Corallus Cropanii

A corallus Cropanii é uma jibóia, que atualmente está em risco de extinção, esta cobra é conhecida vulgarmente por jibóia de Cropan.
A Corallus Cropanii é típica da região do estado de São Paulo, das cidades de Santos (na Mata Atlântica) em Pedro de Toledo e Miracatu.

A Jibóia

Todas as jibóias são cobras conhecidas como dócil, por este motivo muitas pessoas a mantém em cativeiro como animal de estimação.
Não são peçonhentas, ou seja, não possuem veneno nas presas, e raramente atacam um ser humano.

Animal de Estimação

Esses fatores colocam a vida de diversas jibóias em perigo, pois em cativeiro elas podem morrer facilmente, e por não atacar o ser humano, são vítimas constantes de caça predatória.

Características Físicas e Alimentares

Este lindo animal pode chegar a medir até 4 metro de comprimento, já a Jibóia de cropan, é considerada pequena para a espécie, já que ela chega a medir no máximo um metro e trinta centímetro. Por ser um animal carnívoro, ela se alimenta de pequenos animais como sapos, rãs, e o seu alimento preferido são os roedores.

Assim como com qualquer outra presa, ela mata os roedores por constrição, ou seja, ela se enrola no animal, quebrando-o para depois engolir a presa inteira.

A ultima espécime encontrada possuía em seu estomago um pequeno marsupial, que ela regurgitou assim que se sentiu ameaçada. Quando se alimentam, tornam-se presas fáceis para outros animais, pois seu metabolismo é lento, e ela deve ficar imóvel para digerir a presa eu engoliu inteira.

Alimentação

A Jibóia de Cropanii possui cor amarelada com manchas pretas na parte superior do corpo.

A jibóias não inocula veneno, ou seja, ela possui a dentição áglifa, pois não possui os dentes inoculadores. As pupilas são verticais e as fossetas labiais são profundas idênticas à Corallus Caninus.

Gestação

A gestação de uma jibóia comum dura por volta de 249 dias, e gera no máximo 49 filhotes, sendo que, pode sobreviver apenas 8. Um a jibóia vive cerca de 20 anos, e possuis poucos predadores.

Devemos Cuidar

As jibóias são importantes para o ecossistema, no norte do Brasil, muitas vezes utilizam a Jibóia para a contenção de roedores que invadem diversas casas. A corallus Cropanii é muito rara, até certo momento só existe 3 exemplares da espécie, encontrada somente na região paulista, ou seja, não existe em outra região do mundo.

Função no Ecossistema

O desmatamento, as queimadas e a falta de cuidado do ser humano com o meio ambiente, esta destruindo o habitat natural de muitos animais, a nossa lista de animais brasileiros em risco de extinção ta cada vez aumentando, e não devemos deixar que esta lista continue crescendo.

Temos que agir, sermos o exemplo, não desmate, não destrua, e se presenciar alguém maltratando o nosso planeta, denuncie!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Répteis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *