Esses mamíferos, as vacas, são animais de extrema importância já há muito tempo. Isso vem desde os primórdios, quando as civilizações davam seu primeiro passo, e no tempo em que as vacas eram vistas apenas como sobrevivência.
As vacas são fonte de alimento, tanto a carne como o leite, nos dão couro para confecção de vestimentas, por exemplo, e ainda podem servir como tração para diversos tipos de serviços no campo.
São animais que medem em torno de um metro e meio (1,5 m) de altura e pesam em média 600 (seiscentos) quilos. A gestação das vacas dura, como nos humanos, 9 (nove) meses.
A cria, que nasce desse parto, chama de vitelo ou ainda bezerro é alimentado por um leite especial, o colostro, que tem nutrientes que auxiliam no crescimento e desenvolvimento do recém-nascido.
Após certo tempo o bezerro passa a se alimentar de outras coisas como os grãos ou ervas. A língua é adaptada para a capitação de caules, ervas entre outros, e é exatamente isso que fazem durante mais de 8 (oito) horas por dia.
A partir do 25º (décimo quinto) mês de vida o animal já assume uma idade suficiente para a reprodução, já pode atingir a prenhes e assim, conseqüentemente, começar a produção de leite. Uma vaca vive até os seus 12 (doze) anos, ou seja, uma longevidade razoável comparado com outros animais.
As vacas são constituintes do grupo dos herbívoros, já que não comem carne em hipótese alguma, e também são considerados ruminantes por ter o estômago com peculiaridades que a permite engolir um alimento e voltar a ruminá-lo mais tarde. Parte do alimento pode ser transformada em leite num órgão chamado úbere. A ordenha desse leite, geralmente, é feita 2 (duas) vezes ao dia, manhã e tarde, dependendo do produtor.
A atividade da ordenha, no dias de hoje, é mecânica (automática), podendo assim atingir uma produção que ordenhe até 100 (cem) vacas em apenas uma hora.
O leite quando retirado da vaca deve ser dirigido a arcas de refrigeração para esperar que algum caminhão adequado venha recolhê-lo, e levá-lo a um estabelecimento, do tipo laticínio, para a industrialização que envolve basicamente o tratamento (eliminação de germes) e o empacotamento, por último o produto chega ao consumidor.
Vale lembrar que as vacas também podem ser criadas como gado de corte, ou seja, assim que atingem um peso ideal são enviadas ao frigorifico para abate.
A pele geralmente é usada para a confecção de sapados, sofás e cintos. Não podemos esquecer que os seus dejetos são transformados em adultos naturais.
No lado religioso que envolve as vacas tem-se a Índia, pais no qual esses animais são considerados sagrados, e são protegidas. Nesse país, não se come a carne desse animal e tampouco os ferem.