Únicos animais mamíferos com capacidade de vôo, o morcego representa nada menos do que 25% de toda fauna de mamíferos existentes no mundo. Esses animais são representados por cerca de 1.000 espécies possuindo uma variedade muito grande tanto de formas quanto de tamanhos. Os morcegos têm uma facilidade muito grande de se adaptarem a qualquer local e eles têm uma espetacular capacidade de se esconder de maneira que quando entra numa casa se torna bastante complicada a missão de se livrar dele e com seu vôo ultra-rápido é capaz de fazer o Terror das Criancinhas e até mesmo de adultos, pois a maioria das pessoas acredita que os morcegos se alimentam de sangue o que causa um medo muito grande.
No entanto somente três das espécies que existem são hematófagos, ou seja, se alimentam de sangue e estas espécies são encontradas na América Latina e no México. Os demais têm uma imensa variedade de hábitos alimentares, tantas como nunca se viu em nenhuma outra espécie de animais, pois se alimentam com néctar, frutas, artrópodes, pólen, peixes, vertebrados pequenos, entre outros tipos.
O tamanho de um morcego pode variar de 5 cm a 2 m de envergadura e isso faz imaginar o quanto os morcegos deste tamanho e com a velocidade com que são capazes de voar possam parecer Animais Bizarros capazes de meter medo em qualquer pessoa. Se os pequenos com que estamos acostumados já colocam pessoas em polvorosa quando surgem, pois todos ficam apavorados e se perguntando: Onde está ele? Para piorar a situação esta é uma resposta difícil, como difícil é localizá-lo. Diante disso dá para imaginar como seria se deparar com um morcego de dois metros. Mas os morcegos são muito úteis na medida em que são polinizadores natos além de atuarem no controle de insetos, pois estes também fazem parte de sua alimentação. Possuem o sentido da ecolocalização, ou seja, se localizam pelo eco e através deste voam entre obstáculos e caçam as presas. Esse sentido apenas baleias e Golfinhos tem, além do morcego.
Poucos são os predadores dos morcegos, pois é muito difícil caçá-lo devido a sua velocidade, é preciso ser um Gato Artista para chegar a caçá-lo, mas nas zonas urbanas isto acontece. Já as Corujas e falcões costumam pegar os filhotes. Gambás e cuícas também são predadores de morcego. Esses animais são muito temidos pelo fato de serem os maiores transmissores da raiva e por isso devemos procurar mantê-los afastados do lugar onde vivemos, respeitando-o como animal silvestre que é. Em Tonga e na África Ocidental o morcego é sagrado. Relacionados com vampiros, os morcegos são também símbolo de doença e morte. No Brasil a Lei de Proteção a Fauna garante que os morcegos não podem ser perseguidos, caçados ou destruídos, pois são espécies silvestres e as pessoas que os atacarem responderão por crime.
Pingback: Curiosidades sobre os morcegos - Abelhudo
os morcegos sao asustadores com dentes feroses e daora acho daora os morcego xau.