Características Dos Répteis

O que é um Réptil?

Répteis são animais de sangue frio. A maioria dos répteis bota ovos e sua pele é coberta por escamas duras e secas.

O que Significa ter Sangue Frio?

Os animais que possuem o sangue frio não conseguem manter automaticamente uma temperatura corporal constante. Eles precisam ficar sob o sol para manter seu corpo aquecido. Isto também significa que os répteis não queimam tanta energia mantendo seu corpo quente e, como resultado, eles não precisam comer com tanta frequência como um mamífero do mesmo tamanho ou outro animal de sangue quente.

Tipos de Répteis

Existem muitos tipos de répteis. As principais categorias são cobras, crocodilos e jacarés, tartarugas e lagartos. Répteis podem ser encontrados em quase todos os continentes, exceto na Antártica.

Jacarés e Crocodilos: Parecem animais lentos, mas pode se mover muito rapidamente para atacar.

Cobras: São répteis sem pernas. Elas se movem no solo flexionando seu corpo e podem se mover muito rapidamente, apesar de não terem patas. Apenas uma pequena porcentagem de cobras é venenosa. Muitas cobras são constritoras, o que significa que elas espremem suas presas com seus corpos até que o animal esteja morto ou imóvel. Em seguida, elas o engolem por inteiro. Se a refeição é grande o suficiente, uma cobra pode passar semanas ou, até mesmo, meses sem a necessidade de comer novamente.

Lagartos: São semelhantes às serpentes, mas com patas.

Tartarugas: São répteis que possuem um grande casco para se proteger. Algumas tartarugas podem viver por mais de 100 anos.

Curiosidades Sobre os Répteis

  • O maior réptil que existe é o crocodilo de água salgada. Esses répteis podem pegar até 900 quilos e 4 metros de comprimento.
  • A Anaconda verde é a cobra mais pesada, enquanto a píton-reticulada é a maior em comprimento.
  • O maior lagarto existente é o dragão de Komodo.
  • A maior tartaruga que existe é a tartaruga-de-couro, que pode pesar até cerca de 800 quilos, com um casco de 2 metros e meio.
  • O menor réptil é o mini camaleão de Madagáscar, que só atinge pouco mais de uma polegada de comprimento.
  • A menor serpente é Leptotyphlops carlae, que só pode chegar a cerca de 4 polegadas de comprimento.
  • O réptil mais rápido é a iguana Ctenosaura, que pode percorrer até 32 quilômetros por hora. A cobra mais rápida é a Mamba-preta.
  • Os crocodilos engolem pedras para que eles consigam mergulhar na parte mais funda da água.
  • Uma rã (que é um anfíbio) não consegue respirar apenas através de seus pulmões, mas também através da sua pele.
  • Algumas cobras têm mais de 300 pares de costelas.
  • O casco de uma tartaruga é composto por diversos ossos (cerca de 60), todos ligados entre si.
  • As tartarugas não têm ouvidos para ouvir, mas, em compensação, elas têm uma excelente visão e um ótimo olfato. Elas também podem sentir as vibrações de sons altos.
  • Lagartos e cobras cheiram usando as suas línguas.

Qual é a Diferença Entre Répteis e Anfíbios?

Há algumas grandes diferenças que separam os répteis dos anfíbios. Os anfíbios passam por uma fase larval, como, por exemplo, o girino que se transforma em um sapo. Répteis, não passam por isso. Além disso, sua pele é diferente, os répteis têm escamas na pele, já os anfíbios têm a pele úmida e glandular.

Alguns tipos de anfíbios incluem sapos e salamandras.

Informações Sobre Algumas Espécies de Répteis

Jacarés e Crocodilos

Jacarés e crocodilos são répteis. Isso significa que eles são de sangue frio e tem que regular sua temperatura corporal de acordo com ambiente que estão. Jacarés costumam ficar na sombra ou dentro da água para se refrescar e no sol para se aquecer. Jacarés e crocodilos, assim como a maioria dos répteis, põem ovos e têm a pele coberta por escamas duras e secas.

Eles são animais carnívoros, o que significa que eles comem carne. Eles matam e comem praticamente qualquer coisa que puderem pegar. Isso inclui peixes, cervos, rãs, pássaros e búfalo, só para citar alguns. Apesar de todos os seus dentes afiados, eles não mastigam os alimentos, mas sim usam os dentes para arrancar pedaços grandes e engoli-los inteiros.

Crocodilos e jacarés são ótimos nadadores e, apenas de parecem lentos fora d’água, eles podem nadar muito. Um jacaré ou crocodilo podem se mover extremamente rápido em curtas distâncias, como para atacar, por exemplo. A velocidade máxima atingida por eles é muito maior do que a de um ser humano. Estes animais são muito perigosos e alguns dos que mais trazem risco para os seres humanos.

Dragão de Komodo

O Dragão de Komodo é um lagarto gigante, seu nome científico é Varanus. É a maior espécie de lagarto do mundo e pode crescer até 3 metros de comprimento e pesar até 130 quilos.

O animal é coberto por uma pele escamosa que possui uma tonalidade amarela acastanhada em forma de pequenas manchas, o que permite que ele consiga se camuflar e difícil de ser visto quando está imóvel. O Dragão de Komodo tem pernas curtas e uma cauda gigante, que é tão longa quanto seu corpo. Possui um conjunto de 60 dentes serrilhados afiados e uma longa língua bifurcada amarela.

Estes lagartos gigantes vivem em quatro ilhas que fazem parte da Indonésia. Eles vivem em lugares quentes e secos, como a pastoreia ou a savana. À noite, eles vivem em tocas cavadas por eles, a fim de manter seu calor corporal.

Iguana Verde

A iguana verde é um lagarto bastante grande que se tornou popular como animal doméstico. É nativa da América do Sul e algumas partes da América Central e do Norte, onde normalmente vive no alto das árvores na floresta tropical. A iguana verde também pode ser encontrada em estado selvagem nos Estados Unidos por causa de pessoas que decidem devolver o animal à natureza ou em casos de fuga.

Embora elas sejam chamadas de iguanas “verdes”, estes lagartos são encontrados também em outros tons e cores, além do verde, incluindo o azul, laranja e roxo. A cor de sua pele funciona como uma camuflagem, o que lhes permite se misturar na paisagem. A pele de uma iguana é resistente e à prova d’água.

Os répteis são animais bastante conhecidos, principalmente no nosso país como: os quelônios (jabutis, tartarugas e cágados), lagartos, jacarés e as serpentes.

As serpentes são as únicas espécies de répteis que rastejam completamente pelo chão, devido a ausência de pernas. A ausência de pernas nas serpentes é uma característica derivada, ou seja, as serpentes descendem de ancestrais que tinham pernas.

O Nome RÉPTEIS Vem De “Reptar”, Que Significa Rastejar

Embora os outros répteis não se rastejem igual às serpentes, ele andam com o corpo mais perto do substrato, pois tem pernas curtas.

Os répteis não dependem do ambiente aquático, como os anfíbios, para se reproduzir. Ele também não tem respiração cutânea.

Eles apresentam fecundação interna, como os mamíferos, e são animais de respiração pulmonar.

Os machos têm um órgão copulador que faz introduzir os gametas masculinos dentro da cloaca da fêmea.

Após a fecundação, os ovos são depositados, geralmente em ninhos, pelas fêmeas. Abrindo exceção para os crocodilianos, que os pais não possuem nenhum cuidado com os filhotes, após depositar os ovos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Répteis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *