Onde Vivem as Aves e Qual seu Habitat

1)  Visão Geral das Aves e Seus Aspectos em Comum

A biologia classifica os mais diferentes seres vivos, em uma série de sub classificações que são : Reino, filo, classe, família, gênero e espécie. Dentro do reino Animalia, e do filo Chordata, se encontra uma classe, que abrange uma grande quantidade de animais, as chamadas aves. As aves podem ser caracterizadas como sendo animais vertebrados endotérmicos, possuidores de penas, bicos e ausência de dentes. São ovíparos, ou seja seus embriões são desenvolvidos dentro de estruturas rígida e fechadas denominadas ovos. Não existe uma região do planeta onde haja vida, e não se encontre as aves.

De todos os tamanhos, de todas as cores, alturas e comprimentos, as aves variam seu metabolismo e maneira de se comportar, a medida que o seu habitat se altera. Existem aves que possuem apenas 5 cm, a exemplo do colibri; e existem aves maiores que os seres humanos, chegando a quase 3 metros de altura, como o avestruz. Além de penas, as aves apresentam asas, proporcionando a característica de voo, mesmo que raso a quase todas as espécies dessa classe. Algumas exceções quanto a presença de asas são encontradas nas famosas moas (aves já extintas, encontradas há muitos anos atrás na Nova Zelândia, que possuíam quase 4 metros de comprimento) e as aves elefantes ( a maior ave que já existiu, também já extinta, e que se encontrava em Madagascar).

A característica principal das aves não extintas, e que se estendem a todas as espécies, são as asas. Elas proporcionam a capacidade de voar, fazendo com que as aves consigam alimento, e dando a possibilidade de fugir de seus predadores mais perigosos. Em algumas espécies, as asas não conseguiram proporcionar a capacidade de voo, devido a um aspecto evolutivo denominado “especiação”. A especiação consiste de um fenômeno conhecido como anagênese, em que uma espécie vai gradativamente se transformando em outra. Isso aconteceu, por exemplo com os pinguins, belíssimas aves que são encontradas em lugares de clima frio, com temperaturas baixas, e que não conseguem voar. Além dos pinguins podemos citar também os avestruzes.

2) Onde Vivem as Aves

Como já dito, as aves são encontradas em todos os lugares do planeta onde existem vida. Em cada tipo de clima, existem uma variedade gigante de aves encontradas nesses lugares.

  • Polos

Em lugares de temperaturas extremamente baixas, podemos encontrar belíssimas aves. No polo norte são encontradas cerca de 500 espécies diferentes, que possuem grande capacidade de se ajustar a baixas temperaturas. Em lugares extremamente inóspitos como o Alasca, existem aves que fazem de lá o lugar perfeito, para poder estabelecer suas moradias, e adaptá-los como seu habitat natural. Um grande exemplo é a águia americana ( Haliaeetus leucocephalus). Essa é uma ave que se alimenta de outras espécies, com um bico extremamente perigoso, que confere a ela um status de super predadora da região. Sua envergadura consegue chegar a quase 2 metros.

Outra espécie encontrada no polo norte é a gaivota de Bergin (Larus glaucescens), que poderia viver em outros lugares, devido a sua alta capacidade adaptação, às mais diferentes temperaturas. Se alimenta de outras espécies de animais marinhos, e vez ou outra, pode ser vista bicando os restos despejados pelos humanos.

Descendo no mapa, podemos também analisar as aves existentes no Polo Sul. As temperaturas por aqui costumam ser menores que no Polo Norte, até por isso é um lugar completamente inadequado para a espécie humana estabelecer moradia. Neste ponto cercado pelo Oceano Atlântico, as temperaturas conseguem ultrapassar negativamente os -20ºC. A espécie mais popular aqui sem dúvida alguma, é o pinguim. Essas aves, que não conseguem voar, apresentam uma qualidade que compensa a inabilidade do voo: os pinguins são exímios nadadores. Seu habitat é o gelo, e nele, conseguem encontrar tudo que precisam para sobreviver. Nos buracos existentes nas calotas, eles avistam os peixes, que são a base da sua dieta alimentar. Uma curiosidade sobre os pinguins, é que eles são animais extremamente monogâmicos. Eles conhecem um parceiro do sexo oposto quando estão entrando na vida adulta, e com esse permanecem até o fim de suas vidas. Uma aparente motivação para a fidelidade, é que os pinguins sempre voltam para os seus ninhos, e dessa forma, estão sempre com a mesma parceira.

