-
Características Gerais do Pica-Pau
O pica-pau é uma ave muito conhecida, que também tem outras nomeações como picapau, ipecu, carapina e pinica-pau. Biologicamente falando, a ave pertence à ordem dos piciformes, e à família Picidae. Os piciformes são uma ordem de aves que incluem animais de dimensões médias e que habitam o ambiente arbóreo. São cerca de 400 espécies, num total de 9 famílias, incluindo os tucanos e pica-paus. Metade dessa ordem é constituídas pelos picidaes, que se tratam dos pica-paus e seus descendentes.
O aspecto geral do pica-pau é designado pelo seu tamanho pequeno ou médio, com muitas penas coloridas, e um detalhe bem peculiar: os machos apresentam uma característica crista vermelha. As patas do pica-pau tem a morfologia de dois dedos voltados para a frente, enquanto os outros dois dedos são voltados para trás. Essa característica morfológica os auxilia a se agarrar nos troncos de árvores, e são por suas interações com essas mesmas árvores que esse animais são tão conhecidos. Em território brasileiro, temos uma grande variedade e uma população altamente numerosa desses animais. Os carapinas (como também são conhecidos os pica-paus), são muito velozes, característica essa que não se aplica apenas à velocidade com que martela a madeira com seu bico.
No mundo são cerca de 200 espécies de pica-paus, e não se pode hesitar em dizer que muitas das mais bonitas estão presentes em território brasileiro.
-
Habitat e a Origem do Nome do Pica-Pau
O pica-pau costuma viver em bosques, local onde constrói seus ninhos, e realizado o processo de criar cavidades nos troncos de árvores. Desse característica que o pica-pau possui de criar cavidades em troncos de árvores, nasceu a sua nomenclatura no Brasil. Para se ter uma ideia da velocidade que essa espécie possui em suas bicadas, são mais de 100 bicadas por minuto (quase duas bicadas por segundo, de forma ininterrupta). A etimologia do nome do pica-pau (assim como picapau ou pinica-pau), é claramente uma referencia ao seu hábito de perfurar a madeira de forma incomparável. Isso lhe rende, além de tudo, a busca por alimentos como larvas e insetos. Já a origem do nome Carapina, vem do tupi karapina.
- Morfologia do Pica-Pau: Conhecendo Sua Estrutura
-
Bico
A característica morfológica (referente ao corpo) do pica-pau provavelmente é o seu bico ultra forte, que consegue perfurar até mesmo os troncos mais resistentes e aparentemente mais reforçados. A cabeça desse pássaro se move em uma velocidade estimada em 6 metros por segundo, e um detalhe do mundo da física: em cada bicada realizada em um tronco ou afins, o processo de desaceleração em seu pequeno pescoço ultrapassa em mais de 1000 vezes a força da gravidade. Se você deseja uma imagem que provavelmente o fará se apaixonar pela natureza, assista em câmera lenta o batucar de um pica-pau num tronco de árvore.
- Crânio e Cérebro do Pica-Pau
Como nem tudo é perfeito, especialistas recentemente começaram a desconfiar do estado intracraniano dos pica-paus, devido aos abalos que frequentes bicadas com tanta força, poderiam causar em suas cabeças. Ao finalizar da pesquisa sobre a estrutura do animal, especialistas revelaram que existem diferenças significativas entre a parte de cima e a parte de baixo do bico do animal. Além disso existem acúmulos ósseos e com textura de esponja que protegem o cérebro do pássaro. Além de útil para compreender o mundo dessa pequena ave, essa revelação também ajuda no desenvolvimento de estruturas protetivas à cabeça do próprio ser humano.
O fato do cérebro ser alongado na direção vertical (bem mais que na direção horizontal), é outro fator que permite que as bicadas não alterem sua sanidade intracraniana. Segundo os pesquisadores, isso permite que as pancadas frequentes não afetem de forma localizada o cérebro, ou seja, as pancadas são distribuídas por toda a estrutura. A equipe de Hong Kong (Universidade Politécnica), ainda estudou um osso chamado hióide no pica-pau. O osso hióide é um pequeno osso em formato de ferradura, situado entre a parte anterior da língua e da laringe. Esse estudo é bem frágil nos seres humanos, mas no pica-pau é absolutamente bem desenvolvido, fornecendo assim uma estrutura muito interessante a esses animais para poderem bicar o quanto quiserem.
Para completar as impressões tidas através dos resultados desses estudos, os chineses afirmam que podem ser tiradas lições para a engenharia de próteses em seres humanos, desenhos de objetos utilizados na cabeça, e até mesmo em desenhos de engenharia industrial. Toda essas informações foram utilizadas para a realização de simulação gráfica, podendo calcular dessa forma, todas as forças que agem no crânio do animal enquanto ele realiza suas bicadas em estruturas rígidas.
-
Plumagem
Especialistas creditam a variedade absoluta de cores entre as diferentes plumagens dos diferentes gêneros desse animal, as necessidades de adaptação ao ambiente, destacando a camuflagem que lhes é necessária para fugir de seus predadores. Muitas espécies apresentam crista ( assim como o pica-pau do desenho animado).
-
Alimentação
O pica-pau tem o costume de bicar os troncos de árvores para, dentre outros motivos, obter o alimento que tanto busca, que se resume em insetos e larvas. Essa dieta do pica-pau é o suficiente para que ele siga veloz e saudável. Sua língua é uma ferramenta poderosíssima para essa função, o auxiliando quando é esticada até o interior da estrutura do tronco.
Existem espécies que se alimentam apenas de insetos, e algumas que complementam sua alimentação com sementes de frutas ou frutas. Dentro do cardápio de insetos, existentes pica-paus que se alimentam apenas de formigas, ou apenas de larvas, ou de vários insetos. São necessárias muitas bicadas por dia (na casa das milhares), para pode alimentar todos os pica-paus próximo que precisam de alimento.
-
Mitos e Verdades: Curiosidades Sobre o Pica-Pau
Existem alguns mitos com relação ao pica-pau, além de algumas curiosidades que surgem baseadas no comportamento desse pequeno animal. O fato de ele ter uma paródia televisionada há muitas décadas também faz com que a atenção sobre o pássaro aumente, e sua importância (que já foi destacada nesse texto) se torna ainda maior.
-
O Pica-Pau Bica Os Paus Com Sua Língua, Ao Invés De Usar O Bico
Mito. O pica-pau possui um bico extremamente rígido, e usa esse aparato para conseguir construir seus ninhos, perfurar para conseguir alimento e até mesmo para demarcar seu território. Quanto a língua do pica-pau, ela também tem uma importância muito grande na hora de obter o alimento que se encontra inserido dentro de um buraco fino. Com sua língua alongada o animal consegue buscar o que está lá dentro, sem nenhuma dificuldade. Essa impressão provavelmente vem do fato de que em algumas imagens vemos o pica-pau inserir a língua dentro do tronco (para a busca de alimentos).
-
O Pica-Pau É Um Animal Agressivo?
Mito. Em geral o pica-pau macho pode demonstrar certa agressividade por conta da característica de defesa de território, contudo não é natural do animal um comportamento eufórico. Essa impressão pode se dar por conta do repique nos troncos de árvores, contudo isso se dá para busca de alimento, ou procura por lugares para montar seu ninho.
-
Pica-Paus Precisam De Ninhos Gigantes?
Mito. O pica-pau busca criar ninhos que tenham como entrada, exatamente a circunferência do seu corpo, para evitar que invasores ou predadores possam dominar seu ambiente ou captuar os filhotes. Essa visão de espaço mínimo, é algo instintivo nesse animal, que padroniza a circunferência de entrada em seus ninhos, de acordo com seu tamanho.
-
Pica Pau Trabalha Por Solidariedade.
Verdade. O pica-pau é conhecido por ser um animal extremamente trabalhador, levando a vida tentando servir aos seus familiares e amigos. Para se ter uma ideia, ele precisa de quase mil larvas ao dia para poder completar sua alimentação, porque além dele, ele também alimenta: seus filhotes, sua companheira, e para um pica-pau próximo. Além disso, os pica-paus são muitos ativos e tem movimentos ágeis e fortes o dia todo, por isso precisam de muita energia que é compensada dentro da alimentação. Para se ter uma ideia, um pica-pau costuma bicar em dias saudáveis, até 12 mil vezes ao dia.
-
Pica-Pau Em Extinção.
Verdade. Existem muitas espécies de pica-pau que estão ameaçadas de extinção no momento. O maior causador desse fato aterrorizante é o desmatamento sem precedentes que países com menos controle de preservação ambiental acabam provocando. Infelizmente nosso país se encaixa nessa triste categoria de países, e precisa rever suas normas ambientais para salvar pica-paus e outras espécies animais da extinção.
-
Pica-Pau É Essencial Para O Ecossistema.
Verdade. Por si só, essa ave já serial fundamental porque a natureza é perfeita, e toda alteração em um bioma desencadeia uma série de alterações em cadeia. Contudo essa ave se alimenta de insetos que vivem no interior das árvores, e por este motivo são essenciais para o desenvolvimento saudável dessas mesmas árvores. Essas larvas geralmente são prejudiciais a madeira, e acabam provocando o apodrecimento da mesma. Além disso, essas aves tem o costume de espalhar sementes no bioma que estão situados, o que provoca o nascimento de outras plantas e consequentemente um ambiente melhor.
