-
As Características Gerais do Pintassilgo do Nordeste
O pintassilgo do nordeste tem nome cientifico Spinus yearrellii, e é uma ave da ordem Passeriforme, e da família Fringilidae. Seu nome tem origem do grego “spinus” que se trata de uma ave que era citada por antigos filósofos gregos; enquanto “yarrellii” corresponde a uma homenagem a um zoólogo inglês, chamado Willian Yarrell. É encontrado (como sugere seu nome) no nordeste brasileiro, e também em território venezuelano. Muitas vezes, essa espécie é confundida com o famoso pintassilgo da cabeça preta (Spinus magellanicus), mas se diferencia deste por apresentar a cabeça inteiramente preta, ao contrário do seu “primo”. Em alguns lugares do país, o pintassilgo do nordeste é conhecido como “coroinha”, e em alguns estados do nordeste é conhecido como pintassilgo baiano.
O pintassilgo do nordeste tem um comprimento de 10 cm em média. Para diferenciar o macho da fêmea, vale a seguinte regra: o macho tem o alto da cabeça (coroa) preto, contrastando com a sua barriga, peito e pescoço. A parte dorsal é de um amarelo quase verde, enquanto as asas são pretas com pequenos detalhes em amarelo e o bico é cinza. Já as fêmeas também tem bico cinza, e se diferenciam dos machos por não terem a famosa coroa negra na cabeça. Os pintassilgos do nordeste jovens tem a mesma aparência das fêmeas, e se continuam com essa aparência na vida adulta, se prova que são fêmeas.
-
Alimentação do Pintassilgo do Nordeste
A alimentação do pintassilgo do nordeste não costuma variar das demais espécies passeriformes. Como vivem em constante contato com a natureza, esses animais consomem uma grande gama de sementes dos mais diferentes frutos (assim como pedaços de frutos). Na dieta dessa ave, estão a flor do eucalipto, sementes de picão, dente de leão, colonião e serralha. Alguns pequenos insetos como o inseto de pinhais, entram na dieta do pintassilgo do nordeste.
-
Caatinga e Cerrado, o Habitat do Pintassilgo do Nordeste
O cerrado é uma vegetação brasileira ( ou bioma, segundo o IBGE) que ocupa uma área enorme, chegando a países vizinhos como Brasil, Bolívia e Paraguai. Conhecido como “a savana brasileira” esse bioma abrange 12 estados brasileiros (incluindo o Distrito Federal). No total, são mais de 2 milhões de km quadrados, mesmo com o tamanho desmatamento que vem acontecendo nas últimas décadas.
A caatinga é uma vegetação brasileira que ocupa uma área de 850 mil km² ao longo do território brasileiro. Pela caatinga, discorrem dois importantes rios da bacia hidrográfica brasileira: o rio São Francisco e o Rio Parnaíba. A caatinga, é a única vegetação ou bioma, localizado no território brasileiro, que ocorre unicamente no território brasileiro (todas as demais também acontecem em ao menos algum outro território do mundo). A caatinga pode ser encontrada na Paraíba, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e no norte de Minas Gerais.
A caatinga é uma mata de transição entre o agreste e o sertão, e é nesse contexto que aparece o pintassilgo do nordeste. Além disso esse pássaro também aparece em menor número em pastos, pomares, florestas abertas, pinhais, plantações, e quintais. Na Venezuela, a vegetação típica que abriga o pintassilgo do nordeste é denominada Carabobo.
-
Reprodução
Assim como a maioria dos passarinhos, o pintassilgo do nordeste tem uma reprodução de forma sazonal, ou seja, ocorre em determinada época do ano ( que para eles acontece entre outubro e março). Nesse período ocorre todo o processo de divisão de tarefas, típicas dos pequenos pássaros. As fêmeas tomam frente da obtenção de material para construção dos ninhos. Esses matérias geralmente são pequeninos pedaços de galhos, pedaços de folhas, e penas e pelos encruzilhados no solo. A fêmea põe e encuba os ovos ( que geralmente são de 3 a 5 ovos de coloração branca), processo esse que dura cerca de 2 semanas.
Já o macho é encarregado de proteger o território, e também encuba os ovos enquanto a fêmea, por um motivo qualquer, sai do ninho mesmo que temporariamente. Além disso a permanência do macho do ninho inibe a chegada de predadores que queiram se alimentar dos ovos de filhotes, ou mesmo que queiram se apossar do ninho. A tarefa de construção do ninho não passa pelos machos ( com raras exceções). Cabe ao macho, também, a tarefa de aproximação e flerte com a fêmea. Isso ocorre com a aproximação lenta, além de um show de exibição que essa bela ave é capaz de realizar.
A fase conhecida como “maturidade sexual” entre os pássaros, acontece muito tarde entre os pintassilgos do nordeste, por volta dos 10 meses de idade. As ninhadas que tem em média 4 ovos de quantidade, acontecem em média 4 vezes ao ano durante aquele período citado ( de outubro a março). Os ninhos costumam ser construídos numa altura média do chão ou em alturas muito elevadas. É possível encontrar ninhos do meio do broto de folhas de palmeiras, ou de araucárias.
-
Ameaças Atuais ao Pintassilgo do Nordeste
O pintassilgo do nordeste tem seus predadores naturais dentro da cadeia alimentar, mas fatores que fogem ao ciclo natural estão extinguindo aos poucos essa espécie de ave. A IUCN é uma organização que protege os animais, e cria indicadores analíticos para quantificar a vulnerabilidade de uma determinada espécie. Ela cria relatórios periódicos, que são emitidos ao grande público por meio de seu site, com a situação da maioria das espécies presentes no mundo. A sigla significa Lista Vermelha da União Para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.
Em 2012 a IUCN classificou o pintassilgo do nordeste como espécie em estado vulnerável. Os fatores citados pela organização para esse alerta são: o tráfico nacional e internacional, que consistem no comércio ilegal realizado no Brasil, que mesmo sem apresentação de números concretos aparecem como a real ameaça. O fator extra a essa prática criminosa de comercio ilegal, é o uso desregulado pesticida pelos habitats que conseguimos encontrar essas aves. As queimadas, além disso, também vem permeando ainda mais essa ameaça de extinção ao pintassilgo do nordeste.