Filhote de Guaxinim

O Guaxinim faz parte da ordem carnivora e pertence à família Procyonidae. Guaxinins, quatis, juparás e olingos também pertencem à família dos procionídeos, que estão presentes somente no novo mundo.

Não existe uma concordância  em se tratando do número de espécies que fazem parte desta família, sendo que alguns autores consideram algumas raças como animais distintos, por isso, o número de espécies desta família pode variar de 08 até 20.

Determinadas espécies encontradas na Ásia, como os ursos pandas e os pandas vermelhos já foram colocados na lista desta família, porém, atualmente estão catalogados em famílias diferentes. O termo Procyon carrega o significado de “canina”, por isso, os procionídeos, os ursos e os pandas, tiveram origem a partir dos membros antigos da família dos canídeos.

Guaxinins

Dentre a ordem dos carnívoros, esses animais são os menos carnívoros, em razão disso, em sua dentição faltam alguns dentes próprios para certas especializações, o que pode ser verificado em outras espécies que se alimentam mais de carne. Eles possuem 05 dedos nas mãos e nos pés e costumam subir em árvores com facilidade.

Esses animais apresentam um porte médio, que varia de 01 a 08 kg, contando com pontudos focinhos e olhos voltados totalmente à frente, com pequenas cabeças e orelhas em formato arredondado. Eles possuem uma visão noturna boa e audição também, além de excelente olfato, utilizado na comunicação entre os indivíduos e na busca de alimentos.

Com exceção dos juparás, todos os demais possuem glândulas anais utilizadas na demarcação de territórios e no reconhecimento dos indivíduos, e até mesmo pode ser utilizado como método de defesa em determinados animais, como os olingos. Como sendo animais onívoros, alguns desses animais costumam se alimentar de lixo quando habitam as regiões urbanas.

O gosto de sua carne é semelhante ao da carne de porco, por isso, costumam ser caçados por pessoas que tencionam se alimentar de sua carne. Atuam na dispersão de sementes pelos campos, e ainda trabalham no controle de determinadas populações de roedores e insetos e servem como alimentação para predadores de porte grande.

Principais Características

O guaxinim é o maior procionídeo brasileiro, com aproximadamente 54 cm de tamanho chegando até a um metro de comprimento, seu peso pode chegar até os 10 Kg. Sua cauda pode medir até 38 cm de comprimento. Normalmente os machos costumam ser maiores que as fêmeas.

No Brasil recebe o nome de “mão-pelada”, isso em razão de em sua mão não haver pelos, e quando toca o solo deixa pegadas semelhantes àquelas das crianças. Os guaxinins precisam da sensibilidade de suas mãos para conseguirem manipular e localizar os alimentos, ainda que estejam no escuro e dentro d’água, fazendo uso para tanto, das duas mãos.

Seus anelados rabos podem ser usados como forma de comunicação entre os indivíduos. A identificação desses animais é feita com facilidade, se levarmos em consideração a região negra em forma de máscara ao redor dos olhos.

Comportamento

Possui hábitos essencialmente terrestres, entretanto é bastante experiente para subir em árvores e muito bom nadador. Prefere viver em ambientes com grande umidade. Costuma descansar em buracos de árvores e sobre elas. Possui hábitos noturnos e pode viver tanto sozinho quanto em par.

Alimentação

Costuma se alimentar de moluscos, caranguejos, sapos, peixes, e ainda de outros vertebrados menores, frutas e insetos, tendo o cuidado de lavar bem os alimentos antes de ingeri-los. São capazes de buscar alimentos enterrados de até cinco centímetros.

Reprodução

A gestação desses animais demora mais ou menos sessenta dias, e dela costuma-se nascer até seis filhotes, mas quase sempre nascem apenas 04. Podem viver por até 20 anos.

Conservação

Esse animal está presente desde a Costa Rica até a Argentina, sendo bastante semelhante à espécie encontrada na América do Norte. Em nosso país, pode ser notado em todas as regiões, especialmente em locais com áreas florestais, entretanto se adapta com facilidade próximo a mangues e até mesmo em áreas urbanas.

Em razão do sabor de sua carne costuma ser caçado e também por serem predadores de inúmeros animais domésticos. Por terem seu habitat diminuído, tendem a se adaptar muito bem em regiões degradadas e em qualquer outro que tenha comida por perto. Ao contrário de outros animais, ele não apresenta risco de extinção em terras brasileiras.

Informações Complementares

O guaxinim é uma espécie noturna e onívora. Isso quer dizer que se alimenta de tudo, de plantas outros animais e se mostra perfeitamente ativo durante o período noturno. Eles vivem nas Américas e podem ser vistos tanto no campo quanto na cidade.

Há sete tipos ou espécies de guaxinim, sendo que o mais comum deles é o norte-americano, que pode ser encontrado nos Estados Unidos e no Canadá; além desses lugares ainda pode ser visto em toda a América do Sul. Como habitat ele costuma preferir áreas repletas de árvores e que tenham cursos d’água por perto, mas vive bem em outros ambientes, até mesmo em cidades.

Esses animais contam com uma curta perna, pequenas orelhas e focinho pontudo, tendo sempre as orelhas em pé, num sinal de prontidão. Seus pequenos costumam lembrar as mãos das pessoas.

Os animais norte-americanos desta espécie podem chegar a medir 90 centímetros da ponta da cauda até a do nariz e pesam até dez quilos. No caso de um individuo macho, o peso pode dobrar, chegando aos 20 quilos.

O padrão de pelagem dos guaxinins é escuro ao redor dos olhos, se assemelhando a um tipo de máscara. Sua cauda também é bastante peluda com anéis ou faixas mais escuras, e o corpo repleto de densa pelagem com coloração de preta a cinza-chumbo. Costumam alimentar-se de  caranguejos, pitus, peixes, sapos, roedores, plantas e frutas, qualquer coisa de comer que encontrarem pelo caminho lhe serve de alimentos. Nos centros urbanos tendem a se alimentar de lixo, pois é o que encontram com maior facilidade.

Eles costumam ser encontrados com maior facilidade em forros de casas e ocos de árvores. Quando em cativeiro, são capazes de viver pode até 20 anos, e soltos na natureza geralmente não ultrapassam os 05 anos. Muitos desses animais costumam ser caçados em razão de sua pele ou por destruírem as plantações e há até indivíduos que morrem em razão do contágio da raiva.

O Guaxinim também é chamado de mapache ou raccoon é um animal bastante esperto, divertido, e já apareceu em vários filmes tais como Dr. Dolittle 2 e Pocahontas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pequenos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *