Os mamíferos são uma das seis classes principais de animais. As classes de animais são grupos que os cientistas definem levando em consideração o fato de serem parecidos em alguns aspectos importantes. Os mamíferos são a classe de animais a qual os seres humanos pertencem.
Há apenas cerca de 4.000 espécies de mamíferos. Isso parece muito, mas quando você considera que existem 21 mil tipos de peixes e 800 mil tipos de insetos, percebe-se que a classe dos mamíferos é bem pequena.
Os mamíferos sobrevivem em locais com a temperatura bem fria, como o Pólo Norte, ou em locais quentes, como os desertos, porque seus corpos são preparados para manter praticamente a mesma temperatura o tempo todo. O sangue quente faz com que os mamíferos sejam animais bastante ativos e vivam em uma grande variedade de lugares.
Os mamíferos estão em todos os lugares. Os ursos polares vivem em regiões muito frias. Os camelos vivem em áreas quentes. Aas toupeiras vivem debaixo da terra. Os morcegos vivem em cavernas e voam. Os golfinhos vivem nos oceanos. A pele e a gordura protegem os mamíferos que vivem no frio, já o suor e a respiração é que ajudam os animais a liberarem o excesso de calor em lugares muito quentes.
Os Pelos – Característica Marcante dos Mamíferos
Todos os mamíferos possuem pelos. Em algumas espécies, eles são longos e cobrem o corpo inteiro. Em outras é muito curto ou há apenas alguns fios. Mesmo mamíferos que vivem na água (como golfinhos e baleias) têm pelos. Embora você precisaria de uma lupa para ver os fios finos que estão presentes na boca das baleias, por exemplo.
Os mamíferos são os únicos animais que possuem pelos, que podem ser definidos como fios mortos formados por uma substância chamada queratina, que é também o que compõe as nossas unhas.
A informação mais importante sobre os pelos é que se trata de uma parte do corpo que está morta, ou seja, se os fios forem cortados o animal não sentirá nenhuma dor. Da mesma forma que acontece com os pelos e cabelos dos seres humanos. O que parece ser pelos em uma mosca ou uma aranha não é, pois contém partes vidas do animal, ou seja, se cortar estará ferindo-o.
Mamíferos Se Alimentam de Leite
A maioria dos bebês filhotes de mamíferos vive dentro da barriga de suas mães antes de nascer, assim como os humanos. Quando o bebê está grande o suficiente, ele sai do corpo de sua mãe. Muitas pessoas pensam erradamente que nascer vivo é algo que todos os mamíferos têm em comum. Há, no entanto, alguns mamíferos (como o ornitorrinco) que põem ovos como um pássaro.
Apesar de alguns filhotes de mamíferos nascerem de formas diferentes, todos eles se alimentam do leite que vem do corpo de suas mães.
Fatos Sobre os Mamíferos
Fato 1 – Existem entre 4.500 e 5.000 espécies de mamíferos:
De todos os grupos de mamíferos, o que tem mais espécies é o de roedores, que conta com mais de 1.700. Outros grupos de mamíferos diversos incluem morcegos (977 espécies), primatas (356 espécies), insetívoros (365 espécies) e marsupiais (292 espécies). O grupos de mamíferos com o menor número de espécies incluem o orictéropo (1 espécie), dugongo e peixes-boi (4 espécies) e os lêmures voadores (duas espécies).
Fato 2 – Os primeiros mamíferos apareceram há cerca de 200 milhões de anos, durante o Período Jurássico.
Os ancestrais dos mamíferos eram um grupo de répteis conhecidos como os Therapsidas. Os primeiros mamíferos evoluíras dos Therapsidas durante o Período Jurássico. De todos os grupos de mamíferos vivos hoje, os monotremados são os mais antigos, seguidos dos marsupiais.
Fato 3 – Os mamíferos são tetrápodes.
Mamíferos têm quatro patas, uma característica que os coloca entre o grupo de animais conhecidos como tetrápodes. Embora alguns mamíferos, tais como as baleias, dugongos e peixes-boi, tenham perdido as suas patas traseiras com o decorrer da evolução, são tetrápodes por descendência.
Fato 4 – Os mamíferos são endotérmicos.
Os mamíferos possuem o sangue quente, que significa que eles geram seu próprio calor, internamente.
Fato 5 – Todos os mamíferos têm pelos.
O pelo é uma das características mais marcantes que define os mamíferos. Nenhum outro tipo de animal possui pelo e todos os mamíferos têm, pelo menos, alguma parte do corpo coberta por pelos em algum momento durante a sua vida.
Os fios são constituídos por uma haste de células que são reforçados por uma proteína conhecida como queratina. O pelo cresce a partir de células da pele chamadas folículos. Os pelos dos mamíferos podem assumir várias formas diferentes, incluindo pele, bigodes, espinhas ou chifres, e possuem inúmeras funções. Eles podem servir como proteção para a pele, camuflagem, isolamento, etc.
Fato 6 – Os mamíferos são amniotas.
Amniotas são todos aqueles animais vertebrados cujos embriões são caracterizados por possuírem várias camadas de membranas protetoras (membrana amniótica, córion e alantóide). Répteis, mamíferos e aves são todos amniotas.
Fato 7 – A Era Cenozóica é conhecida como a “idade dos mamíferos”.
A Era Cenozóica (que começou há 65 milhões de anos e continua até os dias atuais) é considerada a idade dos mamíferos porque representa o período de tempo durante o qual os mamíferos se diversificaram e se tornaram os vertebrados dominantes no planeta.
Fato 8 – O maior mamífero é a baleia azul.
A baleia azul é o maior mamífero e é também o maior animal vivo hoje. Podemos até dizer que é o maior animal que já viveu. As baleias azuis pesam entre 110 e 160 toneladas e indivíduos maduros medem de 20 a 30 metros. A Balaenoptera physalus, mais conhecida como baleia-comum, fica em segundo lugar, pesando entre 50 e 82 toneladas e medindo de 19 a 22 metros.
Fato 9 – O menor mamífero é o morcego-abelha.
O morcego-abelha, também chamado de morcego-nariz-de-porco-de-kitti, é o menor de todos os mamíferos, medindo pouco mais de um centímetro de comprimento e pesando apenas 2 gramas. O morcego-abelha é uma espécie vulnerável que habita cavernas de calcário na Tailândia e na Birmânia.
A classe dos animais mamíferos, da qual os seres humanos fazem parte, inclui uma série de espécies, num total aproximado de 5400.
Os mamíferos são assim chamados, pois têm glândula mamária. A fêmea produz o leite que alimenta o filhote, até que este esteja apto a conseguir, por si só, seu próprio alimento.
Dentre os maiores e mais pesados mamíferos que habitam a terra estão o Elefante Africano e a Baleia-azul. Já dentre os menores estão os morcegos, sendo o Focinho-de-porco o menor, que chega a pesar 2 gramas e medir 15 centímetros de envergadura.
Os animais mamíferos podem ser encontrados em praticamente toda superfície, desde o mais gelado como a Antártida, onde habitam as focas, até os mais quentes.
Dos mamíferos fazer parte diversas ordens como: tubulidentata, representada pelo porco-da-terra; monotremados, dos ornitorrincos; marsupiais, dos cangurus; rodentia, dos roedores, como ratos, capivaras; chiroptera, a que pertence os morcegos; artiodátilos, animais que possuem dedos em números pares nas patas, bois, cabras; carnívoros e, finalmente, os cetáceos, do qual fazem parte as baleias.