  • Florestas Tropicais

    Floresta Tropical

    Floresta Tropical

As florestas tropicais são verdadeiras maravilhas, quando o assunto é variedade de aves. Podemos encontrar desde papagaios e tucanos, até as famosas aves de rapina como os falcões. A águia é uma das aves de rapina presentes em florestas tropicais. Conhecidas pela sua monogamia, assim como os pinguins, as águias apenas vão atrás de outro companheiro. em casos extremos de perda do parceiro anterior. Os seus ninhos são encontrados nos topos de árvores muito altas. Isso lhes confere uma visão ampla, além de facilitar a obtenção de alimentos, e consequentemente o afastamento de predadores em potencial.

Nas florestas tropicais podemos encontrar também o tucano. Visto principalmente na América do Sul, e na América Central, os tucanos são aves amplamente admiradas pela sua beleza inconfundível. Sua alimentação consiste basicamente de frutas, o que leva os tucanos a terem nas florestas tropicais, o seu habitat perfeito. Devido às características dos seus pés, que são do formato zigodáctilos ( dois dedos para frente e dois dedos para trás), eles conseguem se apoiar nos mais diversos tipos de árvore, o que lhes compensa o fato do seu bico não ser uma estrutura muito forte e rígida. Os ninhos do tucanos são construídos em ocos de árvore, e a fêmea e o macho trabalham no ninho, que costuma ficar em cima de árvores altas, próximas de árvores frutíferas.

Outra ave muito popular no Brasil, e símbolo do nosso país, é o papagaio. Este animal também esta presente nas florestas tropicais ao redor da América do Sul, sendo mais popular na floresta  Amazônica. É encontrado no Brasil, Paraguai, Bolívia e Argentina. Devido a sua grande capacidade de adaptação aos mais diferentes habitats, essa ave tem se tornado nas últimas décadas, cada vez mais presentes nos centros urbanos brasileiros, principalmente no nordeste e sudeste brasileiro. Os seus ninhos são encontrados nas cavidades das árvores. Em cada ninho se encontram cerca de 5 ovos do casal.

Algo muito curioso no papagaio é que ele consegue imitar a voz humana. Devido a características próprias de seu aparelho fonador, que apresenta características parecidas com a fala que o ser humano produz. Essa capacidade elevou o papagaio a uma ave muito popular, se tornando personagem de desenho animado da Disney, representando o Brasil.

  • Aves Características da Europa

A Europa em sua maioria, apresenta clima temperado, o que facilita para as aves que possuem maior capacidade de adaptação a este tipo de clima, a sua permanência por lá. Nos países do Mediterrâneo, por exemplo, são encontrados patos, pombos, e majoritariamente as aves de rapina. Essas aves carnívoras se alimentam de animais de médio porte como coelhos e veados.

Em países como Alemanha e República Tcheca, podemos encontrar a cegonha branca. A cegonha branca (Ciconia ciconia), é uma ave classificada como de grande porte.

Não é difícil de ver por países como Inglaterra e Bielorrússia,  ninhos de cegonhas brancas no alto de estruturas criadas pelos homens, como faróis e ou tetos de galpões. Essas aves costumam evitar áreas muito fechadas por verde, e preferem lugares vastos, fazendo desse tipo de comportamento, uma forma de não ser encurralada pelos seus predadores.

  • Aves em Extinção No Resto do Mundo

Uma vasta gama de belíssimas aves podem ser encontradas na Ásia, África e Oceania. Um destaque para as aves que estão em processo de extinção, e merecem atenção fica para o pinguim africano (muito próxima da extinção),e para o kakapo ( uma espécie de papagaio noturno, da Nova Zelândia praticamente extinto).

O primeiro vive ao longo da costa da África do Sul, e o segundo nas florestas Neozelandesas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *