A Baleia Jubarte (Megaptera novaeangliae) é um mamífero que pode ser encontrado em todos os oceanos do mundo. Ela é bastante conhecida por saltar para fora da água, tendo dado origem até a mitos antigos de monstros marinhos que apareciam para os navegantes que ainda estavam explorando o mundo. Seu canto é bastante forte e até hoje produz efeitos nos marinheiros que o escutam, o animal é também chamado de baleia cantora. Pode chegar a medir até 19 metros, no caso de um macho raro, e pesar cerca de até 40 toneladas.
Baleias Jubarte no Brasil
Trata-se de uma baleia avistada frequentemente no litoral do Brasil em particular em Abrolhos, na Bahia. Por sua beleza e peculiaridades é um animal que incentiva iniciativas de ecoturismo tendo sido criado inclusive um projeto chamado “Projeto Baleia Jubarte”.
Conhecendo mais Sobre a Baleia Jubarte
Anatomia da Baleia Cantora
Outro nome popular dado para a Jubarte é Baleia Corcunda em referência uma corcova sutil que serve de apoio para a sua nadadeira dorsal. Diferentemente de outras espécies de Misticetos esse mamífero possui a combinação de tons de azul e preto. Tem nadadeiras peitorais alongadas que podem atingir até 5 metros de comprimento.
Impressão Digital de Baleias
Uma curiosidade a respeito dessas baleias é que elas apresentam uma espécie de impressão digital que permitem identificar os indivíduos. Cada Jubarte possui um padrão único de coloração e forma para suas nadadeiras dorsal e caudal. A face inferior das nadadeiras geralmente é branca contando com algumas manchas brancas em sua região ventral.
Órgãos Genitais em Machos e Fêmeas
A identificação de indivíduos machos e fêmeas é possível pela observação da localização dos órgãos genitais. As fêmeas de Jubarte apresentam as fendas genitais situadas perto da nadadeira caudal e também próxima as fendas mamárias. Já nos machos as fendas genitais estão situadas na parte de cima de suas barrigas perto dos sulcos ventrais.
Pelo Rígido Sensorial
Essas baleias contam com nódulos (tipos de calombos) redondos em suas cabeças e também na mandíbula inferior. Geralmente há a cobertura por cracas e a existência de ao menos um pelo rígido. Não se tem ideia ainda para que serve necessariamente esse pelo, porém, a conclusão dos cientistas é que teria função sensorial para que esses cetáceos detectassem movimento ao seu redor.
Base Alimentar da Baleia Jubarte
No período de verão essa espécie de baleia costuma habitar regiões polares e temperadas tendo como base de sua alimentação pequenos crustáceos, peixes, sardinhas, krill entre outros. Uma baleia Jubarte consome diariamente cerca de 2 toneladas de alimento e para garantir essa grande quantidade de comida precisa se valer de algumas estratégias como nadar em meio ao cardume das suas presas ou então nadar em círculo formando um tipo de rede de bolhas que confunde a sua caça. Durante seu período de migração as baleias não se alimentam sendo que os meses quentes servem para estocar gordura.
Espetáculo de Saltos
Uma das características mais marcantes da baleia Jubarte é dar os seus belos saltos acrobáticos, o nome do seu gênero Megaptera (grandes asas em grego antigo) foi concedido devido a isso. Durante esse salto a baleia arqueia as suas costas projetando o seu corpo completamente para fora d’água. As suas nadadeiras peitorais ficam voltadas para o ar. O espetáculo ainda inclui o chamado tail lobbing and flipper slapping que corresponde ao movimento de bater a causa e as nadadeiras, respectivamente, na água. Os movimentos acrobáticos podem ser métodos de comunicação entre esses cetáceos.
Canção de Baleia
A baleia Jubarte é um mamífero que oferece belos espetáculos para o ser humano incluindo a emissão de sons que quando encadeados juntos resultam em belas canções. Cientistas acreditam que essa canção de baleia tem como motivação dar início ao acasalamento sendo bastante praticada por machos que estão solitários. As melodias são entoadas em períodos entre 10 e 20 minutos e são compartilhadas por indivíduos que compõem a mesma população. A base da composição muda ao longo dos anos.
Competição pelas Fêmeas
No que concerne ao comportamento de reprodução os machos de Jubarte se mostram bastante competitivos podendo lutar entre si pelas fêmeas e até mesmo defendendo as companheiras de investidas de outros machos. Esses cetáceos dão início a suas migrações reprodutivas entre 6 e 10 anos de idade sendo que o período de gestação dura até 1 ano. A amamentação pode se estender pelo período de até um ano, o leite dessa baleia é rico em gordura, entre 45 e 60% de sua composição.
Ameaças de Extinção
Atualmente, as baleias Jubarte estão na categoria de menor preocupação elaborada pela IUCN, contudo, já foram um dos principais alvos da indústria baleeira devido ao fato de terem rotas migratórias próximas ao continente. Já existem projetos de prevenção a caça de Jubarte. Hoje em dia essa espécie se encontra ameaçada por fatores como poluição de oceanos, redução de habitat e falta de alimento a disposição.
Predadores
Podem ser considerados como predadores de Jubarte animais como tubarões-branco e orcas. Um ataque não resulta em algo muito além de pequenas escoriações, no entanto, nos indivíduos mais jovens como filhotes pode significar morte.
DGxbyu olbpwjljpzqv, [url=http://ymeintucvyvu.com/]ymeintucvyvu[/url], [link=http://afuydlgsnppi.com/]afuydlgsnppi[/link], http://pflahnsozfcx.com/