As aves povoam os céus e deixam tudo mais colorido e sonoro, tamanha é a alegria que transmitem em nosso dia a dia, principalmente aqueles que vivem no interior, pois podem desfrutar da natureza da janela de suas casas e aos que não podem participar desses encantos, sempre há a possibilidade de fazer um passeio aos parques públicos e estar em contato com as maravilhas da natureza.
Muitas são as espécies de aves que temos no Brasil, algumas muito conhecidas, como o pardal, canário, chupim, além delas, temos outras que inclusive já foram temas de música e se tornaram nome de cantor de dupla sertaneja, é o caso do Inhambu-chororó, lembrado na canção de Tonico e Tinoco e que motivou a escolha do nome do cantor Xororó, que faz dupla com Chitãozinho.
O Inhambu-chororó é uma ave muito diferente, que pode até ser confundida por uma galinha, e é da família Tinamidae, que significa que a ave tem dificuldade de voar, porque possui uma asa não muito própria para o voo.
Ela é uma ave muito arredia, e seu nome na língua tupi dá a entender que o Inhambu-chororó só sai do chão, ou seja, só voa como último recurso, das aves da família do Inhambu-chororó, ele é o que apresenta tamanho menor, medindo aproximadamente 19 centímetros.
O habitat preferido dessa ave são os campos abertos, as capoeiras, plantações diversas como algodão, milho, café.
Além de Inhambu-chororó, também é conhecido como espanta-boiada, lambú, bico-de-lacre e inhambu-mirim. Por ser uma ave muito assustada, quase sempre é ouvida, porém, nunca vista, em razão disso, é muito difícil de ser fotografada.
Apesar de ser arredio é uma das aves tinamiformes mais encontradas no país, só perdendo para a Codorna-amarela.
Suas características físicas são bem semelhantes aos demais inhambus com o corpo de cor amarronzada. As fêmeas são maiores e possuem uma particularidade, seu bico é de um vermelho muito vivo, enquanto que os machos são menores e seus bicos possuem a ponta negra.
A alimentação do Inhambu-chororó é baseada em sementes, vermes e insetos, além de pequenos moluscos que ficam entre as folhas podres. Com o objetivo de buscar alimento eles usam o bico, mas não ciscam o chão como fazem as galinhas.
Diferentemente de outras aves, os Inhambu-chororó machos são os responsáveis pelo cuidado e tratamento dos filhotes e a preparação dos ovos, que têm cor marrom clara e em cada ninhada são postos em média cinco ovos e o período de gestação é de até 21 dias.
O horário de maior manifestação dessa ave ocorre quando amanhece o dia e ao entardecer.
A maior incidência dessa ave está localizada no Pará, Amazonas, sul, sudeste e nordeste do país, mas também pode ser encontrada em outros países da América do Sul, como Paraguai, Peru, Argentina e Bolívia.