Os dinossauros são animais extintos da face da terra há milhões de anos, mas que graças aos avançados recursos da tecnologia e das pesquisas dos cientistas e paleontólogos, tiveram parte de sua história resgatada pelo homem, despertando uma especial curiosidade dos jovens e das crianças.
A palavra dinossauro tem origem grega: deinos = terrível e saurus = réptil, ou seja, réptil terrível.
Características gerais dos dinossauros
Os dinossauros são animais classificados como répteis diferenciados e viveram há mais de 200 milhões de anos na terra, tendo surgido na era Triássicano e vivido durante todo o período chamado de Mesozóico, da era Jurássica até o final da era Cretácea, há cerca de 65 milhões de anos, quando foram extintos, tendo sido durante este período a espécie dominante da fauna terrestre.
Existiram diversas espécies de dinossauros, que são considerados uma espécie especial de répteis devido a sua capacidade de gerar calor através do próprio corpo, resistindo muito bem as temperaturas adversas. Em sua maioria os animais possuíam agilidade e capacidade de se movimentar rapidamente, não possuíam um habitat especifico o que lhes garantia uma variedade de alimentos e características diferentes.
Dividiam-se em dinossauros herbívoros, aqueles que se alimentavam de samambaias, plantas aquáticas, rebentos, etc.; dinossauros onívoros, aqueles que consumiam toda espécie de alimento e dinossauros carnívoros, aqueles que se alimentavam de animais menores, lagartos, insetos e dos próprios filhotes de dinossauros.
Evolução e descendência dos dinossauros
Segundo os estudos científicos dos paleontológicos os dinossauros são descendentes dos Arcossauros, e o Eoraptor seria o primeiro dinossauro conhecido, com registro fóssil com 235 milhões de anos.
Os pesquisadores ainda encontraram fósseis de muitas espécies diferentes de dinossauros por todo o mundo, e devido a analise minuciosa desses fósseis, dentição, formação óssea e levando em conta todo o contexto puderam produzir muitas informações, estabelecendo a ascendência e a descendências de dezenas de espécies de dinossauros.
Existem teorias que afirmam, por exemplo, que o dinossauro Velociraptor evoluiu através dos tempos, e algumas aves que conhecemos no mundo contemporâneo seriam descendentes dessa espécie de dinossauros, assim como os lagartos, jacarés e crocodilos.
Extinção dos dinossauros
Existem diversas teorias para explicar a extinção dos dinossauros, mas a teoria aceita pela maioria dos cientistas é a de que um meteoro ou asteróide teria caído na terra no período Cretácio, na região onde atualmente fica o México.
Segundo esta teoria o asteróide que teria cerca de 14 quilômetros de diâmetro, ao cair levantou uma nuvem de poeira, que por vários meses cobriu a terra impedindo que os raios solares penetrassem, e com isso muitos animais e a vegetação foram morrendo, e os dinossauros, que necessitavam de alimentação abundante foram morrendo até a completa extinção, sobrevivendo apenas as espécies menores, que teriam dado origem a algumas espécies de aves e lagartos.
A vida, a evolução e a extinção dos dinossauros é um assunto muito interessante, e os cientistas continuam fazendo descobertas importantes sobre o assunto, que permanece sempre atual.
e meio legou su filha de um buta