Cobra-Chata

A diversidade de répteis em terras brasileiras é enorme, e em muitas regiões, é comum o ataque de cobras, tanto as venenosas quanto as não venenosas. Algumas muitas vezes inofensivas para o homem, são mortas por falta de informação e cuidado, sendo que no geral, elas só atacam quando se sentem ameaçadas ou coagidas. A Cobra Chata, é uma espécie inofensiva, não peçonhenta, tem diversos nomes popular, mas é mais conhecida pelos índios tupi como boipeva sendo que boi significa cobra e peva significa achatada.

Características Físicas

Cobra-Chata

Cobra-Chata

Essa serpente da família Colubridae é única espécie do gênero Waglerophis
O corpo é bem alongado, pode crescer até 2 metros de comprimento, mas é comum crescerem somente 1,50 metros, suas escamas tem coloração cinza escuro e avermelhado, com desenhos brancos e amarelos. Trocam de pele conforme vão crescendo, não escutam, e enxerga pouco, percebem os movimentos através de vibrações no solo e pelo cheiro, que sentem através de sua língua bífida.

Fazem suas necessidades fisiológicas através de uma cloaca, que elimina as fezes e urina juntas, pois a cobra ao possui uma bexiga. É um animal um tanto quanto agressivo, no geral é confundida com a jararaca, só que a cobra-chata não é venenosa.

Seus olhos parecem esar sempre imóveis, são grandes e bem redondos.
Tem a dentição chamada de áglifa, já que não possuem glândulas que inoculam veneno, seus dentes são um pouco maiores, para que possam matar suas presas.
Quando se sente ameaçada ou irritada com algo, ela simplesmente achata seu corpo e se move rapidamente, tentando afastar os intrusos, arreganhando.

Características do Ambiente

Informações

Informações

Gosta de ambientes úmidos, onde possa achar alimento em abundância como lagos, rios e brejos. Tem uma vida normal, com hábitos diurnos e noturnos. É terrícola, não gosta de nadar. Originária da América do sul, ela está distribuída por todas as regiões do Brasil.

Alimentação e Reprodução

Características

Características

Sua alimentação não é variada, seu único cardápio são anfíbios (pererecas, rãs e sapos), ela não se importa se são ou não venenosos pois é imune à esse venenos, se alimenta de qualquer espécie, só quando estão sem opção que ingerem alguns pássaros ou pequenos mamíferos.

Para o bem de seus ovos, só se reproduz em épocas quentes, chegam a por até 15 ovos por vez, que ficam incubados por 2 meses. A época de reprodução varia de região para região, no sudeste e região nordeste, ocorre na primavera e no outono, já na região Sul, ocorre no inverno na primavera.

Falando Cientificamente

Conhecida cientificamente por Waglerophis merremii, a cobra chata, é classificada como réptil, da espécie merremii, sua mordida gera feridas com dor local, muitas vezes é confundida com a jararaca, mas não possui nenhum veneno, por isso, é indicado o uso de uma pomada antiinflamatória no local.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Répteis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *