Bothrops atrox, é uma espécie de cobra encontrada na América do Sul, mais precisamente em área Amazônica. No Brasil seu nome é Jararaca-do-Norte, em espanhol é conhecida como Barba Amarilla (Barba Amarela). Uma serpente muito venenosa, responsável por muitas mortes de humanos na região.
Esse animal pode chegar até 1,5 metros quando adultos sendo que não há registros de seu comprimento máximo, é um animal terrestre e diurno podendo ser encontrada ativa durante todo dia. A cor de seu corpo é muito variável tendo como a cor de fundo marrom, verde-oliva, amarelo, cinza ou muito raramente oxidado.
As marcas do corpo são de formato trapezoidal ou triangular que se estendem por todo animal e a cor variam entre as serpentes sendo em umas bem definidas e em outras quase inexistentes. Na barriga a cor fica entre cinza-amarelo, creme e branco com machas pretas e sua língua tem cor negra.
Habitat e Presas
O habitat do Bothrops atrox são as florestas tropicas, apesar desta região ter sofrido muito com os desmatamentos, a serpente não afetada como outro animais e esta entre as jararacas mais numerosas. Os locais onde se pode encontra-las são principalmente em regiões de matas úmidas e lugares inundados.
Uma serpente bem agressiva e fica agitada facilmente e ataca constantemente, apesar de ser um animal terrestre nada muito bem e, se necessário, consegue subir em árvores para caça. Ataca suas presas com seu veneno, que fogem com o veneno na corrente sanguínea ficam desorientadas e acabam morrendo a serpente depois segue seus rastros, sendo que os animais que estão em seu cardápio são aves, sapos, mamíferos pequenos e lagartos.
Essas serpentes são encontradas em plantações de café e banana a procura de roedores para se alimentar, ficam praticamente imóveis e seus botes são bem rápidos para poder pegar suas presas. Por permanecerem em plantações se camuflam com o ambiente que muitas vezes não são percebidas pelos trabalhadores das plantações que acabam sendo atacados.
Veneno e Reprodução
A Jararaca-do-Norte é muito venenosa, seu efeito é letal e rápido sendo necessário apenas 62mg para matar um ser humano. É um animal muito temido pela população das regiões onde são encontradas.
Muitas pessoas já morreram por mordidas de Bothrops atrox, mas hoje em dia se o paciente for levado rapidamente a um posto médico pode ser tratado. Com apenas uma dose do veneno é possível produzir 124mg de antídoto em alguns casos é possível produzir 342mg.
A reprodução destas serpentes é igual a das outras, depois do acasalamento coloca os ovos em um local seguro e os mantem em temperatura constante, os colocando e tirando da luz solar. A gestação dura de três a quatro meses que geram em média 60 filhotes. Os filhotes medem aproximadamente 30 centímetros e são mais coloridos que os adultos.
Por Matheus Prado