Tatu de Rabo Mole Grande

O Tatu de Rabo Mole Grande conhecido também como Tatuaíva é um animal que está na lista dos animas em risco de extinção, é um mamífero.

Características

Classificação do Animal

O tatu é da classe dos mamíferos, assim como as Preguiças, o Tatu está na ordem Xenarthra, na família Dasypodidae é conhecido cinentíficamente por Cabassous tatouay, existem 4 espécies de tatu de rabo, e 3 delas são encontradas no Brasil. São conhecidas vulgarmente por: Tatu de rabo mole omun (Cabassous Uncintus); Tatu de Rabo Mole de Chaco (Cabassous Chacoensis); e o Tatu de Rabo Mole Grande (Cabassous Tatouay), a única espécie encontrada na America do Sul e na América Central que não habita o Brasil é o Tatu do Rabo de Porco (Cabassous Centralis); No mundo inteiro existem somente 20 espécies de tatu, cada espécie com um hábito diferente, são iguais somente na forma de seu corpo (a carapaça).

Características

O Tatu de Rabo Mole Grande é encontrado em matas ciliares, cerrados, e nas florestas secas. Assim como todo tatu, tem uma pequena armadura formada por escudos, que envolve o seu corpo, quando estão em perigo, se fecham em sua couraça, essa armadura é tão forte que chega quase a ser indestrutível, ela protege todo o seu corpo frágil, evitando até mesmo ser morto por algum atropelamento. Os adultos dessa espécie chegam a pesa 3 kg chegando a medir 49 centímetros de comprimento, sua pequenas patas possuem uma membrana com 5 garras bem afiadas, que o ajuda a se locomover com rapidez, destruir as colônias de cupins e formigas, assim como fazer tocas na terra para dormir e se esconder.

Riscos

Alimentação

São insetívoros, ou seja, se alimentam unicamente de insetos, ajudam a controlar a população de cupins e formigas, em apenas uma noite de alimentação chegam a comer mais de 8 mil insetos (entre formigas e cupins).

Tatu de Rabo Mole Grande

Riscos

São caçados freqüentemente por seres humanos, pois sua carne é muito apreciada, estão ameaçados de extinção não somente pela caça descontrolada dos homens, mas também pela destruição do ambiente em que vivem. A caça desse pequeno animal é proibida, mas há aqueles que nunca respeitam a lei. É fácil caçar um Tatu, não é necessária a utilização de alguma arma avançada, somente pequenas armadilhas simples, ou até mesmo puxando-o pelo rabo quando entra em sua toca. Os filhotes de tatu nascem totalmente indefesos, pois não possuem a couraça, conforme vão crescendo a pele vai engrossando, formando os escudos, a fêmea, quando está cuidando dos filhotes, troca freqüentemente de toca, por zelo à sua ninhada. Os Cachorros do Mato, alguns felinos e o lobo guará são os predadores naturais de qualquer espécie de tatu. Assim como o ser humano, os tatus correm o grave risco de contrair lepra, por isso, são muito utilizados em pesquisas científicas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pequenos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *