar até 1,5m de comprimento e se alimenta de pequenos animais marinhos, como siris, caranguejos e moluscos de modo geral. Pode ser encontrada nos Estados: Rio de Janeiro, Sergipe, Bahia e Espirito Santo.

A tartaruga de Couro é muito exótica e pode ser encontrada mais frequentemente no litoral norte do Espírito Santo. Seu tamanho pode chegar a mais de 2m de comprimento. Por ser exótica e ter uma carapaça diferenciada, é muito cobiçada e já foi enquadrada como uma espécie criticamente ameaçada.

A tartaruga de Pente é encontrada em locais mais próximos de pedras, locais mais rasos e costeiros, raramente são encontradas em águas profundas também. Podem chegar a 1,2m de comprimento e cerca de 150kg. Seu casco é identificado por possuir 4 placas laterais que parecem estar dispostas como telhas, sobrepostas umas sobre as outras. Sua boca parece com um bico de ave de rápida e não possui os serrilhados. Podem ser encontradas no litoral norte do Sergipe e da Bahia na parte sul do Rio Grande do Sul.

A tartaruga Oliva também é uma tartaruga de águas rasas, mas pode ser encontrada em águas profundas e mar aberto. Podem chegar até 90cm de comprimento e cerca de 40kg. Seu casco é identificado por ter 6 ou mais placas laterais e pela coloração mais escura quando jovens, cinza; quando adultos tendem para o tom mais esverdeado, daí seu nome Oliva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Répteis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *