Aye-Aye

Visão Geral

Aye-ayes são animais extremamente distintos de tudo que você já viu. São endêmicos da ilha de madagascar. Endemismo, em biologia, significa dizer que aquele espécie só ocorre naquele local. E isso significa dizer que é de uma importância extrema preservar o ambiente e as condições de vida em que esse animal vive, pois se ele for prejudicado, a espécie pode ser extinta e atrapalhar todo o sistema de uma cadeia e uma teia alimentar.

Esses seres podem parecer diferentes de todos os grupos de animais, mas eles são primatas relacionados aos chimpanzés, aos macacos e inclusive a você, humano. Podem ser conhecidos por muitos nomes. Dentre eles: Fingerdyr eller aye-aye, vingerdieren, aiai, fingertier, ahay, aiay, bekapaky, feno de feno, karakapaky, fingerdjur.

É considerado e conhecido como um lêmure de dedos longos, com dentes parecidos com roedores. É o maior primata noturno de todo o mundo. Com comportamentos exóticos, como bater em árvores para encontrar larvas e roer buracos nas madeiras para enfiar os longos dedos e puxá-las para fora.

Classificação

Por possui características morfológicas derivadas, a classificação desta espécie tem sido discutida desde sua descoberta até hoje em dia. Os dentes incisivos crescem continuamente, semelhante aos roedores então o aye-aye foi incluído dentro da ordem Rodentia. Entretanto ele possui cabeça, olhos e orelhas muito semelhante aos felinos.

Em relação à classificação da espécie quanto à inserção dela na ordem dos primatas, os pesquisadores também estão incertos. Em 1931 a espécie foi classificada na infra-ordem Chiromyformes.

O que importa saber é que essa espécie está classificada em sua própria família e em seu próprio gênero. Ou seja, pertente à subordem Strepsirrhini, à infraordem Chiromyiformes, à família Daubentoniidae, ao gênero Daubentonia e possui o nome científico de Daubentonia madagascariensis.

Aye-Aye

Aye-Aye

Morfologia

Essa espécie é grande e pode medir do corpo à cabeça de 36 a 46 cm, e possui uma cauda que pode chegar a medir até 61 cm. O peso costuma ficar na faixa de um quilo e oitocentas gramas.

O pelo é longo e grosso, de cor marrom escura ou preta e alguns pelos brancos dispersos dando a impressão de um grisalho. A cabeça e o pescoço possuem cores cinza claros. Os olhos são castanhos amarelados. Possuem grandes orelhas cinzas escuras triangulares. O focinho é curto e com nariz rosado, semelhante a alguns felinos.

O dimorfismo sexual não está presente significativamente nesta espécie, sendo assim machos e fêmeas possuem características semelhantes e não distinguíveis entre si.

A principal característica do aye-aye são os dedos. Esses animais possuem os dígitos altamente especializados. O terceiro dedo é fino e comprido, com flexibilidade e movimento independente dos outros dígitos, sendo muito importante no hábito alimentar. Esse dedo serve para o método chamado de forrageamento percussivo, que consiste em enfiar o dedo em tocas de madeira nas árvores para encontrar e pegar larvas de insetos. Além disso o dígito alongado ajuda a beber líquidos e a fazer a limpeza bucal. O movimento deste dedo é tão rápido que foi medido por pesquisadores e registrado a 3,3 cursos por segundos. A mão grande, e não só o dedo, ajuda na locomoção do aye-aye, diminuindo as chances dele cair ao se empoleirar e pular de galho em galho.

Aye-Aye Enrolado em um Pano

Aye-Aye Enrolado em um Pano

Os dentes incisivos são relativamente grandes e crescem continuamente, possuindo revestimento de esmalte apenas na frente. Ele usa esses dentes para roer a madeira e acessar as larvas mais próximas e para roer nozes e frutas com casca muito dura.

As glândulas e os mamilos inguinais são uma característica única deste animal. Além disso a fêmea possui a ovogênese por toda a vida.

Outra característica interessante é que estes animais possuem o maior cérebro entre os prosimianos. E também, semelhante aos felinos, possuem membrana nictante capaz de umedecer o olho contra o ressecamento e contra sujeiras e pedaços de madeiras que podem ocasionalmente atingir o olho.

Aye-Aye em Cima de um Galho

Aye-Aye em Cima de um Galho

Suas orelhas são grandes e móveis, sendo ótima para localização de larvas nas cavidades das árvores.

São animais mamíferos endotérmicos, homotérmicos e com simetria bilateral.

Distribuição

Ele é encontrado, como já citado, exclusivamente na ilha de madagascar. Essa ilha é situada a sudoeste da África e separada do continente pelo canal de Moçambique. Fica no oceano índico e é a quarta maior ilha do mundo.

São encontrados principalmente nas florestas tropicais no leste da ilha. Mas muitas populações artificiais foram adicionadas na ilha, para fins de conservação. Além disso, muitas populações foram exportadas da ilha para que fossem estabelecidas em cativeiro, para reprodução protegida.

Habitat

Seu habitat natural é a floresta tropical ou floresta decídua, mas vivem em áreas cultivadas devido ao grande desmatamento de seu habitat natural.

Eles se adaptam muito bem a diferentes tipos de ambientes, inclusive ambientes afetados por humanos. Mas são normalmente encontrados em florestas perto do mar, em florestas secundárias e em campos de plantações que antes eram florestas.

Essa espécie também costuma viver em manguezais e florestas secas. De qualquer maneira, o ambiente do aye-aye deve ter árvores, pois esses animais costumam construir ninhos nas copas das árvores. Ayes-ayes foram vistos em uma ampla faixa de temperatura, altitude e pluviosidade, entretanto não foram observados em regiões desérticas, no sudoeste da ilha.

Ecologia

São animais onívoros, ou seja, consomem animais e vegetais, depende de seu local, isso varia de acordo com a disponibilidade de alimento. A dieta parece mudar conforme mudam-se as estações do ano. Em épocas mais frias eles costumam se alimentar de cancros nas árvores e em épocas mais quentes eles se alimentam de muitas sementes e néctar. Larvas de insetos são sempre presentes em sua alimentação, se estiverem disponíveis. A principal função ecológica do aye-aye é a dispersão de sementes frutíferas. Além disso o hábito de predação de larvas de besouros de madeira também é um importante ponto de seu nicho ecológico.

Filhote de Aye-Aye

Filhote de Aye-Aye

Ayes-ayes passam suas vidas nos dosséis das árvores e raramente descem para a terra. Possuem hábitos noturnos. Durante o dia você irá encontrá-los empoleirados nos ninhos e dormindo. Durante a noite ele passa metade do tempo se locomovendo ativamente e na outra metade do tempo eles estão caçando, se alimentando, se higienizando, repousando ou reproduzindo. Seu principal e quase único predador é a fossa (Cryptoprocta ferox), um grande predador carnívoro mamífero arborícola.

Reprodução

O sistema de acoplamento no acasalamento é conhecido como polygynandrous, que significa promíscuo. Isso se deve ao fato de que a cada ciclo de reprodução, as fêmeas costumam cruzar com mais de um macho, fazendo parte de um sistema multi-masculino e multi-feminino.

A temporada de acasalamento é relativamente longa e vai de outubro a fevereiro. Os ciclos femininos vão de 21 a 65 dias e são caracterizados por uma mudança anatômica extremamente visível na época de cio, com a vulva se tornando maior e mais vermelha, quando normalmente ela é cinza e pequena.

A gestação dura de 152 a 172 dias, os filhotes costumam nascer entre fevereiro e setembro. Os bebês nascem com um peso de 90 a 140g, com pelagem semelhante aos adultos, entretanto os olhos são esverdeados e as orelhas mais laterais e aparentes.

As fêmeas possuem um intervalo de descanso entre um ciclo de reprodução e outro, ficando de 2 a 3 anos sem cruzar entre os nascimentos dos filhotes. Isso é porque elas investem em um cuidado parental até que os filhotes se tornem jovens independentes. Além disso o número médio de filhotes é de 1 bebê por parto. O desmame é feito a partir de vinte semanas. E a maturidade sexual é atingida com 2 anos e meio de idade nos machos e 881 dias nas fêmeas.

Longevidade

A faixa de tempo de vida em cativeiro é descrita em aproximadamente 23,3 anos (relativamente alta).

Comportamento

Esses animais são considerados noturnos, como já citados. Além disso eles são solitários. Os indivíduos costumam dormir sozinhos e raramente compartilham o ninho com outro para dormir, mas acontece. Os ninhos podem ser compartilhados em momentos diferentes, dormindo cada dia um indivíduo no mesmo ninho.

A atividade se inicia aproximadamente meia hora antes do por do sol e continua em até três horas após este. Durante esse intervalo eles costumam se locomover pelas árvores, se empoleirando nos galhos e correndo entre as árvores. Também passam um bom tempo se alimentando e caçando larvas de insetos nas madeiras.

Aye-Aye na Mão de uma Mulher

Aye-Aye na Mão de uma Mulher

Eles costumam também fazer alguns intervalos de descanso neste período. Não dormem, apenas descansam. Podem inclusive se empoleirar de ponta cabeça nos galhos e ficar ali por até mais de uma hora apenas dando um tempo da atividade noturna, descansando.

Para se locomover eles usam métodos diferentes, como o quadrupedalismo arbóreo, saltos e descida de cabeça. Eles possuem um dedão poderoso (hálux), uma cintura escapular forte e robusta e o úmero também forte – características que auxiliam na locomoção.

Comunicação e Percepção

Esses animais costumam se comunicar bastante. Usam um número grande de vocalizações. Os gritos indicam agressão e se os gritos forem feitos com a boca fechada eles indicam protesto e advertem companheiros. Os canais de comunicação são acústicos e químicos. E a percepção é visual, tátil, acústica e química.

Em competição por alimentos é comum escutar gemidos descendentes. E um som parecido com o som que fazemos para chamar os felinos são usados para advertir sobre aparecimento de lêmures ou humanos no local. Para fugir de predadores ou caçadores eles costuram gritar algo parecido com um “hai-hai”.

Alimentação

Aye-Aye Comendo

Aye-Aye Comendo

Os selvagens costumam ingerir entre 240 a 342 Kcal por dia e isso é constante ao longo do ano. A dieta é sempre rica em gorduras e proteínas, mas principalmente durante o crescimento.

A dieta é onívora e bem variada. Os vegetais incuem muitas frutas, nozes e plantas, dentre eles os preferidos são banana, coco e amêndoas. Além disso possuem o hábito de comer larvas de besouros e alguns outros insetos de madeira.

O hábito de forrageamento é a principal característica comportamental dessa espécie e está diretamente relacionado com a alimentação. Os aye-ayes costumam usar seu dígito longo para bater na madeira das árvores e encontrar espaços ocos. A partir disso ele cavuca o buraco com seus dentes incisivos protuberantes e encontra as larvas de insetos (principalmente cerambycidlarvas), depois usa seu dedo para puxar e se alimentar delas, vivas.

Conservação

Muitos nativos de Madagascar consideravam essa espécie um símbolo de má sorte e exatamente por isso muitos aye-ayes foram mortos. Adicionado à isso, a destruição constante de seu habitat foi outro motivo para adicionar essa espécie a lista de ameaçados. Hoje em dia é uma espécie protegida por lei.

Em 1933 o aye-aye foi considerado extinto. Entretanto em 1957 a espécie foi novamente descoberta e então instigou pesquisadores de vários locais do mundo a procurarem medidas de conservação da espécie.

Em 1992 a IUCN estimou a população total de indivíduos num total entre mil e dez mil indivíduos. E esta espécie está descrita como em extinção desde 1970. Mas podem ser encontrados indivíduos selvagens em pelo menos dezesseis áreas de proteção ambiental na ilha.

Aye-Aye Fotografado de Frente pra Câmera

Aye-Aye Fotografado de Frente pra Câmera

Em 2014 o estado de conservação da espécie foi considerada em perigo. Basicamente por 3 motivos. Primeiro a crença popular de que é um animal de mal agouro, segundo porque seu habitat natural está sendo devastado por humanos e terceiro porque fazendeiros matam os animais porque o considera como uma praga de plantações.

Há aproximadamente 50 indivíduos de aye-aye conservados em cativeiros de zoológicos em outros locais do mundo fora da ilha nativa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pequenos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *