Como Amansar Pássaro Preto

Conhecido popularmente como pássaro preto, o Gnorimopsar chopi, é inteiramente preto, suas pernas, olhos, penas e bico tem essa cor brilhante e intensa. Os criadores costumam se interessar por esse pássaro pela sua bela aparência e também pelo seu canto que é notável. No entanto, existem dúvidas quanto ao processo para amansá-lo.

Esse pássaro pode se sentir um tanto nervoso ao mudar de ambiente e começar a conviver com pessoas e outros animais. A seguir vamos explicar um pouco mais sobre as características dessa espécie para que seja possível desenvolver técnicas para amansá-lo através dos cuidados corretos. Então vamos conhecer melhor o pássaro preto?

Pássaro Preto: Gnorimopsar Chopi

Esse pássaro pode ser conhecido popularmente como pássaro preto, chico-preto (no Piauí e Maranhão), chupão (no Mato Grosso), chupim (em São Paulo), craúna (na Paraíba), cupido (no Ceará) entre outros.

O nome científico Gnorimopsar chopi significa ‘ave notável que parece com um entorninho’. Gnorimos vem do grego significando ‘notável’; psar, psarus também vem do grego e significa estorninho; por fim chopionomatopeia vem do guarani referenciando o belo canto do pássaro preto. A associação com o estorninho se deve ao fato de que os ornitólogos usavam como referência os pássaros europeus para descrever os pássaros do Novo Mundo.

Características do Pássaro Preto

O pássaro preto adulto tem comprimento médio entre 21,5 e 25,5 centímetros e pesa entre 69,7 a 90,3 gramas. Como já mencionado esse pássaro é completamente preto, isso inclui seu bico, olhos, penas e pernas. A diferença entre machos e fêmeas é feita através do brilho azul metálico deles e da aparência fosca da plumagem delas. Os filhotes não costumam apresentar penas ao redor dos olhos.

Alimentação do Pássaro Preto

O pássaro preto é onívoro, isto é, alimenta-se de carne e vegetais. A base da sua alimentação conta com frutos, insetos, sementes, aranhas e invertebrados pequenos. O seu alimento favorito é o coco maduro da palmeira buriti. Uma curiosidade é que se trata de um pássaro bastante inteligente conseguindo inclusive traçar estratégias para apanhar animais atropelados em estradas. Pode ser visto comendo milho perto da casa de humanos e até desenterrando sementes que acabaram de ser plantadas.

Alimentação do Pássaro Preto

Alimentação do Pássaro Preto

Quais São os Hábitos do Pássaro Preto?

O pássaro preto costuma viver em bandos bastante barulhentos podendo ser encontrados em áreas agrícolas, pinheirais, áreas de pântano, áreas remanescentes de mata entre outros pontos com árvores. Geralmente dormem no final da tarde quando se reúnem no meio das folhas das árvores isoladas. São aves sociáveis que durante o período de reprodução tornam-se bastante territorialistas.

Três Subespécies de Pássaro Preto

Há três subespécies de pássaro preto reconhecidas oficialmente, a seguir vamos explicar um pouco mais sobre cada uma delas pode ser encontrada.

– Gnorimopsar chopi chopi

Essa subespécie de pássaro preto pode ser encontrada do centro do Mato Grosso até o leste de Goiás, Espírito Santo, no sudeste de Minas Gerais até o sul e nordeste uruguaio e argentino.

Gnorimopsar Chopi Chopi

Gnorimopsar Chopi Chopi

– Gnorimopsar chopi sulcirostris

Encontrado em toda a região nordeste brasileira, do estado do Maranhão até a Bahia assim como ao norte de Minas Gerais. A diferença dessa subespécie é ter um tamanho ligeiramente maior.

Gnorimopsar Chopi Sulcirostris

Gnorimopsar Chopi Sulcirostris

– Gnorimopsar chopi megistus

Essa subespécie pode ser encontrada no sudoeste peruano e no leste boliviano.