-
Personagem: Pica-Pau e Seu Mundo Caótico
Um dos personagens de séries animadas mais conhecidos de todos os tempos é baseado nessa espécie única. O Pica-Pau (Woody Woodpecker) é um personagem da série americana de mesmo nome, e que possui características e formas físicas similares a de um de ser humano (construção antropomórfica). A série é produzida pelo estúdio Walter Lantz, e distribuída em vários países pela Universal Pictures.
O desenho animado foi criado em 1940 por um artista de storyboard chamado Walter Lantz. Quando referenciamos nosso olhar ao inicio do desenvolvimento do personagem (por volta de 1940), percebemos um personagem completamente diferentes das últimas versões. Seus traços foram deixando a loucura e pendendo mais para a simpatia, para a tranquilidade e cada vez menos grotesco. Hoje o personagem conta com 79 anos de idade, sempre mantendo sua aparência jovial e independendo de questões contemporâneas.
A criação do personagem foi realizada por Walter Lantz em 1940 quando o desenhista estava em sua lua de mel, com sua esposa. Sua noite de núpcias foi irritantemente atrapalhada pela presença de um pássaro que insistia em martelar a madeira do teto do hotel onde estava hospedado. A principio, o personagem deveria se chamar “Knock Knock” (bate bate), contudo Walter Lantz recebeu a negativa por parte dos diretores do estúdio que aquele personagem, que era apenas mais um dentro do desenho de Andy Panda era muito louco. A aposta derradeira de Walter Lantz foi criar um desenho apenas para o pica-pau em que ele fosse o astro principal. O sucesso foi inevitável, e a característica quase psicótica do jovem pássaro, foi sendo transformada em simpatia e carisma com o público.
-
Alguns Gêneros de Pica-Pau Existentes
Abaixo vamos nomear e detalhar alguns gêneros dentro da família picidae.
Jynx: Torcicolo é o nome dados às duas espécie de pica-pau pertencente a este gênero.
Picumnus: É um gênero de aves dentro da família picidae. São Popularmente designados de pica-pau anão, ou até mesmo picapauzinho. Esses pássaros tem o comprimento de seus corpos justificando suas nomenclaturas, com apenas uma média de 8 cm de comprimento. Esse tamanho contrasta com seus pés, que são bem grandes quando comparados a seus corpos.
Dendrocopos: Mais um gênero de pica-pau que aparece com muita facilidade na Ásia, Europa e até mesmo ao norte da África. Algumas espécies deste gênero são: pica-pau de barriga ruiva, pica-pau mediano, pica-pau de dorso branco, pica-pau sírio.
Celeus: Esse gênero de pica-pau aparece com muita frequência na Oceania. Este grupo inclui 11 espécies diferentes, sendo que destas, 7 também aparecem no Brasil. Apresentam porte médio, variando entre 20 e 28 cm de comprimento. Uma das suas características mais notáveis é a presença de uma crista muito bonita em sua cabeça. Contudo o contraste de cores em sua plumagem, é um combinação pouco vista no meio animal. Crista e ponta das asas vermelha, cauda preta, enquanto o dorso e o ventre contrastam entre amarelo e preto.
Picus: O gênero picus é um gênero de aves da família dos pica-paus. Se encontra, assim como alguns outros gêneros, na Europa, Ásia e Norte da África. Apresentam no geral grandes dimensões com a parte superior do corpo verde. Seu habitat costuma ser as florestas que não são tão arborizadas. A alimentação desses animais costuma ser a base de insetos, assim como a maioria dos gêneros de pica-paus. Algumas espécies deste gênero se especializam em formigas, dentro de sua alimentação.
Construi minha casa há seis meses e um pica-pau de cabeça vermelha se instalou no primeiro ripão de massaranduba de meu telhado.
Vive só e, curiosamente, se recolhe diariamente às 17:30 horas, pontualmente.
Nem se intimida quando estou à vista, na varanda, no momento em que se recolhe.
nunca vi mais deve ser bem bunito um pica-pau.
roberto escreveu o primeiro comentario 17:30 horas uke não é 17h e 30 min foi mal!!
pica pau sua origem
iso vai dar uma bela pesquisa para a minha professora vou tirar10 nesta pesquisa
Eu tenho varias fotos de pica pau rem duas especies o amarelo e o de topete vermelho o de topete vermelho e aq dentro da cidade fez ate ninho em uma arvore morta e o amarelo e la em Ipiabas realmente as 17e30 eles se recolhem