De nome científico Mico argentatus, o Sagui Branco, é um animal que tem sua origem na região da Amazônia brasileira. Encontrado em maior número na foz do rio Tocantins se destaca por ter pelos brancos que podem parecer prateados dependendo da luz local. As orelhas do Sagui Branco se destacam por não apresentar pelos, por sua aparência exótica é uma espécie fortemente ameaçada pelo tráfico de animais.
Características do Sagui Branco
Reprodução
O Sagui Branco pode viver num bando de até 15 indivíduos e se trata de um animal monogâmico. Cada núcleo familiar é formado pelo casal e pelos filhotes, sejam eles pequenos ou adultos. Trata-se de um animal com expectativa de vida de 16 anos e cuja maturidade sexual se entre os 20 e 24 meses (para fêmeas) e para os machos aos 9 meses.
Os saguis estão em época reprodutiva durante todo o ano e a gestação leva um tempo entre 4 e 5 meses. O número de filhotes por ninhada é de 1 a 4 geralmente e o período de desmame leva cerca de dois meses. O filhote quando nasce pesa em torno de 30 gramas sendo que o animal adulto pode chegar a ter entre 230 e 453 gramas.
Hábitos Diurnos
Por ter hábitos diurnos esse sagui aproveita a luz do dia para procurar alimento dentre as copas das árvores da floresta dando saltos com bastante facilidade. O período da noite é utilizado pelos saguis para dormir. Para que os saguis brancos desçam das árvores é necessário que se sintam ameaçados, nesse caso emitem um guincho alto para alertar aos outros integrantes do grupo.
Base Alimentar
Quando estão na natureza esses animais costumam se alimentar de ovos, insetos, frutas e animais vertebrados pequenos. Geralmente em cativeiro mantém a mesma alimentação com exceção dos animais vertebrados.