Pelo nome você pode dizer que jamais viu ou ouviu falar de um Chamaeleo chamaeleon, mas quando falamos de camaleão você pode exclamar um grande “Ah!”, pois com certeza já ouviu falar deste animal que tem fama de se misturar na natureza; sua principal característica e a que o tornou tão famoso no mundo todo. É um animal adorável e não tão fácil de encontrar, mas belo à sua maneira e que merece que leiamos um pouco mais sobre ele.
O que é um Chamaeleo chamaeleon?
Este animal não é um dos pets mais conhecidos, mas muita gente já o criou em casa, mesmo sendo protegido pelo IBAMA e sua criação em domicílio, proibida. O motivo é que o Chamaeleo chamaeleon é considerado um animal exótico, com visual extremamente diferente de qualquer animal da zona urbana que você já tenha visto, e por isso, sucinta tanta curiosidade por onde passa. Quem não gosta de admirar algo diferente, não é? Por isso os camaleões são um dos animais mais caros para comprar para criação, mas tem diversos adeptos para criar em casa. O Chamaeleo chamaeleon é um réptil que pode ser considerado da família das lagartixas, E como a lagartixa, se alimenta de insetos e nada mais que isso.
Não é carnívoro, não ataca outros animais a menos que seja para se alimentar e prefere lugares mais naturais, com verde, terra e chão. Por isso não é visto em zonas residenciais urbanas como avenidas e sobre o asfalto, a menos que tenha sido trazido por alguém, ou simplesmente tenha se perdido de seu ambiente, se houver uma floresta ou mata nas proximidades.
Como vive o Chamaeleo chamaeleon
Este é um animal tranquilo e seu visual é bem interessante. Existem diversos tipos de camaleões e o do espécime Chamaeleo chamaeleon é um dos mais interessantes. Assim como seus irmãos de raça, é complicado saber para onde ele está olhando. Você pode não ter notado, mas saiba que os olhos deste réptil podem se movimentar em direções diferentes e um independentemente do outro. Sinistro, não? Na verdade, esperto; é mais um sistema de defesa do animal para que ele possa se defender de qualquer aproximação suspeita, já que é um animal de porte pequeno e é muito devorado por felinos, nem que seja apenas por brincadeira dos mesmos. Outro sistema de defesa deste animal é o que já conhecemos, a sua pele. Não é lenda urbana, todo camaleão muda de cor e isso faz com que ele se misture à paisagem ao seu redor, e muitas vezes passe despercebido, confundindo as suas presas. Isso não inclui nenhuma cor em específico que ele possa mudar de pele, mas qualquer tonalidade próxima de onde o animal está, incluindo a cor de terra e de plantas.