A Marreca Cri-Cri

As aves estão sempre presentes por onde passamos, podem ser pequenas, grandes, com asas longas para poderem voar ou curtas, aquelas que se dão bem só no chão. Dentre as aves, temos os marrecos que pertencem ao Reino Animalia, ao Filo Chordata, a Classe das Aves, a Ordem dos Anseriformes, à Família da Anatidae e ao Gênero Anas. Na verdade, os marrecos ou marrecas, são patos menores que têm como característica o hábito de migrar e estão presentes na Europa, África, Portugal e América do Sul.

Marreca

Muitas vezes essas aves são confundidas com outras da espécie, por terem aparência semelhante, como os cisnes, gansos e patos, porém, em comum só possuem a capacidade de flutuação, mesmo os gansos prefiram ficar sobre a terra. Dentre essas aves, a que tem maioria de representante são os patos, que possuem 90 tipos. Alguns biólogos dizem que os marrecos são semelhantes aos patos que o consideram como espécies dos mesmos, mas as diferenças entre os dois são muitas a começar do formato do bico.

Os cisnes apresentam anatomia totalmente diversa dos patos e marrecos, são mais imponentes, possuem o pescoço longo e plumagem quase sempre branca, já os gansos não têm a docilidade das outras aves, podem até ser usados como guardiões de propriedades, pois partem para cima de qualquer um que invada o local.

Habitos

As espécies europeias são diferentes das do Brasil, aqui temos as marrecas cri-cri conhecidas como quiri-quiri ou pato-argentino. Elas são aves muito bonitas e mais parecem objeto de decoração, têm as penas amarronzadas e mescladas de branco, meio carijó. Sua cabeça apresenta uma parte negra, como um capuz e o pescoço é amarelado, seu bico possui três cores: azul claro, preto e amarelo. Elas não são muito pequenas, chegando a medir em média 40 centímetros e pesam até 400 gramas.

Seus hábitos alimentares são compostos de pequenos insetos, plantas d’água, pequenos moluscos de água doce e larvas, além de pequenas pedras que facilitam a digestão e moagem dos alimentos, já que as aves possuem moela e não estômago. Os lugares em que eles mais habitam são os entornos de lagos e lagoas, pântanos, e banhados, de pouca profundidade, pois passam grande parte do tempo na água.

Curiosidade

Sua maior incidência está relacionada nos países da América do Sul, como Paraguai, Uruguai e Argentina, além do Sul do Brasil, e nos meses quentes, de verão eles acabam ficando nos mesmo lugares, porém, nos meses de inverno essas aves migram para as regiões mais quentes, como o Rio de Janeiro.

Geralmente a Marreca cri-cri é vista em pares ou grupos pequenos, se misturando a outras espécies. Seu ninho é feito em lugares secos, com palhas, mais próximo à água, e o número de ovos a serem postos variam em torno de 10, e os filhotes nascem por volta de 25 dias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *