Conhecida popularmente como Cobra d’Água, a espécie Liophis miliaris, é encontrada abundantemente nas regiões de Mata Atlântica e Cerrado. Possui hábitos diurnos e de maneira geral nem se aproxima do ser humano. Esse tipo de cobra somente ataca quando se sente ameaçada. Que tal conhecer mais sobre essa espécie? Continue lendo e descubra!
Conhecendo Melhor a Cobra D’Água
Como já mencionado a Cobra d’Água se caracteriza por um comportamento dócil somente atacando se estiver numa situação em que se sinta ameaçada. A coloração dessa cobra varia conforme a região em que é encontrada. Os espécimes encontrados na Mata Atlântica apresentam coloração amarela e preta enquanto que as cobras d’água do Cerrado tendem a apresentar coloração preta e verde.
O nome dessa cobra já sugere que ela vive na água e por isso mesmo é uma ótima nadadora. Seu comprimento pode chegar até a 65 centímetros e muitas vezes empreende caças em rios e lagoas. Sua alimentação inclui pequenos peixes e anfíbios, tem reprodução ovípara pondo de cada vez entre 15 e 18 ovos. Os filhotes eclodem dos ovos no começo da estação chuvosa.
Cobra d’Água Viperina
Essa é uma espécie de cobra d’água encontrada no continente europeu e no norte da África. Seu nome científico é Natrix maura e pode medir entre 65 e 70 centímetros de comprimento, contudo, vale citar que há registros de alguns indivíduos dessa espécie que atingiram entre 90 e 100 centímetros. O corpo dessa cobra tem formato cilíndrico, sua cabeça tem formato diferenciado e seus olhos possuem tamanho avantajado com pupilas bem grandes.
Trata-se de uma cobra que já foi avistada com formas e cores diferentes sendo até difícil fazer uma descrição geral da mesma. Seu dorso tem geralmente a cor castanha esverdeada, avermelhada ou alaranjada. Observando a parte de trás da cabeça da Cobra d’água Viperina é possível identificar uma mancha que tem a forma de uma letra V invertida.
O ventre dessa cobra possui formato quadrangular possuindo manchas escuras. Não é raro que essas cobras sejam confundidas com víboras, mas fica o adendo de que mesmo tendo um padrão parecido se diferenciam das últimas pelas placas cefálicas que são subdivididas e pela sua cauda que é de um tamanho mais curto. Comparativamente as fêmeas são menores que os machos. Indivíduos com cores mais contrastante bem provavelmente são jovens.
Habitat da Cobra d’Água
Essas cobras podem ser encontradas numa grande variedade de habitats aquáticos como lagoas, lagos, charcos, albufeiras entre outros. No entanto, também pode ser avistada em habitats bem distantes da água haja vista que necessita de terreno seco para que possa por seus ovos e hibernar. Como é uma boa nadadora pode ficar mais de 15 minutos submersa.
Base Alimentar da Cobra d’Água
De maneira geral a sua alimentação se baseia em rãs, tritões, sapos, peixes e insetos de água. Pode ainda caçar invertebrados e mamíferos pequenos em terra.
Ameaças as Cobras d’Água
Diversas espécies de cobras d’água estão sob constante ameaça devido ao aumento desordenado da poluição dos rios que são fundamentais para a sua sobrevivência. A degradação do ambiente do entorno dos rios também pode ter influência para a redução da população de cobras d’água. Há registro de casos de atropelamento de cobras que também contribui para a redução da espécie.
Olá?
Gostaria de saber se a cobra d’água pode ser utilizada na dança do ventre. Geralmente as dançarinas que trabalham com serpentes usam jibóias, mas elas crescem muito. Tenho interesse em adquirir um animal para esse fim, mas queria uma serpente mais dócil e que não ficasse muito grande.
Grata pela atenção.
Ilda.