Gnorimopsar Chopi Megistus

Gnorimopsar Chopi Megistus

Como Amansar Um Pássaro Preto?

O comportamento do pássaro preto costuma ser sociável e ele é geralmente companheiro. Exatamente por isso esse pássaro tende a se adaptar bem em cativeiro e apresenta um comportamento manso desde filhote.

Essa ave tem a capacidade de reconhecer os membros da família com quem convive aprendendo truques como cantar quando ouve uma palavra específica e até se empoleirando nos ombros e dedos. Normalmente tem preferência pela pessoa que o alimenta.

Caso esteja com dificuldades de amansar esse pássaro é recomendado deixa-lo num cômodo com mais movimento da sua casa para que ele se acostume com o barulho constante, pode ser isso que o está estressando. Lembrando que esse pássaro somente pode ser adquirido junto a um vendedor habilitado pelo IBAMA, a captura de pássaros pretos silvestres é proibida.

Cuidados Especiais Com o Pássaro Preto

Conheça os principais cuidados para ter com o pássaro preto, mais uma vez lembrando que ele deve ser adquirido de um criador autorizado pelo IBAMA.

– Alimentação

O pássaro preto deve ser alimentado com uma ração específica para sua espécie, esse produto pode ser encontrado em lojas especializadas. Outra possibilidade é alimentá-lo com rações dadas a galinhas poedeiras.

Diariamente ofereça a esse pássaro 1 xícara de chá de alpiste para cada 1 kg de ração. A cada três dias é interessante acrescentar a alimentação desse pássaro verduras (como almeirão e chicória) e legumes (jiló, tomate e chuchu) além de farinhada.

– Saúde do Pássaro Preto

Pássaro Preto na Árvore

Pássaro Preto na Árvore

O pássaro preto não tem problemas com frio ou calor, no entanto, tem dificuldades com correntes de ar. Há pássaros dessa espécie que podem arrancar suas penas quando estão com problemas de alimentação ou sentem falta de um parceiro para procriar.

Nesse caso a dica é prender na gaiola fios de estopa que tenham sido passados em salmoura (1 colher de sal para cada um copo de água) para desinfetar. O pássaro vai ficar puxando os fios e não vai arrancar as penas.

Reprodução do Pássaro Preto

Os ninhos dos pássaros pretos são construídos em árvores ocas, na parte interna do penacho de coqueiros, em copas densas de pinheiros, troncos de palmeiras, cupinzeiros e buracos em barrancos e até mesmo em ninhos de outras aves como joão-de-barro e pica-pau.

A maturidade sexual dessas aves é atingida aos 18 meses e as ninhadas ocorrem entre duas e três vezes a cada temporada sendo que são postos de 3 a 4 ovos. Após 14 dias os filhotes nascem e ficam no ninho por mais 18 dias até que começam a voar. Machos e fêmeas cuidam dos filhotes.

Formando Casais em Cativeiro

Em cativeiro não é tão fácil formar casais de pássaro preto, o ideal é ter viveiros arborizados com medidas de pelo menos 1 metro de largura por 2 metros de altura e 3 metros de profundidade.

Casal de Pássaro Preto

Casal de Pássaro Preto

Escolha um local tranquilo para posicionar os animais para que eles tenham sossego. Podem ser usados ninhos de madeira com cerca de 15 centímetros de comprimento por 15 centímetros de largura e 15 centímetros de profundidade.

Canto do Pássaro Preto

Uma das primeiras aves diurnas a cantar de manhã, apresenta um canto bastante melodioso. Inclusive algumas vezes apresenta seu belo canto antes do dia raiar. O canto dessa ave é alto e composto por uma sequência de assovios agudos intercalados com notas um pouco mais baixas. Essas aves costumam responder ao canto de outras aves sejam da mesma espécie ou não criando um verdadeiro coral. Podem passar longas horas cantando enquanto tomam sol.

Gostou de saber mais sobre o pássaro preto?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *