Pau-Anão-de-Pescoço-Grande

Pau-anão-de-pescoço-branco

 

O Pássaro Pica-Pau é muito popular, graças ao desenho de mesmo nome. O desenho criado por Walter Lantz foi criado na década de 40, após um insistente Pica-pau visitar todos os dias a casa do desenhista e incomoda-lo. O barulho do pássaro ao bicar a madeira da arvore é muito característico. É bastante popular no Brasil, principalmente os menores, conhecidos como anão.

Os Pica-Pau, ganham esse nome por fazer os seus ninhos em arvores, onde eles furam os trocos, para construí-lo ou se alimentar de pequenas larvas e insetos.

Pau-Anão-de-Pescoço-Grande

Pau-Anão-de-Pescoço-Grande

Nos estados de Roraima e Para, há uma espécie de Pica-Pau que vem sendo ameaçada de extinção que é o Pica-pau-anão-de-pescoço-branco, esse

Sobre:

Pertence a um gênero de aves, da ordem dos Piciformespertencente a família Picidae, popularmente conhecidos como pica-pau-anão ou picapauzinho, por serem bem pequenos, medem entre 7 a 10 cm de comprimento apenas.

Tem o seu nome cientifico, em dois idiomas. Do francês vem o picumne, piculet que significa pequeno pica-pau. E as outras partes vem do grego: spilos, que significa mancha, gastër que remete a barriga e spilogastra que faz menção a uma mancha branca. Picumme spilos gastërspilograstra = Pica-pau-anão-de-pescoço-branco.

Pica-Pau-Anão-De-Pescoço-Branco

Pica-Pau-Anão-De-Pescoço-Branco

Habitat:

Esse pássaro pequeno gosta de florestas de galeria, florestas costeira e principalmente os manguezais. Acredita-se que com a diminuição dos manguezais tenha afetado a espécie e por isso ela é ameaçada de extinção. Constrói com a ajuda de seu bico, os ninhos nos trocos da arvores, no estrato médio e/ou copa, cavando uma espécie de buraco como moradia, são buracos uniformes com de 3 cm de diâmetro e cavidade de 10 a 20cm. Vivem sozinhos ou em bandos mistos, e o macho e a fêmea se revezam para cuidar e alimentar os filhotes.

Características Físicas:

Sua aparência física pode ser variável. Ele se diferencia dos outros pica-paus-anões, pois seu pescoço e barriga possuem uma cor branca e uniforme, e os outros geralmente tem umas manchas e barras na barrica. Apesar de considerada sua característica mais marcante, alguns indivíduos da espécie possuem listras no peito e manchas irregulares na cor preta nos flancos e outras manchas no ventre.  Como já tido anteriormente não é um pássaro muito grande.

Suas patas auxiliam em se agarras nas arvores, pois isso tem dois dedos voltados para a parte de trás do corpo.  Seu bico e reto, pontudo e muito duro. O Crânio dessa ave é bem grosso e o pescoço que comanda os movimentos. Sua língua é bastante afilada, pegajosa e comprida o que ajuda a captura de insetos. Eles não possuem a habilidade de cantar, apenas de solta um grito característico.

Hábitos Alimentares:

Gosta de pequenos insetos e larvas, esses ele procura em troncos mortos, onde ele utiliza do pequeno tamanho para alcançar os ramos e locais estreito para a captura de sua presa. Seu bico é capaz de dar em média 100 bicadas por minuto, é um bico fino ajuda a furar os trocos das arvores quando necessário, o que causa um som peculiar e característico de furar a madeira.

Outra vantagem desse pássaro é que possuem uma ótima audição. Quase como um sonar, o pica-pau consegue escutar as larvas dentro dos troncos das arvores se mexendo, assim conseguem já saber onde está a presa e furar as árvores certeiramente.

Curiosidades:

  • – O seu som de “tamborilar” com o bico, além de função de alimentação, também serve de comunicação entre o macho e a fêmea na reprodução e para marcar território.
  • – São conhecidas mais de 200 espécies de Pica-pau no mundo todo.
  • – No Brasil existe cerca de 42 espécies.
  • – São aves importantes paras as florestas pois ajudam a evitar que pragas (insetos) se espalhe pelas arvores
  • – Os ninhos são capazes de proteger a ave das intempéries, é considerada uma bela construção o que faz com que seja considerada uma ave muito inteligente.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *