Com seus pelos cinzentos e macios, o Coala parece um ursinho e freqüentemente as pessoas o confundem como urso que não o é, na verdade é um marsupial proveniente da Austrália, que possui grandes orelhas, um nariz avantajado e a cabeça arredondada.
Como Sobem em Árvores
Isso é uma tarefa fácil para o coala, pois dois de seus dedos são opostos aos três restantes, formando uma espécie de “pinça” com suas grandes garras que permitem realizar a subida pelos galhos e ramos escorregadios do eucalipto. Apenas as fêmeas possuem a tradicional bolsa que caracteriza os marsupiais, e estas não possuem garras nos dedos polegares das patas traseiras.
Características Dos Filhotes
Quando nascem, os coalas não possuem mais de meia grama, pequenino, tem pouco mais de dois centímetros de comprimento, num corpo ainda completamente despido de pêlos, de cor rosada e com muitos vasos sanguíneos à amostra, o bebê coala mal tem formada as suas patas traseiras, a única formação eficiente no bebê é apenas as patas dianteiras, que são de grande valia para que possa agarrar a bolsa ou o marsúpio da mamãe e encontrar uma das duas mamas para se alimentar. Com cinco meses e meio, a cria começa a sair das asas e do abrigo da mãe, mas, inseguro, quando se vê confrontado com o perigo, volta aos cuidados da mãe ou então se manifesta com um sonoro barulho.
Aos seis meses o coala está completamente formado. Com o corpo já peludo, pesando meio quilo e medindo cerca de 20 centímetros, o coala receb uma dieta à base de pasta de folha de eucaliptos, digeridas pela mãe. Aos oito meses, o coala já está se preparando para a vida, e sua convivência com o ninho e a mãe se resumem apenas quando procura o marsúpio para se alimentar. Quando precisa caminhar pela noite, a mãe o leva pelo dorso. A desmama do coala é um processo curioso: com um ano, o filhote já não necessita mamar e está apto para se alimentar, caçar e andar sozinho e só permanece no convívio da mãe se for fêmea, caso seja macho, o próprio macho residente (pai) trata de expulsar o filhote.
Hábitos
É um animal que tem por costume a alimentação herbívora, ou seja, alimenta-se de folhas de diversos tipos de eucaliptos. Sua maturidade sexual acontece entre aos 3 e 4 anos de idade nos machos e de 2 à 3 anos nas fêmeas. Seu período de acasalamento é entre os meses de dezembro à março. Podemos considerar o coala um animal solitário, noturno e polígamo. Ele tem hábitos noturno, raramente se locomove pelo chão e é muito desajeitado quando tenta se locomover dessa maneira. Os coalas só procuram outros quando vão copular e o macho sempre copula com várias fêmeas. Quando pressente algum tipo de perigo, o coala tem um hábito peculiar, ao invés de fugir, ele costuma se esconder do predador.
Eu adoro coalas ,tenho até de bichinho de pelucia.Sao muito fofos.Eachei que este blog esta completo,descobri coisas que nem imaginava sobre eles!!!