Ração para Pássaros

Todos nós sabemos que aqueles pássaros criados em cativeiro necessitam cuidados especiais, pois eles se encontram fora de seu habitat natural, e como estão presos não têm a oportunidade de sair em busca de seu próprio alimento e talvez se o tivera não saberia como fazê-lo já que não estão acostumados com o meio e nem aprenderam como se alimentarem sozinhos.

Por esse motivo as rações e a alimentação desses pássaros devem ser balanceadas para oferecê-los o maior conforto possível, somente assim serão animais saudáveis.

Alimentação

As rações devem conter diversos nutrientes. Entre os mais básicos podemos citar um mix de sementes distintas e complementos alimentares que irão substituir aqueles nutrientes que seriam adquiridos através de pequenos animais da natureza. No caso das sementes a que mais se assemelha é o alpiste.

As sementes devem ser escolhidas para se evitar alimentação de baixa qualidade, um dos testes utilizados é o do algodão molhado com água. As melhores sementes apresentam uma taxa média de 80% (oitenta por cento) de germinação, assim sementes impuras serão evitadas.

Outra forma de alimentação são as “farinhadas” que são importantes no equilíbrio alimentar que são a melhor forma de fazer com que os animais em questão ingiram as quantidades necessárias de alimentos prebiótico, probióticos, as vitaminas, alguns remédios, os vermicidas e aminoácidos. Esses são apenas exemplos de suplementos que podem ser misturados nesses complementos.

Quantidade

Os produtos “extrusados” são rações propriamente ditas que estão ficando cada vez mais comuns devido ao avanço das tecnologias para a fabricação destes. Esse tipo de produto possui diversas vantagens como, por exemplo, o fato de balancear de forma correta a alimentação com todos os nutrientes necessários.

Além disso, esses produtos permitem que os nutrientes nocivos aos animais que na maioria das vezes não podem ser retirados das “farinhadas” e muito menos nas sementes. Todos devem estar atentos ao fato de que qualquer mudança na alimentação dos pássaros deve se dar de maneira gradual evitando assim o estresse do animal.

Não se espante, mas para o bom desenvolvimento alimentar do animal é necessário, ainda, outros fatores como areia e “grift” mineral. Esses são agentes promotores de melhoras na eficiência para se alimentarem.

Como não possuem dentes esses elementos são de grande valia na digestão dos alimentos ingeridos por eles. Ou seja, funciona mais como uma ferramenta a eles.

Importancia

As frutas e verdura não são alimentos com restrições, porém deve-se ter muito cuidado com a origem de cada alimento, pois caso haja resquícios de agrotóxicos, por exemplo, pode ser letal.

Há outras variedades de tipos de alimentos para o seu pássaro como osso de siba ou alimentos vivos, porém não se esqueça nunca de procurar um conhecedor autorizado da área, e de adquiri-lo de forma legal, evitando, desta maneira, futuros problemas.

Os profissionais irão lhe ajudar a bolar um plano alimentar para seu animal saudável e que possibilite uma vida feliz a ele.

G.M.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *